Buscar

Sistema presidencialista e parlamentarista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE JOAQUIM NABUCO – UNIDADE RECIFE
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO - TURMA 1NA-NOITE
 CIÊNCIA POLITÍCA E TGE
JOÃO LUCAS FERREIRA DE OLIVEIRA
RESUMO SOBRE O SISTEMA DE GOVERNO PARLAMENTARISTA E PRESIDENCIALISTA
RECIFE
2016
Sistema presidencialista e parlamentarista.
 Sistemas de governo é o método na qual se determina a representação popular e a divisão e Distribuição dos poderes. Existe em dois tipos de sistema, o presidencialismo e o Parlamentarismo, ambos têm semelhanças em suas funções, à diferença é quem ou como são distribuídas tais funções. O Brasil passou por ambos os sistemas, o que mais se manteve foi o Presidencialismo, até os dias atuais, passando pôr breves momentos de parlamentarismo que Falharam. A solução pode ser mudar o país ou apenas seu sistema de governo. 
Presidencialismo
 A matriz do presidencialismo são os Estados Unidos, cujo sistema de governo também se conhece como sistema de separação ou divisão de poderes. São eleitos independentemente o presidente, por um lado, e os deputados e senadores, por outro lado Executivo e Legislativo desempenham suas funções com relativa autonomia recíproca.
 O presidencialismo é o sistema de governo em que:
 Há um presidente que ao mesmo tempo é chefe de governo e chefe de Estado; O chefe de Estado representa a nação no plano simbólico e o chefe de governo exerce as funções principais de governo; O presidente é escolhido em eleição popular; Seu mandato, bem como o dos parlamentares, é prefixado, não podendo o presidente, exceto na hipótese do impeachment, ser demitido pelo voto parlamentar, nem o Legislativo ser dissolvido pelo presidente; A equipe de governo (o ministério) é designado pelo presidente e é responsável perante ele, não perante o Legislativo. 
Diferenciam-se os sistemas presidenciais uns dos outros, por exemplo, em relação aos poderes à disposição do presidente da República. Poder de produção legal - Proativo: baixar decretos com força de lei e Reativo: veto (parcial ou total) 
O presidencialismo passou a ser utilizado no Brasil a partir da expedição da Constituição de 1891 - em seguida, na Constituição de 1988 foi regularizado e em 1993 foi ratificado por plebiscito. Nesse mesmo ano -1993- foi decido qual seria o sistema e a forma governo que o país seguiria. A partir de Soares (2004), a pós sua implantação só houve um breve mandato de 2 anos, de João Goulart, na qual o parlamentarismo foi seguido. Ao final de seu mandato em 1963 o presidencialismo se reinstalou e se vê presente, sem interrupções, até os dias atuais.
 Parlamentarismo
 O parlamentarismo divergindo-se do presidencial não teve nenhuma inspiração 
Teórica, criou-se consuetudinariamente com o passar dos anos, a partir da monarquia 
Constitucional. 
 Esse modelo se originou na Inglaterra, precisamente no Reino Unido, a mais de 700 
Anos, após revoluções ocorridas durante o século XVII o país apresentou um sistema representativo já consolidado e se preparou para a inserção do parlamentarismo. As principais características do parlamentarismo são a correlação entre os poderes: Executivo e Legislativo, que é a interferência do parlamento na chefia de governo, sendo o parlamento quem elege o primeiro-ministro, dando seu voto de confiança – isso quando o primeiro-ministro tem a maioria no parlamento – ou dando seu voto de desconfiança – no caso de dúvidas sobre a boa governabilidade – que lê é o caso em que o mesmo renuncia a seu cargo antes que sofra impeachment.
Assim se caracteriza o parlamentarismo:
 O governo tem legitimação indireta. Surge, não da votação popular, mas da assembleia, em geral de sua maioria, formada por um partido singular ou por uma coligação de partidos; O governo sobrevive enquanto conta com a confiança da maioria da assembleia, perante a qual é responsável, faltando a confiança o governo cai; A assembleia pode ser dissolvida antes do término da legislatura, convocando-se novas eleições; Além da chefia de governo, existe a chefia de Estado – pelo presidente ou pelo monarca – que exerce funções simbólicas ou cerimoniais O gabinete pode apresentar, pelo menos, três distintas configurações, de acordo com a posição nele ocupada pelo primeiro-ministro: Primeiro sobre desiguais, Primeiro entre desiguais, Primeiro entre iguais.
 Foram esclarecidos os sistemas de governo, seu modo de funcionamento e como eles são aplicados no país. Igualmente tratou-se e das origens dos sistemas, seus conceitos de aplicação primigênios, os países que os seguem, que os modificam e adequam para seu país

Continue navegando