Buscar

Lixo Químico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lixo Químico
 Equipe: Edimara Freire
Fernando Carneiro 
Francisco Matheus
Rufino Neto
Maria Claudiana
 
Introdução
Um dos grandes problemas que alertam o mundo é, certamente, a grande quantidade de lixo que é produzida por dia em todo o planeta. O lixo pode ser o agente causador da contaminação das águas, solos, ar e pode ser definido como tudo que não é mais útil e por isso é jogado fora. Além disso pode ser classificado em diversos tipos, entre eles: orgânico ,laboratorial, eletrônico e radioativo e entre outros.
Fonte: StickerApp
- Cores dos tipos de lixo
Fonte: Distribuidora Giwa
Tipos de Lixo :
Lixo Eletrônico 
Segundo a ONU anualmente são geradas 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico uma quantidade muita alta mais que poderia ser reduzida com o descarte correto reutilizando ou reaproveitando peças de alguns produtos como computadores e celulares.
O Brasil é um dos países emergentes que mais gera toneladas de lixo eletrônico anualmente (TVs, celulares e computadores) 
A cada ano um único Brasileiro descarta em média 0,5 Kg de lixo eletrônico referente a computadores pessoais, colocando o nosso país como líder em descartes de PCs entre nações emergentes.
O Brasil também e um grande produtor de lixo eletrônico em relação ao descarte de aparelhos de TVs a média é de 0,7 kg por pessoa ao ano contra 0,9 kg ao ano do líder México e de geladeiras com uma média de 0,4 kg por pessoa.
RISCOS A SAÚDE
Grande parte do lixo eletrônico descartados possui uma grande quantidade de metais pesados como chumbo, mercúrio, cádmio e arsênio que são altamente prejudiciais a saúde.
Quando descartados de forma incorreta, no lixo comum, que seguem para aterros sanitários, essas substâncias tóxicas são liberadas podendo contaminar o solo e atingir os lençóis freáticos, e caso a água venha a ser utilizada na irrigação, criação de gado ou mesmo no abastecimento público, o homem pode ser afetado. 
A contaminação no ser humano pode ocorrer também pelo contato direto com os elementos químicos através da inalação ou toque.
Essas substâncias podem provocar distúrbios no sistema nervoso, problemas renais e pulmonares, câncer e outras doenças, podendo, inclusive, afetar o cérebro.
Lixo Laboratorial 
O lixo do laboratório é dividido em: não contaminado, contaminado e lixo químico. Todo o lixo contaminado gerado pelo laboratório deve ser esterilizado antes do descarte. A coleta deverá ser efetuada por uma empresa especializada em lixo hospitalar que possua contrato de serviço com o laboratório.
Tipos de Lixo
1. Lixo patológico- Tecidos humanos ou partes do corpo removido
2. Lixo Biológico – Sangue e produtos sanguíneos, exsudatos, secreções, aspirados, fezes e outros fluidos corporais que NÃO devem ser descartados diretamente no sistema de esgoto. 
3. Culturas e estoque de agentes infecciosos – Culturas microbianas, equipamentos utilizados para manipulação de culturas (ponteiras, alças, agulhas, etc.). 
4. Pérfuro-cortantes (contaminados ou não) – Qualquer material capaz de causar perfurações ou cortes na pele. 
5. Equipamentos e aparelhos utilizados nos exames- Estes só poderão deixar o laboratório após sofrerem uma rígida descontaminação, 
6.Residuos líquidos combustíveis contaminados-Estes devem ser mantidos em um reservatório fechado e recolhidos por uma empresa especializada.
Lixo Orgânico 
É todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Neles pode-se incluir restos de alimentos, cabelos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papeis, madeira, etc.
Chorume
É liquido que acumulado produtos quando vai se decompondo. O chorume é 10 vezes mais poluente que o esgoto. Isso porque, além de conter matéria orgânica apodrecida, ele tem substâncias químicas e metais muitos tóxicos. O chorume contamina o solo e pode chegar aos lenções freáticos. Quanto mais o chorume se espalha, mais vai poluindo.
Lixo nuclear ou radioativo
Definição
O lixo nuclear é todo resíduo formado por compostos radioativos que perderam a utilidade de uso.
Fontes produtoras
Este lixo é produzido por diversas fontes, sendo as principais:
- Usinas nucleares: após o processo de fissão nuclear, o que sobra do uso do urânio é considerado lixo nuclear.
- Armas Nucleares: na fabricação, manutenção ou desativação deste tipo de arma, vários resíduos nucleares são gerados.
- Laboratórios de exames clínicos: alguns instrumentos de exames médicos usam produtos radioativos como, por exemplo, máquinas de raio-x.
Riscos para os seres humanos
O contato do ser humano com este tipo de lixo pode ter como consequência o desenvolvimento de várias doenças (câncer é a principal) e até a morte imediata
No mundo todo, existem mais de 430 usinas nucleares (duas delas no Brasil), e muitas outras estão em processo de construção.
Principais Reservas 
O Brasil possui uma das maiores reservas de urânio do planeta
IBGE: Brasil não tem depósitos definitivos para lixo radioativo.
 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)lançou o livro “Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2008 (IDS 2008)”. Nele, os pesquisadoresconstataram que apesar de produzir 13.775 metroscúbicos de resíduos radioativos, o Brasil ainda nãotem,comexceção do depósito de Abadia de Goiás – quecontém os rejeitos do acidente com césio-137, ocorridoem Goiânia, em 1987 -, depósitos finais para ondeencaminhar esse material perigoso com segurança.
“Acidente com Césio-137 em Goiânia.Uma cápsula com um sal de césio retirada de um hospital abandonado eviolada foi responsável pelo acidente com Césio-137 que ocorreu emGoiânia, em setembro de 1987.
Acidente em Goiânia 
Em Goiânia, havia um equipamento radioativo com cápsula contendo somente césio 137 em dezenas de gramas e com vida média de 30 anos.
A descontaminação dos locais expostos ao césio produziram 13,4 toneladas de lixo nuclear, que está armazenado em 14 contêineres em um deposito na cidade de Abadia de Goiás. Estima-se que o material deverá ficar isolado por, pelo menos, 180 anos.
Conclusão 
Através do trabalho, pudemos concluir que a população está desinformada acerca do lixo químico. Porque é pouco falado, sendo assim a população joga esse lixo de forma inadequada na rua causando grande impacto a saúde e a o meio ambiente.
Verificamos que a quantidade de lixo jogado de forma errada é muito grande e até assustador, as pessoas acham certo jogarem o lixo no mar e nas ruas, matando muitos animais e ainda entupindo bueiros e esgotos causando assim vários problemas para o mundo, cerca de 23 toneladas de lixo é jogado por ano no Brasil sem ter nenhum aproveitamento, sendo que sabemos que temos a reciclagem como forma de amenizar o impacto de destruição que o lixo causa.
Referências Bibliográficas 
Acessado em 12 de novembro de 2016 ás 15:00 , Disponível em:
http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/o-impacto-lixo-quimico-meio-ambiente/
Acessado em 12 de novembro de 2016 ás 17:30 , Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=composicao+media+do+lixo+brasileiro&biw=1366&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjtwoX9hqTQAhUKKCYKHVj9BRYQ_AUIBigB#imgrc=_xSXp5kqvyFPuM%3A
Acessado em 12 de novembro de 2016 ás 18:00 , Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=lixo+industrial+graficos&biw=1366&bih=643&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiHhf_4iqTQAhVGx5AKHROpCdYQsAQIGQ#tbm=isch&q=lixo+labotorial+graficos&imgrc=z9LneUgqJ1BG0M%3A
Acessado em 12 de novembro de 2016 ás 18:00 , Disponível em:
http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2012/03/09/brasil-produz-61-milhoes-de-toneladas-de-lixo-por-ano
Acessado em 12 de novembro de 2016 ás 18:30 , Disponível em:
http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/aluno/a-embalagem-e-o-ambiente/composicao-do-lixo
Acessado em 12 de novembro de 2016 ás 19:00 , Disponível em:
http://www.amon.com.br/pesquisa/reciclagem/lixo2.html http://pt.slideshare.net/ricardoarend/trabalho-completo-sobre-o-lixo
Acessado em 12 de novembro de 2016 ás 19:00, Disponível em:
http://pt.slideshare.net/iagross/lixo-241698
Acessado em 12 de novembro de 2016 ás 19:30, Disponível em:
https://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/32464/biosseguranca-em-laboratorio-clinico-manejo-de-lixo
Acessado em 13 de novembro de 2016 ás 09:00, Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_nuclear.htm
Acessado em 13 de novembro de 2016 ás 09:30, Disponível em:
https://almanaque.abril.com.br/lixo-radioativo
Acessado em 13 de novembro de 2016 ás 10:00, Disponível em:
https://www.google.com.br/search?q=dados+estatisticos+sobre+o+lixo+radioativo&espv=2&biw=1366&bih=613&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjqt8fNk6TQAhXFF5AKHeyjDAQQ_AUIBygC&dpr=1#imgrc=tcYx6UoOXyiQCM%3A
Acessado em 13 de novembro de 2016 ás 10:30, Disponível em:
http://mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/onde-e-guardado-o-lixo-nuclear-das-usinas-brasileiras/
Acessado em 13 de novembro de 2016 ás 11:00, Disponível em:
http://saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_print.asp?cod_noticia=2652
Acessado em 13 de novembro de 2016 ás 11:30, Disponível em:
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/acidente-com-cesio137-goiania.htm
Obrigado !

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando