Buscar

Resumo Capítulo 6 "Para Entender a Terra"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Geologia
Capítulo 06
Magmas são líquidos, logo têm menor densidade que as rochas que os produziram, à medida que o magma se acumula, começa a ascender à litosfera.
Vulcão é uma elevação ou uma montanha construída pela acumulação de lavas de outros materiais eruptivos. 
Geossistema Vulcânico é o conjunto de rochas, magma e processos necessários para explicar a sequência de eventos desde a fusão até a erupção 
TIPOS DE LAVA
Basáltica: o basalto é uma rocha ígena extrusiva máfica. Tipo mais comum de magma. Produzido em dorsais mesoceânicas, vales em rifte contientais em pontos quentes. Raramente explosivas. Fluida.
PAHOEHE: em forma de corda, dobras justapostas retorcidas
AA: lava que perde gases, move-se mais lentamente, espessa capa.
ALMOFADAS: resfria abaixo d’água
BASALTO VESICULAR
DERRAMES BASÁLTICOS
Andesíticas: andesito - rochas ígneas extrusivas intermediárias. Menos quentes que as lavas balsáticas. Produzidos nos cinturões de montanhas vulcânicas Ex.: Andes. Ex.: Monte de Santa Helena; ilha de Krakatoa.
Riolíticas: rochas ígneas extrusivas de composição félsica. Magma riolítico produzido onde o calor do mando fundiu grandes volumes da crosta continental. Mais viscosa, PF menor. Ex.: vulcão de Yellowstone.
Texturas das Rochas Vulcânicas
Rocha vulcânica geralmente contém pequenas bolhas, criadas quando gases são liberados durante uma erupção. Vapor d’água e outros gases dissolvidos, ao escaparem criam cavidades gasosas ou vesículas = pedra-pome
Depósitos Piroclásticos
Ejetólitos Vulcânicos: cinzas ou bombas vulcânicas. 
Rochas formadas a partir de fragmentos menores são denominadas tufos.
Rochas formadas a partir de fragmentos maiores são denominadas brechas.
Derrame Piroclásticos: cinza quente e gases são ejetados como uma nuvem ardente com alta velocidade.
TIPOS DE VULCÕES
Vulcões escudos: constituído por sucessivos derrames de lava que se espalham a partir de uma chamminé. Declines suaves. Longa duração. Ex.: Mauna Loa, Havaí.
Domos vulcânicos: massas arredondas de rochas com vertentes abruptas. Os domos obstruem as chaminés, aprisionando gases. A pressão aumenta até que uma explosão ocorra e fragmente o domo. Declive íngreme e curto. Cresce lentamente. Ex.: Monte Santa Helena, EUA.
Cones de cinza: vertentes côncavas e uma chaminé no cume. Edifício vulcânico íngreme. 1 erupção. Ex.: Cerro Negro.
Estratovulcões: Vulcão composto. formas côncavas, canal alimentador e diques radiais fortalece a estrutura do cone. Ex.: Minte Fuji, Japão.
Crateras: depressão em forma de tigela, encontrada no cume de muitos vulcões. Lava ascendente transborda a cratera. Ex.: Monte Etna, Sicília.
Caldeiras: grande depressão em forma de bacia com paredes íngremes sendo muito maior que a cratera. Ex.: Lago da Cratera, Oregon.
Explosão Freática: mistura de lava e água do mar.
Diatremas: após a explosão, quando a chaminé e o canal alimenator são preenchidos por uma brecha à medida que erupção entra em declínio. Fratura na litosfera para passagem de magma Ex.: Monte Shiprock, Novo México.
Erupções Fissurais
Derrames basálticos: derrames sucessivos frequentemente acumulam-se em imensos planaltos.
Depósitos de fluxos de cinza.
Vulcanismo e hidrosfera
Fumarolas: manifestação superficial da atividade hidrotermal, que é a circulação de água através de magma e rochas vulcânicas quentes.
Gêiser: fonte de água quente que jorra de forma intermitente com grande força. Ex.: No parque de Yellowstone, Old Faithful.
>> LAHARS: correntes de lava vulcânica – mistura de material piroclástico com água em rápido descolamento. Lava e detritos.
>> HOT-SPOT: manifestação vulcânica de material sólido quente que ascende na forma de jato. A posição que a placa está ocupando sobre o ponto quente é marcada por um vulcão ativo.O movimento da placa origina um alinhamento de vulcões extintos e progressivamente mais antigos.
Vulcanismo e atmosfera
Vulcanismo na litosfera afeta o tempo e o clima pela alteração da composição e das propriedades da atmosfera. Podem injetar gases sulfurosos na atmosfera.
Vulcanismo em zonas de subducção
Em limites convergentes (oceano-oceano), os magmas originados de fusões parciais do manto formam arcos de ilhas vulcânicos com erupção de lavas predominantemente basálticas.
Os magmas formados em limites convergentes do tipo oceano-continente são misturas de basaltos do manto, da crosta contiental félsica e dos materiais do topo da placa.
Energia geotérmica: depende do aquecimento de água à medida que passa por uma região de rocha quente.
Efeito benéfico do vulcanismo: produz solos ricos em nutrientes, processos hidrotermais são importantes na formação de minérios economicamente valiosos, calor geotérmico obtido em áreas de atividade hidrotermal como fonte de energia.

Outros materiais