Buscar

Processamento de polimeros

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Termoformagem
Termoformagem – é um processo que consiste na deformação de chapas ou filmes poliméricos aquecidos, utilizando vácuo, pressão de ar, contra as paredes de um molde para a produção de diversos produtos.
Aplicações (termoplásticos): descartáveis (copos, pratos, bandejas, embalagens de brinquedos), embalagens para doces, ovos, medicamentos, água, yogurtes, margarinas, revestimento interno de geladeiras e freezers, cadeiras, banheiras, peças de automóveis, cosméticos, etc.. 
*
*
Termoformagem
Termoformagem – é um processo usado principalmente quando necessita-se de peças com grandes áreas de superfície e espessura; peças com paredes finas. 
*
*
*
*
Características do processo:
– é caracterizado por uma operação secundária de transformação de uma chapa ou filme, obtida dos processos de extrusão (+usado), calandragem.
– o processo molda peças com formas relativamente complexas que normalmente não podem ser moldadas por injeção, devido ser de grande dimensão (o que elevaria o custo) ou possuir paredes muito finas;
O processo consiste essencialmente de dois estágios: 1) aumento da temperatura de uma chapa (200m) ou filme (200m) de polímero termoplástico até amolecer e torna-se flexível (estado termoelástico), sem escoamento; 2) moldagem do material dentro de uma cavidade com a forma desejada usando diversas técnicas;
O polímeros no estado amolecido deve ter boa resistência do melt (“melt strength”) para manter a forma ser romper ou escoar precocemente (“sagging”).
Termoformagem
*
*
EMBALAGEM SKIN
EMBALAGEM CLAMSHELL
*
*
Rotomoldagem
Rotomoldagem (moldagem rotacional ou rotocasting) – é um processo que consiste em produzir peças ocas utilizando polímeros na forma de pó ou em suspensão (plastisol) por meio de moldes que movimenta-se em dois eixos perpendiculares.
Aplicações: brinquedos, bolas, bombonas, tanques de grandes dimensões, de combustíveis, play-grounds, caiaques, caixas d´água, botes, containeres, paletes, manequins, etc. 
*
*
Rotomoldagem
Processo - se divide em quatro etapas distintas:
1ª etapa - Dosagem do pó (carga): o material em pó é adicionado dentro de um molde oco e fechado. Geralmente a pesagem do pó e a alimentação ocorrem manualmente.
2ª etapa - Aquecimento e Rotação: o molde é conduzido para um forno onde inicia um movimento de rotação biaxial. 
3ª etapa - Resfriamento e Rotação: O resfriamento do molde pode ocorrer por ar ambiente, jato de ar forçado, jato de água pulverizado e ainda por sistemas mais complexos como camisas envoltas no molde. 
4ª etapa - Desmoldagem: após o molde e a peça serem resfriados, o movimento de rotação biaxial é cessado, e o molde é conduzido para uma estação de desmoldagem. A abertura do molde e a extração da peça são feitas manualmente. Depois da extração da peça, o molde é novamente carregado com material e o ciclo recomeça.
*
*
Rotomoldagem
Características do processo:
- produz peças ocas com várias dimensões e geometrias;
- utiliza materiais na forma de pó ou em suspensão (plastisol);
 processo sem pressão implica em baixo nível de tensões residuais;
 processo econômico, moldes e máquinas de baixo custo;
 intervenção humana;
Principais processos concorrentes: moldagem por sopro, termoformagem (twin- sheet thermoforming) e injeção. 
*
*
ROTOMOLDAGEM - INSERTOS
Na rotomoldagem é possível colocar-se insertos metálicos posicionados diretamente no molde. 
O estudo da fixação do inserto no molde deve ser cuidadosa, exige um bom estudo que assegure a máxima eficiência ( que não se mova e reposicione durante o processo). 
*
*
Rotomoldagem
A matéria prima - deve ser micronizada em pó entre 35 a 100 mesh (150 - 500m) para facilitar o escoamento no molde, reduzindo assim o aprisionamento de ar (bolhas) e acelerar a plastificação do material. O material em pó facilita a redução do ciclo e previne a degradação.
A micronização da matéria prima é feita em moinhos especiais de disco e o pó é separado por peneiras até atingir a granulometria ideal.
*
*
Rotomoldagem
Processo de fusão, sinterização e densificação do pó dentro do molde: 
Polímero aderindo na superfície do molde aquecido (fig 4A);
 Fusão e sinterização do polímero na superfície do molde (fig 4B);
 Formação de bolhas devido ao ar retido entre as partículas (fig. 4C). 
Com o aquecimento reduza viscosidade do polímero e facilita a dissolução do ar pela matriz polimérica (fig 4 D). 
OBS: As bolhas resultam em perdas nas propriedades mecânicas; Aquecimento prolongado implica em degradação na sua superfície interna.
*
*
Rotomoldagem
Resfriamento:
O molde é resfriado somente na parte externa.
Utiliza-se água ou ar, spray de água, jatos de água, etc.
Moldes:
-Alumínio;
-Aço;
Resinas reforçadas com fibra de vidro;
*
*
*
*
*
Rotomoldagem
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais