Buscar

ciencias sociais

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0100_2013/02_AVS_201301889768 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201301889768 - ANTONIO CLOVES DA SILVA RODRIGUES
	Professor:
	FRANCISCO GILSON RODRIGUES OLIVEIRA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 4,4        Nota de Partic.: 2        Data: 30/11/2013 17:18:36
	
	 1a Questão (Ref.: 201301993207)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Considere as afirmativas a seguir:
I- O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a maneira de pensar, de sentir e de agir;
II- Tudo o que for expressivo (simbólico) no corpo cumpre funções exclusivamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica;
III- O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade instrumental (fisiológica), significando dizer que o universo simbólico/ cultural não exerce qualquer poder sobre o mesmo;
IV- É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial.
Marque uma letra a seguir  que indica quais são as afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas:
		
	
	I e II.
	 
	I e IV.
	
	I, II e IV.
	
	II e III.
	
	II e IV.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301992595)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Na linguagem marxista, o termo materialismo refere-se à:
		
	
	Teoria filosófica preocupada em destacar a importância dos seres subjetivos (base imaterial da sociedade) como elementos integrados na realidade do mundo.
	 
	Teoria filosófica preocupada em destacar a importância dos seres objetivos (base material da sociedade) como elementos constitutivos da realidade do mundo.
	
	Teoria jurídica preocupada em destacar a insignificância dos seres objetivos (base material da sociedade) como elementos constitutivos da realidade do mundo.
	
	Teoria teológica preocupada em destacar a importância dos seres objetivos (base material da sociedade) como elementos constitutivos da realidade do mundo.
	
	Teoria jurídica preocupada em destacar a importância dos seres subjetivos (base imaterial da sociedade) como elementos integrados na realidade do mundo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301992591)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Para a sociologia compreensiva de Max Weber, a ação afetiva apresenta-se como:
I ¿ um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos racionais. A ação é inspirada em emoções imediatas, com motivação racional.
II ¿ um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos espirituais. A ação é inspirada em emoções imediatas, com motivação religiosa.
III¿ um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos passionais. A ação é inspirada em emoções imediatas, sem motivação racional.
IV ¿ um tipo de ação em que há o predomínio dos elementos intelectuais. A ação é inspirada em emoções imediatas, sem motivação racional.
Analise as afirmativas acima e marque a opção correta:
		
	 
	Somente o item III está correto.
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	 
	Somente o item I está correto.
	
	Somente o item II está correto.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301991420)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	"A propaganda, seja ela comercial ou ideológica, está sempre ligada aos objetivos econômicos e aos interesses da classe dominante. Essa ligação, no entanto, é ocultada por uma inversão: a propaganda sempre mostra quem sai ganhando com o consumo de tal ou qual produto ou ideia não é o dono da empresa, nem os representantes dos sistema, mas, sim, o consumidor." (Aranha e Martins, 1999, p. 50). O texto refere-se ao conceito de ideologia que, de acordo com Karl Marx, é:
		
	
	O conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo, no qual cada um possui uma ideologia própria.
	
	O conjunto de ideias que reproduzem valores etnocêntricos da classe dominante que é possuidora de uma educação formal erudita, política e econômica, que fornecem subsídios para o desenvolvimento político e econômico da nação.
	
	O conjunto de ideias da classe dominante presente em todas as épocas. Quando uma nova classe passa a dominar, ela apresenta o seu interesse de forma explícita desconsiderando o interesse de todos os membros da sociedade.
	 
	O conjunto de ideias da classe dominante que faz uso de ferramentas simbólicas voltadas à criação e/ou manutenção das relações de dominação.
	
	O conjunto de ideias que determina o modo de pensar, sentir e agir de uma sociedade que tem como propósito a homogeneidade das ações sociais, que permitiria uma melhor coesão social.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302158443)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	As Ciências Sociais se dividem em três ciências específicas: A Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Cada ciência social específica aborda distintos aspectos da realidade social. Essa realidade social é repartida conforme as diferenças existentes entre os diversos aspectos que a compõem. Esses aspectos constituem aos objetos das três ciências. Assinale a alternativa que expressa corretamente qual aspecto da realidade cada ciência social toma por objeto.
		
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter como fato social é objeto da Ciência Política; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia.
	 
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia.
	
	O uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia; o uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia.
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Antropologia.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302082058)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	ENADE 2006
Segundo as concepções teóricas de Karl Marx, é correto afirmar que
		
	
	o direito não pode ser visto como uma superestrutura que justifica e mantém a dominação econômica, pois pertence à estrutura social básica.
	 
	as relações de dominaçãosão anteriores ao capitalismo, maso capitalismo fundou a ideia de dominaçã contratual.
	
	a alienação é produzida como conseqüência das crenças religiosas e, por isso, a modernidade, ao romper com a concepção teocêntrica de mundo, funda uma nova ordem.
	
	as relações de trabalho determina as relações econômicas, mas não contrário.
	
	as relações econômicas são independentes das relações jurídicas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301997270)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	
 O quadro pretende mostrar os habitantes do continente americano e seus costumes, contudo os ameríndios aparecem com feições apolíneas e cabelos anelados. Nesta representação, como em muitas outras, os personagens mais se assemelham aos europeus do que propriamente aos povos da América. O quadro, assim, acaba nos dizendo mais sobre o olhar do próprio europeu do que sobre aqueles que procurava retratar. A identidade dos grupos humanos é uma característica fundamental para a criação de um "nós coletivo" que, ao mesmo tempo, identifica e diferencia os grupos entre si. Sobre a identidade, considere as afirmativas a seguir.
I. A identidade possui natureza estática, daí perpassar as gerações e os subgrupos que se originam a partir de um troncocomum.
II. Como em um jogo de espelhos, a identidade é construída a partir das representações que os grupos fazem dos outros, o que permite que enxerguem a si mesmos.
III. A herança genética dos diferentes grupos humanos impede transformações de identidade, posto que delimita a abrangência das respectivas culturas.
IV. A identidade supõe um processo de resignificação das diferenças entre os grupos sociais em função de um determinado contexto.
Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	 
I e II
	 
	II e IV
	
	 
II, III e IV
	 
	 
I e III
	
	 
I, III e IV
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301992052)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Grande parte do debate em torno do meio ambiente e do desenvolvimento econômico depende da questão do padrão de consumo. O consumo refere-se às mercadorias, aos serviços, à energia e aos recursos que são esgotados pelas pessoas, pelas instituições e sociedade. Esse é um fenômeno que apresenta tanto dimensões positivas quanto negativas. (Giddens, Anthony. Sociologia, Artmed, 2005).
Com base no texto, marque a única alternativa corrtea:
		
	
	Os padrões de consumo na sociedade capitalista produz impacto no sistema de valores de uma sociedade por conferir demasiada importância ao que uma pessoa possui, mas na mesma proporção valoriza o que uma pessoa pode fazer.
	 
	As desigualdades nos padrões de consumo produz impactos ao meio ambiente, mas não exclui socialmente aqueles que não possuem condições materiais de acesso aos bens, produtos e serviços.
	
	As desigualdades nos padrões de consumo não produzem impacto ao meio ambiente, entretanto, aumenta a violência e a criminalidade entre os que possuem acesso limitado aos bens, produtos e serviços na sociedade capitalista.
	 
	Os padrões de consumo na sociedade capitalista privilegiam o consumo de supérfluos, muitas vezes em detrimento do consumo de bens essenciais como alimentação, educação, saúde, os cuidados prestados às crianças e um plano de poupança que assegure o futuro.
	
	Os padrões de consumo da sociedade capitalista podem causar danos ao meio ambiente e aumentar as desigualdades sociais que na sociedade contemporânea não são significativas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301997309)
	Pontos: 0,4  / 0,8
	A Sociologia, para Max Weber, é a ciência "que pretende entender, interpretando-a, a ação social para, dessa maneira, explicá-la casualmente em seu desenvolvimento e efeitos" (Weber, Max. Economia e Sociedade). Para compreender uma ação através do método científico, o sociólogo constrói tipos puros ou ideais de ação.
Nesta perspectiva, analise o texto abaixo, identificando os tipos de ação e motivação presentes:
- Plano Nacional de Direito Humanos prevê adoção por casais homossexuais (UOL Notícias, 15/05/2009) - O governo federal lançou nesta quinta-feira (14), em Brasília, o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O plano é composto por 51 diretrizes, que devem ser transformadas em políticas de Estado. Entre elas estão a legalização do direito de adoção dos casais que vivem em parceria homoafetiva e o reconhecimento dos direitos civis de casais homossexuais. "Eu e o meu companheiro temos 37 direitos que não são respeitados. Queremos direitos iguais", disse Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Para o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), essas mudanças levam tempo, mas o plano ajudaria a antecipar as decisões. "Antes, se falaria em torno de ideias, propostas. Agora é um plano governamental, e cada ministério tem que se adaptar", disse. "Há um crescente reconhecimento na sociedade, há muitos anos existem casais gays. Existe a convivência. Esse é um passo que o Brasil deu na sua construção democrática." Ele acredita que não é preciso esperar a aprovação de leis para que medidas que garantam direitos sejam colocadas em prática. O exemplo pode vir de empresas públicas e privadas. "Não precisa apostar tudo na aprovação da lei. Antes de aprovar, se a Caixa Econômica (Federal) começa a fazer, se a Petrobras começa a fazer, o Banco do Brasil começa a fazer, as montadoras começam a fazer para os seus funcionários, a mudança na sociedade já vai antecipando a lei e a lei depois só complementa o processo"
		
	
Resposta: ação de querer os mesmos direitos dos heteros sexuais, e motivação brasileira para conseguir um direito que é igual para todos sem distinção de raça, cor ou sexualidade. ação afetiva motivação ciência-política.
	
Gabarito: Proposta sugestiva de resposta:: O (a) aluno (a) deverá perceber a motivação da ação empreendida por esses indivíduos e o compartilhamento dessa ação, que permite o estabelecimento de relações sociais. No caso em questão, ação racional com relação a fins (por parte dos integrantes do movimento gay) e ação racional com relação a valores (tanto por parte dos gays como do ministro).
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301996719)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Legalização de casamento gay leva ator de 'Jornada nas estrelas' ao altar - George Takei, o capitão Sulu, se unirá a companheiro com quem está há 21 anos. Suprema Corte da Califórnia derrubou um veto estadual ao casamento gay. O ator George Takei, mais conhecido por interpretar o capitão Hikaru Sulu em "Jornada nas Estrelas", diz que planeja se casar com seu parceiro de muitos anos agora que a Suprema Corte da Califórnia derrubou um veto estadual ao casamento gay. Takei, 71 anos, disse à Reuters na segunda-feira que ele e Brad Altman, gerente de negócios de 54 anos, vão atravessar o "delicioso processo" de planejar suas núpcias. "Não há tradições em termos de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Nós estamos desenhando e dando forma a nosso próprio casamento à nossa maneira. Então ele será singular e único", acrescentou Takei, que divulgou seus planos em seu website no final de semana. "Como norte-americano, eu me sinto muito alegre em saber que nós estamos chegando cada vez mais perto de ser realmente mais fiéis à Constituição", disse Takei. Ele disse estar com Altman há 21 anos, desde que se encontraram em um clube de corredores gays em Los Angeles, onde o parceiro treinou o ator para sua primeira maratona. O ator apareceu publicamente para defender o casamento gay em 2005, quando o governador Arnold Schwarzenegger vetou uma lei aprovando a união entre pessoas do mesmo sexo aprovada pelo Legislativo Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL487415-7084,00.html Ao ler a reportagem sobre o casamento Gay do astro americano, é correto afirmar, do ponto de vista antropológico, que ele formará uma família com o seu companheiro? Justifique.
		
	
Resposta: não formaram uma família, por que fazer uma família só pode ser feito com heteros sexuais antropologicamente falando.
	
Gabarito: Proposta sugestiva da questão: o aluno deverá dar uma resposta afirmativa e justificar de modo que reflita sobre os novos padrões de família e conjugalidade. Levar em conta a evolução do direito e da sociedade
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201302097878)
	DESCARTADA
	Um professor de Antropologia, com o intuito de discutir diferentes abordagens teórico-metodológicas de pesquisa com seus alunos, dividiu a classe em três grupos: o grupo 1 ficou encarregado de acompanhar uma mobilização social, com foco em indivíduos específicos e em suas ações e relações sociais; o grupo 2 gravou a propaganda eleitoral gratuita e analisou os enunciados dos dois principais candidatos, considerando as oposições binárias presentes nos discursos; o grupo 3 analisou os enunciados da mesma propaganda eleitoral, mas levando em conta os textos em seu contexto de produção e identificando os dois candidatos. No que concerne às perspectivas teórico-metodológicas adotadas, conclui-se que
		
	
	o grupo 1 adotou uma perspectiva funcionalista, e os demais,uma perspectiva estruturalista.
	
	os grupos 1 e 3 empregaram uma abordagem interativista-simbólica, enquanto o grupo 2 adotou uma abordagem interpretativista.
	 
	os grupos 1 e 2 adotaram o individualismo metodológico, enquanto o grupo 3 empregou o coletivismo metodológico.
	 
	o grupo 1 adotou uma abordagem microssociológica, o grupo 2 empregou uma abordagem estruturalista e o grupo 3, uma abordagem interpretativista.
	
	os três grupos, apesar das diferenças metodológicas, deram ênfase à análise das representações coletivas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes