Buscar

Química Geral Reações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Procedimento Experimental, Resultados e Conclusões
1. Com o auxílio de uma pinça metálica introduziu-se a ponta de uma tira de magnésio na chama oxidante do bico de Bunsen. Observou-se a combustão da tira de magnésio que produziu um flash e Oxido de magnésio (MgO), um óxido básico, recolheu-se o produto em um béquer, em seguida foi adicionada uma pequena quantidade de água e com o auxílio de um bastão de vidro agitou-se o sistema obtido. Foram acrescentadas algumas gotas de fenolftaleína no sistema e foi observada uma solução de cor rosa. Sabendo que o indicador, fenolftaleína, adquire cor rosa em meio básico, significa que o produto obtido da combustão da tira de magnésio ao ser adicionado água foi produzido uma base, o Hidróxido de Magnésio. As reações que foram obtidas no primeiro experimento podem ser representadas pelas seguintes equações químicas:
Combustão da tira de magnésio: 2Mg(s) + O2(g) → 2MgO(s) 
Reação entre o Oxido de Magnésio com água: MgO(s) + H2O(l) → Mg(OH)2(aq)
2. Colocou-se uma pequena quantidade de Enxofre na extremidade de uma espátula e em seguida introduziu-se em contato direto com a chama oxidante do bico de Bunsen ocorrendo à combustão do enxofre produzindo o gás sulfuroso (SO2), um anidrido, e rapidamente transferiu-se para um Erlenmeyer de 50mL no qual com um pedaço de um papel parafilme fechou-se a boca do Erlenmeyer capturando o anidrido sulfuroso. Em seguida, foi removido rapidamente o papel parafilme e adicionado uma pequena quantidade de água dentro do sistema e tampou-se novamente, agitou-se e obteve uma solução aquosa. Foi adicionada a solução, uma tira de papel tornassol azul e observou-se que logo após ter colocada adquiriu coloração vermelha. Sabendo que o indicador, tornassol de cor azul, adquire coloração vermelha em meio ácido, significa que a substância obtida do produto da combustão do Enxofre com água foi produzido um ácido, o ácido sulfuroso. As reações que foram obtidas no segundo experimento podem ser representadas pelas seguintes reações químicas:
Combustão do Enxofre: S8(s) + O2(g) → 8SO2(g)
Reação entre o gás sulfuroso com água: SO2(g) + H2O(l) → H2SO3(aq)
3. Misturou-se aos poucos a solução do primeiro experimento contida no béquer (Mg(OH)2) com a solução do segundo experimento contida Erlenmeyer (H2SO3). Observou-se que ao misturar as duas soluções obteve uma solução esbranquiçada e turva. Foi produzido um sal, o sulfito de magnésio, e água. Pela aparência heterogênea da solução significa que o sal produzido é insolúvel em água. A reação pode ser representada pela seguinte equação química:
Reação entre ácido sulfuroso com óxido de magnésio: 
H2SO3(aq) + Mg(OH)2(aq) → Mg2(SO3)3(s) + H2O(l)
4. (Pratica Demonstrativa) Em um vidro de relógio com auxílio de uma espátula cortou-se um pedaço de sódio metálico, em seguida adicionou-se o sódio metálico em um béquer grande contendo água. Foi observada efervescência e liberação de gás, e em seguida ocorrendo uma explosão. Significando que os metais alcalinos são moles e extremamente reativos com água liberando um gás que é altamente inflamável (H2), o gás hidrogênio. Após a explosão tendo liberação de água em forma de vapor, foram adicionadas algumas gotas de fenolftaleína dentro do béquer, observou-se na solução uma coloração rosada, significando que na reação do sódio metálico com água produziu uma substância básica, o Hidróxido de Sódio. As reações do quarto experimento podem ser representadas pelas seguintes equações:
Reação do sódio metálico com água:
2Na(s) + H2O(l) → 2NaOH(aq) + H2(g)↑
Combustão do gás Hidrogênio:
2H2(g) + O2(g) → 2H2O(v)
5. Foram numerados três tubos de ensaio e transferido, para cada um deles, uma pequena quantidade de ácido clorídrico (HCl), aproximadamente 5 mL, e para outros três tubos de ensaio também foram numerados e adicionados uma pequena quantidade de Hidróxido de Sódio (NaOH), aproximadamente 5 mL. Organizou-se os seis tubos de ensaio na estante, sendo que os três tubos de ensaio contendo ácido clorídrico foram colocados em ordem crescente do lado esquerdo da estante e o mesmo com os tubos de ensaio contendo hidróxido de sódio sendo colocados do lado direito. Em ordem crescente de numeração dos tubos foram adicionadas duas gotas de verde de bromocresol (tubos de número 1), duas gotas de azul de bromotimol (tubos de número 2) e duas gotas de vermelho do congo (tubos de número 3). Foi observada a coloração de cada indicador no estado natural e a cor adiquirida em meio ácido e em meio básico. Com as anotações obtidas foi possível montar a seguinte tabela:
	Indicador
	Cor natural
	Cor em meio ácido
	Cor em meio alcalino
	Verde de bromocresol
	Amarelo
	Amarelo
	Azul
	Azul de bromotimol
	Vermelho
	Azul forte
	Vermelho
	Vermelho do congo
	Azul
	Amarelo
	Azul
 
6. (Pratica Demonstrativa) Com a aparelhagem já montada, foi transferida uma quantidade de aproximadamente cinco pontas de espátula de carbonato de cálcio (CaCO3) para o Kitassato e uma solução de ácido clorídrico a 10% (HCl) para o Funil de Decantação. Foi adicionando em gotas a solução de ácido clorídrico no carbonato de cálcio contido no Kitassato. Pela saída lateral do Kitassato uma mangueira de látex estava acoplada e pela outra extremidade estava em contato com uma solução de água de cal (Ca(OH)2). Ocorreu a produção de um novo sal, o cloreto de cálcio (CaCl2), água e gás carbônico. Foi observado que após alguns segundos no béquer contendo água de cal apareceu um precipitado branco. O gás carbônico entrou em contato com a água de cal produzindo um sal insolúvel em água, o carbonato de cálcio (CaCO3) e água. As reações ocorridas podem ser representadas pelas seguintes equações químicas:
Reação entre carbonato de cálcio (CaCO3) e HCl:
CaCO3(s) + 2HCl(aq) → CaCl2(aq) + CO2(g) + H2O(l) 
Reação entre anidrido carbônico e hidróxido de cálcio (água de cal):
CO2(g) + Ca(OH)2(aq) → CaCO3(s)↓ + H2O(l) 
Em outro béquer transferiu-se uma quantidade de hidróxido de sódio (NaOH), uma pequena quantidade de água destilada e algumas gotas de fenolftaleína. Substitui-se o béquer coletor por este e observou-se. Foi observado que a solução de cor rosa perdeu essa coloração. Ocorreu a produção de carbonato de sódio que é solúvel em água (Na2CO3) e água. A perda da cor rosada da solução foi devido à formação de um sal solúvel e água pela reação entre gás carbônico e o hidróxido de sódio e como o indicador, fenolftaleína, adquire coloração rosa apenas em meio alcalino. A reação pode ser representada pela seguinte equação química:
Reação entre hidróxido de sódio com gás carbônico:
2NaOH(aq) + CO2(g) → Na2CO3(aq) + H2O(l)

Continue navegando