Buscar

Aula 4 - Ética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Teorias Sobre os Princípios Éticos
Os princípios éticos são extraídos da experiência e do conhecimento da humanidade. Serão estudadas cinco teorias a respeito da formação dos conceitos éticos.
1. TEORIA FUNDAMENTALISTA: os conceitos éticos são obtidos de uma fonte externa ao ser humano (ex: extraídos da bíblia, extraídos de um código de ética).
CRÍTICA: não permite ao ser humano refletir o certo e o errado por si mesmo.
*
2. TEORIA DO UTILITARISMO: o conceito da ética é elaborado com base no critério do MAIOR BEM para a sociedade. Ou seja, na dúvida entre dois comportamentos, adotar aquele que gera um bem de tamanho maior, não o que beneficiará um maior número de pessoas.
CRÍTICA:
- Dificuldade de mensurar o tamanho do bem.
- Redução da reflexão ética a uma regra matemática. 
*
3. TEORIA KANTIANA: o conceito é extraído do fato de que cada um deve se comportar de acordo com princípios universais. Ou seja, qualquer conduta aceita como padrão ético deve valer para todos que se encontrem na mesma situação, sem exceções. 
CRÍTICA: dificuldade para alcançar um consenso sobre quais sejam os princípios universais.
*
4. TEORIA CONTRATUALISTA: o conceito ético é extraído das regras morais. 
CRÍTICA: práticas morais que não geram bem comum, mas que foram validadas por determinado grupo social, seriam legitimadas como comportamento ético. 
*
5. TEORIA DO RELATIVISMO: o conceito ético é extraído da reflexão individual de cada um. Ou seja, cada pessoa deve decidir sobre o que é ou não ético, com base nas suas próprias convicções sobre o bem e o mal.
CRÍTICA: reflexões pessoais do que é o bem podem não ser coerentes com a idéia de bem comum.
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando