Buscar

Materiais e Meio ambiente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÕES AMBIENTAIS E A ENGENHARIA DOS MATERIAIS
Alunos:
Alan Gurgel Saraiva
Augusto Coliselli
Lénine Fontes da Silva
Curso de ENGENHARIA AMBIENTAL
Prof. Belarmino B. Lira
 	De uns anos pra cá, o mundo passou por grandes transformações. Inovações tecnológicas foi uma das áreas que mais cresceu. E o que dizer dos materiais? Estamos em uma era de materiais. Industrias e o mercado, tem trabalhado intensamente no sentido de criar materiais com o objetivo de satisfazer as necessidades do ser humano. Mas uma questão entra em pauta: Como aliar todo esse crescimento na produção de materiais e não agredir o meio ambiente? Como aliar esses produtos a uma sociedade sustentável?
Materiais e Sustentabilidade
	Assim como na natureza temos os ciclos hidrológicos, em materiais nós também temos, o chamado “CICLO DO MATERIAL”. Todo material produzido passa por esse ciclo até ser descartado ou reutilizado como falaremos adiante. Ou seja, todos estes passam por estágios ou fases até o produto final. A seguir um esquema resumido de como são estes estágios ou fases:
1- Matéria Prima- É o início do ciclo; quando o material é retirado da natureza.
Ex: Quartzo para a utilização na indústrias;
2- Síntese e Processamento- É a Sintetização do material para ser utilizado na indústria. 
Ex: Síntese do quartzo, que precisa ser separado de outra rochas, para se obter o material puro.
3-Projeto e Fabricação- Fabricação ou acoplamento do produto final para ser usado na indústria.
Ex: Celular como produto final, já com o quartzo inserido.
4- Aplicações- Destino do produto final.
Ex: Indústrias, lojas, etc.
5- Resíduo ou Reciclagem- O produto depois de ser usado pode ser descartado ou reutilizado, no caso, com auxílio da reciclagem.
Um violão é um produto de vários materiais. Madeira, aço, ferro, entre tantos outros.
Figura 1
Esquema básico mostrando o ciclo do Bioplástico, material que vem sendo produzido nos últimos anos pela indústria.
Figura 2
	Nos últimos anos, a crescente preocupação com a questão ambiental, vem interferindo diretamente na produção de materiais. O bioplástico, mostrado anteriormente é um exemplo. A reciclagem é um dos grande mecanismos de remediação de resíduos. A correção de algum produto que venha afetar na questão ambiental, influencia diretamente no preço do produto final. Grandes empresar precisam emitir selos ambientais atualmente. Quantos mais normas, há um encarecimento do produto.
Vidros 
	Um dos estágios mais importantes no ciclo dos materiais é o quinto. Além de ser o estágio que trata do destino desse material, é a fase onde ele pode ser reciclado. 	Se partirmos da perspectiva ambiental, todo material produzido deve ser reciclado ou totalmente biodegradável. Entendo isso, analisemos um caso particular, do vidro, que em sua produção, não é reciclado. Mas ultimamente, algumas empresas tem apostado na reciclagem deste material.
	O vidro é um material ideal para a reciclagem e pode, dependendo das circunstâncias ser infinitamente reciclado. O reuso desses materiais reduz o consumo de energia. Sua reciclagem é resumida em três etapas:
Coleta do material;
Classificação;
Lavação e Trituração; para posteriormente ser usado novamente pelas indústrias.
Esquema Básico de reciclagem do Vidro:
Figura 3
Biopláticos
	Um bioplástico, como o nome já diz, é um material plástico biodegradável, obtido através da sintetização de biopolímeros. Um bioplástico pode ser produzido através de resíduos agropecuários, como cana-de-açúcar, soja, milho, arroz entre outros. Além de ser biodegradável, este tipo de material não tem petróleo como matéria prima, fato que contribui para o meio ambiente.
	Este material, está começando a ser produzido , principalmente na Europa, mas em escala reduzida. Aqui no Brasil, estudos já confirmaram a eficiência do material.
 Mas quais são as Vantagens?
Bandeira Ecológica
	Os principais estudos acerca desse material começou na década de 30, mas apenas nos últimos os laboratórios obtiveram produtos com a resistência e facilidade de manipulação exigidas pela indústria.
	O bioplástico pode ser usado conforme o plástico normal, sem nenhum problema. Tem aplicações na indústria, como canaletas, canos, tomadas, etc.
Claro, se usado incorretamente, causa profundos danos ao meio ambiente!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais