Buscar

Sociologia caso concreto do plano de aula 1.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociologia caso concreto do plano de aula 1.
Resposta caso1:
O estudo da sociologia jurídica é de fundamental relevância para o operador do direito possibilitando a compreensão das influencias sociais da construção do ordenamento jurídico bem como para que se tenha dimensão dos efeitos sociais da aplicação do direito na coletividade. Para o legislador este estudo irá auxiliá-lo na produção de normas eficazes.
Resposta caso 2:
A norma jurídica deve ser interpretada pelos operadores do direito na aplicação do caso concreto, não importa se o magistrado é legista positivista ou se atua de acordo com o contexto social em que vive. E ao mesmo tempo a sociologia faz enxergar o fato de forma mais abrangente, ela possibilita sair dos cânones da lei e ver o por fora da questão, as questões sociais, a realidade na qual envolve a situação e sair do normativismo.
Se faz presente na aplicação da lei, o juiz atendera aos fins sociais a que se dirige as exigências do bem comum. Na forma que isto indica no sentido da aplicação da lei com base em fatos sociais e fins pela qual reflete as exigências do bem comum. Trata da interpretação teológica na essência a norma que é julgada de acordo com a necessidade para satisfazer exigências sociais e econômicas.
Também houve uma interpretação do caso em relação a lei, onde não se seguiu a fundo alei onde no art: 128 do cp diz-se que o aborto e permitido em caso de risco de vida a gestante, mas olhando bem esse inciso I do parágrafo I do art: 128 ele interpretou como risco de que corre a mãe ela passa por um processo de gravidez todo. Por um feto sem vida, originando um nascituro, que na interpretação do magistrado o risco de vida foi associado a saúde mental e moral da gestante agüentando um tipo de gravidez deste nível, por isso Cavalieri fez essa citação onde tal diz que não existe norma jurídica e sim norma juridicainterpretada, pois se deve analisar o contexto do caso concreto e não somente a norma.
Vivaldo qualquer duvida veja o material do tablet no segundo livro de Cavalieri na pagina 196 e 197.

Continue navegando