Buscar

Austin e F da linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ficha 06
Nito Luis Magesso
Filosofia da linguagem
A teoria dos actos de fala de Austin
Austin pretendia criticar as nuances da linguagem e fazer uma análise das enunciações performativas. Esta análise foi o primeiro passo da chamada teoria de actos de fala. 
Austin propôs e elaborou uma distinção entre enunciações constativas e performativas. A ideia central na teoria de actos de fala: A linguagem é um tipo de acção.
Austin discorda desta concentração da atenção dedicada à linguagem na verdade e falsidade; concentra a sua atenção no que chama ‘enunciações performativas’, que distingue das constativas. 
São exemplos de enunciações performativas: ‘Eu te baptizo, ‘Declaro-vos casados’, ‘Prometo que te pago’, ‘Aposto, ‘Traz-me seis metralhadoras’. 
Ao contrário das enunciações constativas, as enunciações performativas são avaliadas em termos de êxito e fracasso, e não de verdade e falsidade.
Tipologia dos actos de fala proposta por Austin
Austin propõe uma tipologia dos actos de linguagem de acordo com a qual quando dizemos alguma coisa fazemos várias coisas. 
ACTOS DE LINGUAGEM ENVOLVEM: 
(i) actos locutórios- (produção de sons ou marcas, o ‘fazer físico’ envolvido na linguagem); 
(ii) actos ilocutórios (fazer com palavras. Ex: pedir, ordenar, prometer); 
(iii) actos perlocutórios- (produção de efeitos psicológicos específicos na audiência. 
Ex: persuadir, ofender, acalmar, irritar). 
O acto locutório envolve
 i) Acto fonético (tem certas características sonoras), 
ii) acto fático (tem certas características morfológicas e gramaticais)
iii) acto rético (tem certas características proposicionais, certas condições de verdade).
Noções essenciais
Enunciados constativos versus enunciados performativos.
Ideia: um enunciado performativo não pode ser avaliado quanto à sua verdade e falsidade. Trata-se de uma acção e não de uma descrição ou constatação. 
A elocução de um performativo faz alguma coisa (com palavras), não descreve algo que já existe (Ex: ‘prometo’, ‘sim, quero’, numa cerimónia de casamento, ‘juro’, ‘aposto’, ‘comprometo-me’, ‘eu te baptizo’, ‘declaro-vos casados.
2. Condições de sucesso de enunciados performativos.
Em geral a elocução de performativos não constitui condição suficiente para a realização de um acto de fala, apesar de ser uma condição necessária. 
Outros requisitos têm que ser respeitados para que um acto de fala possa ser considerado ‘feliz’ ou bem-sucedido. 
AULAS DE AUSTIN
Enunciados performativos- são aqueles em que há uma acção, mas não pode ter valor logico, mas é avaliado se a acção foi sucedida ou não.
Enunciados constativos- são descritivos.
O ponto de partida de Austin na filosofia da linguagem é a noção que os actos de fala sejam analisados sob ponto de vista da veracidade e da falsidade.
Em wittgesntein vimos que há vários jogos da linguagem, e Austin chama de actos de fala. A teoria de uso é para wittgesntein; e para Austin a linguagem é acção.
Em Austin encontramos várias formas de linguagem que ele chama de actos de fala. Que se pode reduzir em dois tipos: constativos (descritiva) e performativos (a linguagem realizativa).
Com Austin cai por terra a ideia segundo a qual um enunciado é avaliado sob ponto de vista da veracidade e da falsidade. Austin é apologista de uma linguagem comum, para ele a linguagem comum é rica, e a linguagem cientifica é pobre.
 
Os actos de fala 
Os actos de fala subdividem-se em três grupos. Ou seja são elementos de actos de fala os seguintes:
- Actos locutivos/ Locucionários- equivalem a função da linguagem informativa.
Os actos de locucionários tem a ver com a produção de sons- e dizem coisas. No acto locucionário deve haver referencia identificando o som com objectos. É a linguagem descritiva. Os actos dizem coisas.
- Actos ilocucionários- equivalem a função da linguagem directiva- esses actos tem a ver, com usos de palavras, mas a diferença é que esses actos constituem convenções, tem a ver com o fazer das palavras.
- Actos perlocutórios- perlocucionários- equivalem a função da linguagem apelativa.
Tem a ver com as características psicológicas, sentimentos; tem a ver sempre com o outro. Produz efeitos psicológicos. A acção deve estar em consonância com o contexto.
Ex1: um litro de água pesa um Kg ao nível do mar---- o enunciado é constativo- porque é preciso submeter a teste de veracidade e de falsidade.
Ex2: Aposto com mil meticais como vou dispensar a disciplina da filosofia da linguagem---- este enunciado não é verificável, por isso é performativo.

Outros materiais