Buscar

Resumo da função da pena

Prévia do material em texto

Universidade de Caxias do Sul
Campus da Região das Hortênsias
Disciplina de Direita Penal IV
Estudante: Murilo Foss
Quais as funções da pena e qual a finalidade que a pena tem alcançado no Brasil:
Conforme Von Liszt, a pena, na teoria da prevenção especial, tem três finalidades: intimidação, correção e inocuização¹. A intimidação, tanto para o infrator não cometer novamente o ilícito, como para desencorajar a sociedade em si a cometer o mesmo. Correção, no sentido de buscar uma correção interna no infrator, de cunho educativo, para que, após cumprir a pena, seja digno e capaz de conviver em sociedade e evitar a reincidência, e, a terceira, de NEUTRALIZAR o indivíduo. 
Ocorre que, no Brasil, temos uma severa crise no sistema penitenciário, a qual faz com que a pena perca a maior parte de suas funções. 
Expondo os condenados à condições desumanas, em selas superlotadas, sem qualquer condição de higiene e organização, logo, havendo cabal desrespeito ao princípio da dignidade da pessoa humana. São tratados de forma pior do que animais em zoológicos, sem dúvida. Estes, em grande percentual, retornam às ruas com uma revolta ainda maior. O Estado Brasileiro peca gravemente ao não fazer cumprir o papel ressocializador da pena, fazendo com que. 
Ademais, também não os afasta completamente da sociedade, pois sabido que, dentro das selas, os presos ainda cometem seus crimes e golpes, através de telefones celulares. 
Logo, podemos concluir, brevemente, que o sistema penal brasileiro vem falhando em um percentual considerável na ressocialização do apenado, fazendo apenas com que se cumpra as finalidades de punição e, parcialmente, a de neutralização do condenado para com a sociedade. 
1 - Bittencourt. Tratado de Direito Penal, 15ª Edição, P. 110.
Gramado, 07 de Agosto de 2016.

Continue navegando