Buscar

atividade 8

Prévia do material em texto

1.
		A radiação (Y) (parte da eletromagnética) é caracterizada por não possuir energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos do meio por onde está se deslocando, mas tem o poder de quebrar moléculas e ligações químicas. Dessa radiação fazem parte os tipos: radiofrequência, infravermelho e luz visível. A letra Y pode ser, adequadamente, substituída por:
		
	
	
	
	
	radiação do tipo raios X
	
	 
	radiação não ionizante
	
	 
	radiação ionizante
	
	
	radiação do tipo nuclear
	
	
	radiação do tipo gama
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Quando um núcleo instável emite partículas são, tipicamente, na forma de partículas alfa, beta ou nêutrons. No caso da emissão de energia, a emissão se faz por onda eletromagnética, muito semelhante aos raios X, designados:
		
	
	
	
	
	raios ultravioletas do tipo B e C.
	
	
	infravermelhos.
	
	 
	raios gama.
	
	
	raio X.
	
	
	raios ultravioletas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Os raios gama constituem um tipo de radiação (X) capaz de penetrar na matéria (Y) profundamente que a radiação alfa ou beta. As incógnitas X e Y podem ser substituídas pela alternativa:
		
	
	
	
	
	não ionizante, menos
	
	
	não ionizante, mais
	
	
	ionizante, menos
	
	 
	ionizante, mais
	
	
	neutra, menos
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A (X) de um elemento (Y) é o intervalo de tempo em que uma amostra deste elemento se reduz à (Z). Este intervalo de tempo também é chamado de período de semidesintegração. As incógintas X, Y e Z, podem ser, respectivamente, substituídas de forma correta por:
		
	
	
	
	
	oxirredução, radioativo, terça parte.
	
	 
	meia vida, radioativo, metade
	
	
	meia vida, radioativo, quarta parte.
	
	
	redução, químico, quinta parte.
	
	
	oxidação, químico, terça parte.
	
	
	
		5.
		Em 1986 ocorreu um acidente na usina nuclear de Chernobyl com grande vazamento de um isótopo radioativo do urânio. Apesar de tantos anos isolada, a cidade e toda a área próxima da usina se tornaram uma área fantasma e ainda hoje, mais de 25 anos, possem altos índices de radioatividade. Medições são constantemente realizadas na região para avaliar o decaimento do radioisótopo, porém, constata-se que ainda os índices estão muito acima dos permitidos para qualquer vida. O texto se refere a uma característica dos radioisótopos no que se refere ao tempo de emissão de radioatividade. Assinale a alternativa correta em relação ao texto:
		
	
	
	
	
	Pósitron
	
	
	Emissão beta
	
	 
	Meia-vida
	
	
	Natureza particulada
	
	
	Emissão alfa
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Marque a resposta certa:
		
	
	
	
	
	Ionizante: É o tipo de radiação que arranca elétrons da matéria e que apresenta alta frequência e pequeno comprimento de onda, como: ondas sonoras.
	
	 
	Ionizante: É o tipo de radiação que arranca elétrons da matéria e que apresenta alta frequência e pequeno comprimento de onda, como: raios alfa, beta, gama e raio X.
	
	
	Ionizante: É o tipo de radiação que não arranca elétrons da matéria e que apresenta alta frequência e pequeno comprimento de onda, como: raios alfa, beta, gama e raio X.
	
	
	Ionizante: É o tipo de radiação que não arranca elétrons da matéria e que apresenta baixa frequência e pequeno comprimento de onda, como: raios alfa, beta, gama e raio X.
	
	
	Ionizante: É o tipo de radiação que arranca elétrons da matéria e que apresenta baixa frequência e grande comprimento de onda, como: raios alfa, beta, gama e raio X.
	
	
	
		7.
		Podemos afirmar que as radiações ionizantes correspondem à:
		
	
	
	
	
	radiação que possui energia suficiente apenas para ionizar moléculas.
	
	 
	radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.
	
	
	radiação que possui energia suficiente para ionizar apenas macromoléculas.
	
	
	radiação que possui energia suficiente apenas para ionizar átomos.
	
	
	radiação que não possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Em Goiânia, 100 g de 137CsCℓ foram liberados de uma cápsula, antes utilizada em radioterapia, e causaram um grave acidente nuclear. O gráfico representa a cinética de desintegração desse isótopo.
 
 
 Para o 137Cs, o tempo de meia-vida e o tempo para que 87,5% tenha se desintegrado são, em anos, respectivamente:
		
	
	
	
	 
	30 e 90;
	
	
	60 e 30;
	
	
	30 e 7,5;
	
	
	120 e 60;
	
	
	60 e 90;
	 Gabarito Comentado

Continue navegando