Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
APOL ATIVIDADE ONLINE NOTA 100

Pré-visualização | Página 1 de 3

Disciplina(s):
Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Data de início:	02/11/2016 11:45
Prazo máximo entrega:	- 
Data de entrega:	07/11/2016 20:49
Questão 1/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Vygotsky [...] idealizava uma sociedade justa e igualitária, dando ênfase ao pensamento e à linguagem como forma de crescimento intelectual. Para ele, a linguagem tem duas funções: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 95.
Para Vygotsky, o desenvolvimento está baseado na organização ativa e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre as perspectivas de Vygotsky, analise as proposições abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Na concepção de Vygotsky, o desenvolvimento está baseado no organismo ativo e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. 
( ) Vygotsky defende que o desenvolvimento da criança é compreendido a partir de etapas pré-estabelecidas e todas estão contempladas na Educação Infantil . 
( ) Para Vygotsky, o meio no qual a criança está inserida é insignificante para o desenvolvimento físico, social e cognitivo. 
( ) Vygotsky não aceita a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	F – V – F – V.
	B	F – F – V – V.
	C	V – F – F – V.
Você acertou!
Na concepção de Vygotsky, o desenvolvimento está baseado no organismo ativo e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. Ele defende a ideia de que há uma contínua interação entre as condições sociais e a base biológica do comportamento humano (mutáveis) e não aceita a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos (p. 93-94).
	D	V – F – V – F.
	E	F – F – F – V.
Questão 2/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Assume que a concepção de criança é uma noção historicamente construída e que vem mudando ao longo do tempo. Tal concepção reafirma a natureza singular das crianças, isto é, são seres que sentem e pensam de um jeito próprio. Outro aspecto importante é o destaque dado à diversidade social e cultural como fatores dessa singularidade da criança”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Rosa Fátima de. Escola e currículo. Curitiba: IESDE Brasil. S.A. 2008. p. 81.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, ao tratarmos da concepção de criança, percorremos a trajetória da educação infantil no mundo e no Brasil, sob a análise de quais papéis? Analise as afirmativas a seguir:
I. Da escola como principal matriz educativa.
II. Das primeiras organizações formais para o atendimento fora da família.
III. Das políticas criadas pelo Estado.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	B	Apenas a afirmativa I está correta.
	C	Apenas a afirmativa III está correta.
	D	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Você acertou!
Ao tratarmos da concepção de criança, percorremos a trajetória da educação infantil no mundo e no Brasil, analisando os papéis: da família como matriz educativa; das primeiras organizações formais para o atendimento fora da família; das políticas criadas pelo Estado (p. 16,17).
	E	Apenas a afirmativa II está correta.
Questão 3/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Dentre os princípios filosóficos em que se baseiam o método Montessori podemos citar: a construção da personalidade através do trabalho, o ritmo de desenvolvimento próprio de cada criança, a liberdade, a ordem, o respeito e a normalização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MONARCHA, Carlos (Org.). Educação da infância brasileira 1875-1983. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. p. 238.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, Maria Montessori (1870–1952), educadora italiana, cursou Medicina em Roma, onde iniciou suas pesquisas sobre a educação de crianças com deficiência mental. Criou um método educativo, conhecido como Método Montessori, que foi estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Conhecido pelo seu próprio nome e estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Sobre esse método, analise as alternativas relacionadas abaixo:
I. Na sua pedagogia científica, o método Montessori propunha a criação de um ambiente que estimulasse o desenvolvimento da criança.
II. O ambiente adaptado servia para ajudar especificamente o desenvolvimento psíquico e era considerado primário nos processos de crescimento da criança. 
III. Defendia que o ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos.
Agora, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	B	Apenas a alternativa I está correta.
	C	Apenas a alternativa III está correta.
	D	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Você acertou!
Maria Montessori (1870–1952), educadora italiana, cursou Medicina em Roma, onde iniciou suas pesquisas sobre a educação de crianças com deficiência mental. Criou um método educativo, conhecido pelo seu próprio nome, baseado no uso de brinquedos e estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Na sua pedagogia cientifica, propunha a criação de um ambiente que estimulasse o desenvolvimento da criança. O ambiente, embora fundamental, era por ela considerado secundário, pois, nos processos de crescimento e desenvolvimento da criança, ele pode ajudar a modificar ou destruir; no entanto, não é capaz de criar. Porém, defendia que o ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos (p. 71).
	E	Apenas a alternativa II está correta.
Questão 4/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o seguinte excerto:
“A zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky conecta uma perspectiva psicológica geral sobre o desenvolvimento da criança com uma perspectiva pedagógica sobre o ensino. O pressuposto que subjaz ao conceito é que o desenvolvimento psicológico e o ensino são socialmente enquadrados; para entendê-los, é preciso analisar a sociedade circundante e suas relações sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: DANIELS, Harry. Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002. p. 199
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, Vygotsky concebe o desenvolvimento baseado no organismo ativo, e o pensamento construído em um ambiente histórico e social. Com base nessa informação, sobre a teoria de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir:
I. Ele defende a ideia de que existe uma descontinuidade na interação entre as condições sociais e a base biológica do comportamento humano (mutáveis), aceitando, portanto, a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos.
II. A fala usada na interação social com outros mais experientes auxilia a organização do pensamento complexo abstrato e individual.
III. Ao internalizar as instruções, as crianças modificam as funções psicológicas (atenção, percepção, memória e a capacidade de solucionar problemas).
IV. A palavra dá forma ao pensamento.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	A	I, II e III.
	B	I, II e IV.
	C	II, III e IV.
Você acertou!
Ele defende a ideia de que há uma contínua interação entre as condições sociais e a base biológica do comportamento humano (mutáveis) e não aceita a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos. A fala usada
Página123