Buscar

ética na saúde exercício de fixação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		No período medieval as ações morais religiosas são disseminadas socialmente, divulgando a atmosfera de uma unidade espiritual entre os homens e Deus, apesar do enriquecimento crescente da Igreja pela aquisição de feudos; já com a implantação do capitalismo, a imposição de condições sub-humanas pelo sistema fabril desencadeia o surgimento de condutas morais egoístas e individualistas. Nestas duas situações os atos morais contextualizam a posição da Igreja e do lucro como referências históricas que criam significados ou sentidos morais "específicos e particulares" com relação aos valores universais do Bem (certo/verdadeiro) e do Mal (errado/falso). Isso significa que:
		
	
	
	
	
	As características histórico sociais dos dois contextos são insignificantes para o fato da igreja enriquecer e do lucro pelo sistema capitalista.
	
	 
	Os dois contextos conseguem adequar ou singularizar, assim, características universais normativas em circunstâncias histórico-sociais.
	
	 
	Os dois contextos são totalmente diferentes e a igreja não é a responsável por isto.
	
	
	Nos dois contextos é levada em consideração a ética moral, mas o mal acaba sempre triunfando sobre o bem.
	
	
	As condutas morais egoístas e individualistas estão cindidas do lucro do capitalismo.
	
	
	
		2.
		Marx é um estudioso em ética e não gosta de privilegiar as condições de uma determinada situação sem considerar os sujeitos e suas manifestações de vontade pessoal no entendimento ou análise dos processos históricos. Ele acredita que deve¬se sempre levar em conta as condições históricas e temporais inerentes aos sujeitos. Ou seja, precisamos considerar que as possibilidades de atuação são sempre:
		
	
	
	
	
	Independentes das condições do momento da ação.
	
	
	Independentes das condições antecedentes a ação
	
	
	Dependentes das condições antecedentes a ação.
	
	 
	Dependentes das condições do momento da ação.
	
	
	Independentes das condições posteriores a ação.
	
	
	
		3.
		Diversos autores, nos mais variados campos do conhecimento, têm ressaltado a importância de estabelecer-se uma relação ética com os recursos sociais, humanos e naturais que reponha:
		
	
	
	
	
	uma hierarquia de valores de consumo e de lucro como parâmetros do desenvolvimento.
	
	
	uma hierarquia da fisiologia sobre a filosofia como parâmetros do desenvolvimento.
	
	
	uma hierarquia de valores econômicos e políticos como parâmetros do desenvolvimento.
	
	 
	uma hierarquia de valores morais e filosóficos como parâmetros do desenvolvimento.
	
	
	uma hierarquia da família sobre a escola como parâmetros do desenvolvimento.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Ética. Brasília, 2012. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado). Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes. I. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado. II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor. III. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual. É correto o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas III está correta.
	
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Apenas I está correta.
	
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	
	
		5.
		Joana vive no período medieval. Nesta época há uma profunda fragmentação econômica e política, devido ao surgimento de duas classes que marcam o regime feudal: dos senhores feudais, donos absolutos de terras ou feudos, e dos camponeses e servos, os quais eram vendidos e comprados com as terras às quais pertenciam e que não podiam abandonar. Joana é uma serva e foi vendida a um senhor que é casado. Ela serve à sua esposa. Ela freqüenta a igreja junto com sua senhora e seu senhor e sabe que a igreja é que comanda a política. A religião garante certa unidade social, pois a política depende da Igreja exercendo um forte poder espiritual e centralizando integralmente a vida intelectual. Sob essas circunstâncias, a moral concreta, efetiva, e a ética "como doutrina moral" estão impregnadas de um conteúdo religioso que encontramos em todas as manifestações da vida medieval. Isso significa que:
		
	
	
	
	
	A vida nos feudos não era atrelada à religião e à política.
	
	
	Joana, apesar de freqüentar a igreja, não acredita em Deus, mesmo que a ética imponha isso.
	
	
	Joana é obrigada a freqüentar a igreja por seus patrões, pois ela é serva deles.
	
	 
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma heteronomia ética (héteros, em grego, significando outro, diferente), ou teonomia, que encontra em Deus (théos, em grego) os princípios da vida moral.
	
	
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma autonomia ética (autos em grego, significando eu), ou "penso, logo existo", onde a crença está no homem e em seus pensamentos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Entre os pré-socráticos, por exemplo, Heráclito utiliza o vocábulo éthos para situar a condição do homem "como aquela que necessita de um lugar" ou "morada", também definido como:
		
	
	
	
	
	a colaboração para o entendimento
	
	 
	um -modo de estar- no mundo
	
	
	um jeito de fantasiar
	
	
	uma acreditaçaõ política
	
	
	a casa em que se vive
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A Ecologia Social, integrando os estudos do homem e de seus ecossistemas através da compreensão da direta correlação entre natureza e cultura, demonstra que as relações deste com a sociedade passam necessariamente pela sanidade de suas relações não só com os demais membros de sua espécie, como também pelo modo relacional que estabelece consigo próprio e com seu ambiente. O esfacelamento deste conjunto inviabiliza qualquer tentativa de:
		
	
	
	
	
	nivelamento
	
	
	fracasso
	
	
	fechamento
	
	 
	desenvolvimento
	
	
	atraso
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Mariah é uma mulher que vive na Arábia. Ela é casada com Farid e se apaixonou por ele quando tinha 15 anos. Foi a primeira esposa de Farid. Cinco anos se passaram e agora Mariah está sofrendo muito porque Farid se casou mais três vezes, tendo agora quatro esposas. Ela sente ciúmes do marido e reclama que ele não lhe dá atenção como antes. Mas Farid não concorda com isso, pois divide seu tempo entre as quatro. Mariah pensa em se separar de Farid alegando bigamia. Mas isto não é possível no seu país, porque lá as leis são diferentes. Isto significa que:O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, não deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade em que vive.
	
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade americana.
	
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade ocidental.
	
	 
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade em que vive.
	
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora em todas as sociedades simultaneamente.

Outros materiais