Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Permeabilidade do Solo
A permeabilidade na geologia é a capacidade que um corpo tem de absorver um determinado liquido, seja ele qual for. No exemplo acima temos o exemplo de três tipos de solos (Solo Argiloso, solo arenoso e solo de brita). Mas antes precisamos saber que para um corpo ter permeabilidade ele precisa ter porosidade (Porosidade são conexões existentes entre os espaços no interior de um corpo). 
Os três tipos de solo que temos acima são: Solo Argiloso, solo arenoso e solo de brita.
A experiência acima tem o objetivo de demonstrar a permeabilidade que cada tipo de solo possui. Em sua opinião, qual desses solos é mais permeável, ou seja, qual deles a água vai passar mais rapidamente? 
Fazendo o teste...
Conclusão: Bom, como podemos ver, o solo argiloso é o solo que possui menos permeabilidade, seguido pelo solo arenoso e por ultimo o solo de brita. O experimento demonstra como a água é filtrada na natureza, isso, implica em várias coisas, como por exemplo, a qualidade dos nossos reservatórios subterrâneos. 
Curiosidade: o filtro de barro que temos em casa respeita esse principio.
Aplicação no dia a dia: O problema que encontramos nos grandes centros urbanos como alagamentos é devido a esse princípio, pois o homem além de desmatar também aplica o asfalto desconfigurando totalmente à natureza e consequentemente tirando permeabilidade que ali existia.
 
Funções da Vegetação
A vegetação é muito importante, pois ela exerce algumas funções primordiais para o equilíbrio da natureza.
Vejamos as principais:
Reciclagem do ar
Proteção do solo
Ajuda na permeabilidade do solo
Ajuda na fixação do solo (segura os sedimentos)
Serve de abrigo para micro-organismo.