Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Geologia
Capítulo 06
Magmas são líquidos, logo têm menor densidade que as rochas que os produziram, à medida que o magma se acumula, começa a ascender à litosfera.
Vulcão é uma elevação ou uma montanha construída pela acumulação de lavas de outros materiais eruptivos. 
Geossistema Vulcânico é o conjunto de rochas, magma e processos necessários para explicar a sequência de eventos desde a fusão até a erupção 
TIPOS DE LAVA
Basáltica: o basalto é uma rocha ígena extrusiva máfica. Tipo mais comum de magma. Produzido em dorsais mesoceânicas, vales em rifte contientais em pontos quentes. Raramente explosivas. Fluida.
PAHOEHE: em forma de corda, dobras justapostas retorcidas
AA: lava que perde gases, move-se mais lentamente, espessa capa.
ALMOFADAS: resfria abaixo d’água
BASALTO VESICULAR
DERRAMES BASÁLTICOS
Andesíticas: andesito - rochas ígneas extrusivas intermediárias. Menos quentes que as lavas balsáticas. Produzidos nos cinturões de montanhas vulcânicas Ex.: Andes. Ex.: Monte de Santa Helena; ilha de Krakatoa.
Riolíticas: rochas ígneas extrusivas de composição félsica. Magma riolítico produzido onde o calor do mando fundiu grandes volumes da crosta continental. Mais viscosa, PF menor. Ex.: vulcão de Yellowstone.
Texturas das Rochas Vulcânicas
Rocha vulcânica geralmente contém pequenas bolhas, criadas quando gases são liberados durante uma erupção. Vapor d’água e outros gases dissolvidos, ao escaparem criam cavidades gasosas ou vesículas = pedra-pome
Depósitos Piroclásticos
Ejetólitos Vulcânicos: cinzas ou bombas vulcânicas. 
Rochas formadas a partir de fragmentos menores são denominadas tufos.
Rochas formadas a partir de fragmentos maiores são denominadas brechas.
Derrame Piroclásticos: cinza quente e gases são ejetados como uma nuvem ardente com alta velocidade.
TIPOS DE VULCÕES
Vulcões escudos: constituído por sucessivos derrames de lava que se espalham a partir de uma chamminé. Declines suaves. Longa duração. Ex.: Mauna Loa, Havaí.
Domos vulcânicos: massas arredondas de rochas com vertentes abruptas. Os domos obstruem as chaminés, aprisionando gases. A pressão aumenta até que uma explosão ocorra e fragmente o domo. Declive íngreme e curto. Cresce lentamente. Ex.: Monte Santa Helena, EUA.
Cones de cinza: vertentes côncavas e uma chaminé no cume. Edifício vulcânico íngreme. 1 erupção. Ex.: Cerro Negro.
Estratovulcões: Vulcão composto. formas côncavas, canal alimentador e diques radiais fortalece a estrutura do cone. Ex.: Minte Fuji, Japão.
Crateras: depressão em forma de tigela, encontrada no cume de muitos vulcões. Lava ascendente transborda a cratera. Ex.: Monte Etna, Sicília.
Caldeiras: grande depressão em forma de bacia com paredes íngremes sendo muito maior que a cratera. Ex.: Lago da Cratera, Oregon.
Explosão Freática: mistura de lava e água do mar.
Diatremas: após a explosão, quando a chaminé e o canal alimenator são preenchidos por uma brecha à medida que erupção entra em declínio. Fratura na litosfera para passagem de magma Ex.: Monte Shiprock, Novo México.
Erupções Fissurais
Derrames basálticos: derrames sucessivos frequentemente acumulam-se em imensos planaltos.
Depósitos de fluxos de cinza.
Vulcanismo e hidrosfera
Fumarolas: manifestação superficial da atividade hidrotermal, que é a circulação de água através de magma e rochas vulcânicas quentes.
Gêiser: fonte de água quente que jorra de forma intermitente com grande força. Ex.: No parque de Yellowstone, Old Faithful.
>> LAHARS: correntes de lava vulcânica – mistura de material piroclástico com água em rápido descolamento. Lava e detritos.
>> HOT-SPOT: manifestação vulcânica de material sólido quente que ascende na forma de jato. A posição que a placa está ocupando sobre o ponto quente é marcada por um vulcão ativo.O movimento da placa origina um alinhamento de vulcões extintos e progressivamente mais antigos.
Vulcanismo e atmosfera
Vulcanismo na litosfera afeta o tempo e o clima pela alteração da composição e das propriedades da atmosfera. Podem injetar gases sulfurosos na atmosfera.
Vulcanismo em zonas de subducção
Em limites convergentes (oceano-oceano), os magmas originados de fusões parciais do manto formam arcos de ilhas vulcânicos com erupção de lavas predominantemente basálticas.
Os magmas formados em limites convergentes do tipo oceano-continente são misturas de basaltos do manto, da crosta contiental félsica e dos materiais do topo da placa.
Energia geotérmica: depende do aquecimento de água à medida que passa por uma região de rocha quente.
Efeito benéfico do vulcanismo: produz solos ricos em nutrientes, processos hidrotermais são importantes na formação de minérios economicamente valiosos, calor geotérmico obtido em áreas de atividade hidrotermal como fonte de energia.

Mais conteúdos dessa disciplina