Buscar

Karl marx

Prévia do material em texto

Karl marx
Compilação de Conceitos e Teorias de Karl Marx
Partindo do princípio geral de que para Karl Marx a sociedade está em evolução, e que esta evolução é para algo melhor que o estágio anterior, Marx formulou diversas teorias, abstrações e conceitos para que confirmassem suas idéias. Algumas delas, apesar de serem bastante claras devem ser tomadas com o devido cuidado de serem contextualizadas em seu próprio tempo, para que não tenhamos a impressão de que Marx era um filósofo “míope”, que não enxerga a sociedade como ela é, mas como deveria ser, lição que tão bem aprendemos com Maquiavel séculos atrás. Então, lendo Karl Marxcom a devida colocação do seu tempo histórico podemos nos aproximar de suas verdadeiras idéias sem os ideologismos carregados do séculos XX em especial. Os seus principais conceitos são:
Alienação: “a alienação se manifesta a partir do momento que o objeto fabricado se torna alheio ao sujeito criador, ou seja, ao criar algo fora de si, o funcionário se nega no objeto criado”. “As indústrias utilizam de força de trabalho, sendo que os funcionários não necessitam ter o conhecimento do funcionamento da indústria inteira, a produção é totalmente coletivizada, necessitando de vários funcionários na obtenção de um produto, mas nenhum deles dominando todo o processo”. Karl Marx
Por isso, a alienação no trabalho é gerada na sociedade devido à mercadoria, que são os produtos confeccionados pelos trabalhadores explorados, e o lucro, que vem a ser a usurpação do trabalhador para que mais mercadorias sejam produzidas e vendidas acima do preço investido no trabalhador, assim rompendo o homem de si mesmo
"A atividade produtiva é, portanto, a fonte da consciência, e a ‘consciência alienada’ é o reflexo da atividade alienada ou da alienação da atividade, isto é, da auto-alienação do trabalho." Mészaros (1981, p.76).
Maiores explicações acerca deste conceito se fazem desnecessárias, se para Marx o Capitalismo é um estágio imperfeito da civilização e que a industrialização é parte importante dela, é certo pensar que seus produtos sejam também nocivos, na falta de termo mais neutro, à sociedade. E a alienação, como magistralmente nos mostrou Charles Chaplin em seu clássico “Tempos Modernos”, o proletário se torna parte da máquina e se aliena do produto que faz.
É muito importante também destacar que alienação se estende por todos os lados, mas não se trata de produto da consciência coletiva. A alienação somente constrói uma consciência fragmentada, que vem a ser algumas visões que as pessoas têm de um determinado assunto, algumas alienadas sem saber e outras que não esboçam nenhum posicionamento.
 A alienação de que fala Marx é conseqüência do afastamento entre os interesses do trabalhador e aquilo que ele produz. De modo mais amplo, trata-se também do abismo entre o que se aprende apenas para cumprir uma função no sistema de produção e uma formação que realmente ajude o ser humano a exercer suas potencialidades. Você já pensou se a educação, como é praticada a seu redor, procura dar condições ao aluno para que se desenvolva por inteiro ou se responde apenas a objetivos limitados pelas circunstâncias?
II – Lassale resumiu assim o seu pensamento e sua tese: “A Folha de Papel Esta é, em síntese, em essência, a Constituição de um país: a soma dos fatores reais do poder que regem uma nação. (…) Juntam-se esses fatores reais do poder, os escrevemos em uma folha de papel e eles adquirem expressão escrita. A partir desse momento, incorporados a um papel, não são simples fatores reais do poder, mas sim verdadeiro direito instituições jurídicas. Quem atentar contra eles, atenta contra a lei, e por conseguinte é punido.”

Continue navegando