Buscar

Resumo Capítulo 4 "Para Entender a Terra"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Geologia
Capítulo 04
Rocha: agregado sólido de minerais que ocorre naturalmente. Os minerais mantém suas características originais. Uma rocha é determinada peça mineralogia e pela textura. Textura → tamanhos e formas dos cristais.
ÍGNEAS
Solidificação de rochas fundidas, como basalto e granito. Cristalização do magma. A maioria são formados por silicatos. 
Intrusivas: cristalizam-se dentro da terra, demora a se solidificar. Rochas de granulação grossa. Os cristais grandes intercrescidos. Ex. granito = PLUTÔNICA
Extrusivas: rápido resfriamento do magma que chega à superfície por meio de erupções vulcânicas. Vítreas ou de granulação fina. Ex. basalto = VULCÂNICA
SEDIMENTARES
Produto do soterramento de camadas de sedimentos. Encontradas na superfície terrestre. Intemperismo: processos químicos e físicos que desintegram e decompõem as rochas em fragmentos.
Sedimentos Clásticos: depositados fisicamente.
Sedimentos Químicos e Biológicos: depositados por precipitação ou chuva ácida. 
Litificação: processo que converte os sedimentos em rocha sólida > compactação ou cimentação
Estratificação: formação de camadas paralelas de sedimentos.
Minerais mais abundantes: quartzo, feldspato, argilominerais.
METAMÓRFICAS
Rochas formadas pela transformação de rochas sólidas preexistentes sob a influência de alta pressão e temperatura.
Regional: acompanham as colisões das placas, ocorre onde altas pressões e temperaturas estendem-se por vastas regiões.
De Contato: ocorre em áreas limitadas onde a intrusão magmática metamorfiza a rocha vizinha pela ação do calor, formando cornubianitos. Micaxisto.
De Ultra-Alta Pressão: ocorre na litosfera continental profunda e na crosta oceânica. Eclogito.
De alta pressão e baixa temperatura: ocorre onde há subducção de crosta oceânica na borda principal de uma placa continental.
Minérios: são depósitos ricos de minerais a partir dos quais podem-se recuperar lucrativamente metais valiosos. Minerários de minério – sulfetos, óxidos, silicatos.
Os depósitos hidrotermais de minérios são formados quando a água subterrânea ou a água do mar reage com uma intrusão magmática para formar uma solução hidroternal. A água aquecida lixivia os minerais solúveis para resfriar rochas mais frias, onde são precipitados em fraturas. Encontrados em VEIOS ou em DEPÓSITOS DISSEMINADOS. Os depósitos de minério ígneo geralmente formam-se quando os minerais cristalizam-se a partir do magma.
O ciclo das rochas relaciona processos geológicos movidos pelos sistemas de placas tectônicas e do clima à formação dos três tipos de rocha.
Conforme uma bacia fecha, as rochas ígneas e os sedimentos são subduzidos abaixo de um continente. O calor e a temperatura transformam essa rochas, em rochas metamórficas. Por fim, dois continentes colidem, e essas rochas ígneas são soerguidas em uma cadeia de montanha. As rochas soerguidas sofrem lento processo de intemperismo, e seus fragmentos são depositados, sedimentos.
OBS: SILICATOS: mais abundantes minerais da crosta terrestre. Estruturas cristalinas formadas por tetraedros de silicato ligados entre si de várias formas. Os tetraedros podem ser isolados ou estruturados em cadeias simples, duplas, em folhas, ou em arranjos tridimensionais. CARBONATOS: íons carbonatos a Ca, Mg. ÓXIDOS: O + elementos metálicos.

Outros materiais