Buscar

RESUMO 2B PSICOLOGIA

Prévia do material em texto

RESUMO 2ºB: PSICOLOGIA 
PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO: Este termo diz a respeito de que a psicologia não está presente apenas no esporte, mas em tudo aquilo que os profissionais de educação física fazem, ou seja, a psicologia do esporte e do exercício vem para contribuir no desempenho ou desenvolvimento humano. É o estudo cientifico de pessoas e seus comportamentos em atividades físicas e a aplicação prática deste conhecimento. É relacionar a teoria da psicologia com a prática esportiva. É a atuação da psicologia no campo esportivo. É muito mais discutida nos cursos de Educação Física do que nos cursos de psicologia, pois este é optativo. É interessante que este trabalho se inicie o mais cedo possivel (desde criança), para formar uma boa estrutura psicológica, mais preparada para o futuro. O comportamento instavel ou estavel esta relacionado a estrutura psicologica das pessoas, por isso existem pessoas instaveis e estaveis.
PSICOLOGIA DO ESPORTE NO CONTEXTO ESCOLAR: Trabalha de forma específica para que possa contribuir no desenvolvimento dos sujeitos. Trabalhar situações que o esporte ensina e que podem ser utilizadas fora deste (respeito aos companheiros, autoridades, regras, etc). O esporte é uma das variaveis que podem influenciar no desenvolvimento da moral. O esporte pode combater a hiperatividade, as punições não geram aprendizado, é necessário que os professores transmitam atividades físicas e cognitivas que cativem seus alunos, desta forma combatendo varias coisas como o defict de atenção por exemplo.
OBJETIVOS BÁSICOS DA PSICOLOGIA NO ESPORTE: Entender como os fatores psicológicos afetam o desempenho físico do individuo. Entender como a participação em esportes e exercícios afetam o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar das pessoas, ou seja, como a prática desportiva pode auxiliar nos comportamentos de desânimo, desenvolvimento da autoconfiança, dentre outros.
VÍCIOS: Quanto mais ingere-se drogas e remédios, maior o efeito colateral que esta causa posteriormente. A droga causa efeitos prazerosos e depois acontece o inverso (efeitos desprazerosos), o que leva o individuo a buscar mais para ter mais prazer, funciona como um ciclo, onde se usa algo, tem-se o momento de prazer e depois do prazer vem o efeito colateral que causa desconforto o que gera a vontade de usar novamente para ter prazer (exemplo: uso da cocaina para ficar acordado, quando passa vem o sono devido a efeitos fisiologicos, e para manter-se acordado o sujeito ingere mais).
- A prática esportiva é utilizada para combater patologias como a ansiedade. A psicologia trabalha para que o esporte cause efeito no individuo.
CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Ensino e Pesquisa – que estão dentro das universidades para a capacitação dos profissionais de diversos campos. Pesquisas sãor realizadas na graduação e pós-graduação. Não existem muitas pesquisas específicas da psicologia do esporte. Também pode se trabalhar com a Intervenção – que é a psicologia relacionada ao esporte ou a prática pedagógica norteada pela psicologia.
AREAS EMERGENTES DA PSICOLOGIA: São algumas areas que estão um pouco atrasadas, não são tão tradicionais como a Psicologia clínica, exemplo de uma area emergente é a Psicologia do esporte.
- A psicologia do esporte se inicia partindo da psicologia geral, sendo regularizada no Brasil em 1962. Esta area esta presente muito mais nos cursos de educação fisica do que na própria graduação de psicologia. O profissional de Ed. Física atua muito mais nesta area do que o psicologo.
COMPROVAÇÃO DA PSICOLOGIA ESPORTIVA: 
1819 – A psicologia se torna uma ciência;
1898 – Normam Tripplet ao ter contato com ciclistas percebe que quando estes treinam em grupo o rendimento é maior do que o treinamento individual. Descobre que existe uma motivação no ambito do esporte, o que realmente faz com que o sujeito persista com seu objetivo. Existem fatores internos do próprio sujeito (ex: eu preciso vencer pra mostrar que sou bom) e também fatores externos, que são o contexto ou ambiente (ex: professor me motiva a buscar a melhora).
- A motivação está sempre relacionada a algo (o individuo esta motivado a fazer o que, qual o objetivo). É necessario sabermos que existe uma relação entre a motivação do sujeito com seu objetivo (Qual o objetivo do jogador? É ajudar a equipe a vencer o jogo. Qual o objetivo da equipe? É vencer o jogo);
1913 – Pierre de Coubertin (Aspectos psicomotores do desporto);
1920 – Tem-se relatos da psicologia do esporte na Alemanha. No Brasil atualmente não há pesquisas recentes sobre a psicologia do esporte, devido ao fato de que as revistas desta area não são muito valorizadas.
1925 – Piort A. Rudik desenvolve os primeiros estudos de “tempo e reação e esporte” na União Soviética. Os paises que mais desenvolvem estudos neste ramo são a URSS e a Alemanha.
1926 – Coleman Griffith desenvolve os primeiros laboratórios de psicologia esportiva;
1928 – Pechlat desenolve os primeiros trabalhos de psicologia esportiva em equipes olimpicas na Checoslovaquia. Vale a pena ressaltar que não existe uma boa preparação das equipes em grandes eventos. Exemplo disso são os jogadores da seleção brasileira de futebol na copa do mundo de 2014.
1948 – Rudik - a psicologia do esporte entra na grade curricular dos cursos de Educação Física.
1965 – Antonelli – Criação da ISSP (Associação Internacional de Psicologia do Esporte). Procura explicar quais são as formas de atuação da psicologia no esporte.
- Acontecem os congressos internacionais ou congressos europeus (Olimpiadas, Copas) que são onde os pesquisadores vão para mostrar o que esta sendo feito em relação a Psicologia do esporte (qual o trabalho que está sendo realizado com os atletas);
- Existe uma de teorias que mostram a aplicabilidade da psicologia no contexto esportivo, ou seja, metodos que mostrem como melhorar o desemplenho dos atletas através da psicologia do esporte.
- No Brasil existem comentários de que a psicologia esportiva é uma proposta somente para atletas de alto rendimento, porém não é somente isto que acontece, pois este trabalho também pode ser realizado com crianças;
- É necessário considerar que o esporte é uma maneira de colaborar com o desenvolvimento humano. Se preciso que este trabalho de formação de uma estrutura psicologica se inicie na base;
- Vale ressaltar que a psicologia trabalhará com a mudança de comportamentos dos sujeitos, porém alguns atletas rejeitam o acompanhamento psicológico, que é uma ferramenta utilizada para contribuir no desempenho do sujeito (alguns atletas não aceitam pelo fato de que não querem mudar seus comportamentos, dizendo: da minha forma tem dado certo, porque preciso mudar? Estes sujeitos não entendem que o acompanhamento é para contribuir no desempenho do sujeito sendo diferente do tratamento psicologico.
- Se o objetivo for a formação de um sujeito biopsicosocial, deve haver um trabalho interdisciplinar (professor de educação fisica para desenvolvimento motor e cognitivo, articulado com um psicologo para auxiliar no desenvolvimento da estrutura psicologica e social);
1970 – Criação da primeira revista especifica de Psicologia do esporte:
- Apesar dos estudos cientificos não se pode afirmar que todo sujeito que tem um trabalho psicológico terá uma formação boa ou equilibrada, pois o individuo vive em varios contextos, não somente na escola, mas também em casa, na rua, etc.
1979 – Becker (pioneiro da psicologia do esporte no Brasil) traz os conteudos da P. Esportiva do exterior para o Brasil.
- Foi criada a SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte)
1985 – Heymam e Morgan
- Acontece a criação da divisão 47 (divisão que corresponde a Psicologia do esporte) pela APA (Associação de Psicologia Americana). OBS: Divisões = areas de atuação.ç
- Criação desta divisão contribuiu para os outros países e diz a respeito de quem pode trabalhar com a psicologia do esporte. Esta divisão também trouxe uma grande importancia da area para os outros paises.
2006 – Criação da ABRAPESP(Associação Brasileira de Psicologia do Esporte), que tinha os mesmos objetivos que a SOBRAPE, porém existiam algumas divergencias quanto aos profissionais que poderiam atuar nesta area e por isso entraram em conflito. 
- Atualmente houve uma tentativa de criação de outra Associação juntando as duas entidades (SOBRAPE e ABRAPESP) que é a ABRAPEEX.
1º TRABALHO DE EXPRESSÃO: A psicologia era muito avaliativa, João Carvalhos em 1974 avaliou alguns jogadores da seleção brasileira (disse que o jogador Garrincha não tinha condições de jogar futebol, pois tinha um Q.I muito baixo). Com isso podemos ver que algumas teorias eram equivocadas. Não se tem testes específicos para o campo esportivo, a psicologia tem muito a evoluir no Brasil ainda.
OUTRO FATO QUE ATRAPALHOU O DESENVOLVIMENTO DA AREA: Existem muitas discussões e divergências a respeito da área. Breno Becker cria a SOBRAPE para que todos os profissionais que trabalham com a psicologia do esporte possam discutir sobre a área, porém vem Katia Rubio cria a ABRAPESP e defende a idéia de que somente psicólogos podem discutir sobre a área. Por volta de 2012-2013 houve uma tentativa de junção das duas organizações.
DIFICULDADE DA PSICOLOGIA DE ENTRAR NO CONTEXTO ESPORTIVO: Existe uma resistência dos atletas ou sujeitos (acham que não precisam de psicólogos, pois não estão loucos) em relação ao trabalho da psicologia no esporte, porém isto é falta de conhecimento, pois a psicologia neste âmbito procura trabalhar com a prevenção de patologias ou até preparação para saber lidar com situações de derrota.
CAMPOS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA DO ESPORTE: Competitivo, reabilitação (é possível reverter os casos de desanimo), recreação, exercícios para saúde (existes clinicas de trabalho multidisciplinar, como os centros de saúde, tratamento a obesidade, etc.), preventivo (procura trabalhar com as explicações e acabar com os mitos e crenças, como as mulheres que levam a gravides como uma doença).
ENTENDENDO OS PARTICIPANTES: O que motiva as pessoas a praticarem atividade física? Por que algumas pessoas são tão motivadas para alcançar o sucesso competitivo? Como estimular um desempenho ideal sem intimidação psicológica?
- Os atletas suportam situações de dor, perda que a população normal;
DIVISÃO DA PERSONALIDADE:
ESTRUTURA DA PERSONALIDADE:
Dinâmico
Comportamentos
 Relacionados com os papéis: alteram de acordo com a função
Núcleo Psicológico: Características mais presentes, que levamos pro resto da vida
Respostas típicas: Respondo de acordo com a minha personalidade.
Consistente
NUCLEO PSICOLOGICO:
Abordagem psicodinâmica: composta pela psicanalise Freudiana, dando ênfase ao indivíduo, onde o desenvolvimento depende do próprio sujeito, porém o ambiente também influencia
Abordagem traço: traços de instabilidade e estabilidade.
Abordagem situacional: vai depender do contexto que estamos (depende da situação ou ambiente).
Abordagem interacional: O sujeito é determinado tanto por fatores internos ou externos, o indivíduo se comporta de acordo com que ele é, porém o ambiente também influencia.
OBS: O contexto pode auxiliar a criança a aprender a lidar com as derrotas no jogo e na vida. O esporte só contribuirá para o desenvolvimento do sujeito se tivermos pessoas competentes.
A PERSONALIDADE PODE SER DIVIDIDA EM TRAÇOS: Características do indivíduo.INSTAVEL
COLÉRICO
MELANCÓLICO
FLEUMÁTICO
EXTROVERTIDO
INTROVERTIDO
SANGUINEO
ESTAVEL
PERSONALIDADE:
Temperamento: Genética, aspectos biológicos que compõem a nossa personalidade (hereditário);
Caráter: parcela da personalidade a qual sobre influência do meio no qual estamos inseridos.
Humor: parcela variável da personalidade, pois temos fatores que influenciam no humor (questões biológicas = tpm, uso de medicamentos, fome ou por questões sociais = isso cai na prova, a prova vai ser mais difícil, isso altera o humor dos sujeitos).
Modelo de saúde preventiva para prever o sucesso:
Perfil Iceberg:
Tensão: Elemento relacionado as questões física ou psicológicas (pode estar relacionado a ansiedade).
Depressão: Relacionado a questões depressivas (exemplo: a derrota de uma equipe, gera um sentimento de tristeza);
Raiva: fatores do humor do indivíduo, pode estar relacionada com a agressividade, podendo ser positiva, desde que seja permitida perante as leis (atleta nervoso pode rendar mais por conta da agressividade).
Vigor: Pré-disposição, vontade de enfrentar situações, tendo por característica a preparação, ou seja, quem se prepara tem mais vigor (também relacionada com a autoestima, autoconfiança de quem se prepara).
Fadiga: Pessoa realmente cansada de atividades, pode ser pelo fato de não ter se preparado, e ainda pode ser física ou mental.
Confusão Mental: O cansaço e o estresse, influenciam muito na formulação de ideias mais complexas, ou seja, o indivíduo cansado ou estressado é afetado na formulação de ideias. 
PATOLOGIAS:
TRANSTORNO BIPOLAR/PSICOSE MANIACO DEPRESSIVA: São alterações extremas de humor, não é depressão, são apenas estados depressivos momentâneos que são diferentes da patologia. Tendo a fase de MANIA (psicose maníaca) onde a pessoa pode colocar a própria vida em risco ou a de outros.
TRATAMENTO DE BODERLINE: Parecido com o bipolar, porém os surtos são mais frequentes, ou seja, a alterção de humor acontece de forma mais constante.

Continue navegando