Buscar

Objetos de Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1- ACC- Adriana Oliveira
Objetos de Aprendizagem
O Objeto de Aprendizagem é qualquer elemento digital ou não digital que possa ser utilizado para aprendizagem, educação ou treinamento. As transformações digitais não ocorreram apenas no âmbito dos dispositivos físicos (hardwares) e dos programas (softwares) que os fazem funcionar. A probabilidade de que tantas mudanças pudessem ter ocorridos sem a criação da internet seria, praticamente, inexistente. Hoje, a rede mundial de computadores é uma teia de pessoas e máquinas que, unidas, compartilham portais, blogs, redes sociais, softwares e uma infinidade de outras possibilidades cujas combinações resultaram em espaços especiais, por exemplo, os ambientes virtuais de aprendizagem. Esses espaços, também conhecidos pelas siglas AVA e LMS ( Learning Management System), são softwares que, disponibilizados na Internet ou intranet, agregam ferramentas para a criação, tutoria e gestão de atividades que normalmente se apresentam reunidas sob a forma de cursos.
 Sendo constituídos por diferentes mídias e tecnologias, os AVAs, servem para dar suporte à disponibilização de conteúdos, proporcionando condições para a plena interatividade e interação entre pessoas e grupos, viabilizando, por consequência, a construção do conhecimento; por exemplo: textos, animação, vídeos, imagens, aplicações, páginas web em combinação que destina-se a apoiar o aluno no processo de aprendizagem. A principal característica de um OA é transmitir informação para desempenhar um papel de mediador de aprendizagem; esses OAs podem ser abertos, contendo ferramentas para criação de algo por parte dos estudantes: do tipo instrucionais, mais fechados sem interação, do tipo tutoriais; objetos de exploração, onde o aluno pode explorar, descobrir alguma ideia, experienciar algum conhecimento e OAs que ajudem na resolução de problemas. 
Nessas minhas férias estou lendo um livro de Mitos Platônicos para crianças que ensina como o professor pode no dia-a-dia construir diálogos e debater suas ideias; o bom de trazer Mitos para dentro da sala de aula é que você pode utilizar recursos visuais como o flanelógrafo, figuras, aparelhos de som, revistas para recortar e vídeos. Fazendo com que as crianças comecem a utilizar a imaginação cedo e se interessem pelas atividades dentro da sala de aula e aprendendo a ter sua própria opinião em relação com o que acontece ao seu redor. A utilização de OAs em sala de aula ainda não é muito utilizada por falta de material adequado, quero dizer que não é toda escola que tem computadores disponíveis para que se utilizem no seu dia-a-dia, se uma turma utilizar hoje outra turma não poderá utilizar aquele mesmo OA no mesmo dia, a disponibilidade não é sempre.
 O computador pode ser utilizado para enriquecer uma aula e fazer com que os alunos se sintam prazerosos em aprender. Na nossa própria casa podemos utilizar desenhos infantis como OA, digo isso porque minha filha quando começou a estudar já foi sabendo a distinguir as cores no Inglês e no Português, já sabendo os numerais de um a dez então hoje eu vejo que utilizei objetos de aprendizagem em casa sem nem me dar conta. Os Objetos de Aprendizagem são ferramentas de apoio aos professores muito úteis em qualquer fase educacional. A educação infantil geralmente não recebe a mesma atenção e recursos dos órgãos de ensino quando o assunto é tecnologia. Mesmo o MEC orientando que a tecnologia deve ser inserida no contexto educacional, sabemos que não acontece nas unidades de ensino públicas.
 Faz-se somente necessária a divulgação da existência de tais programas, e a disponibilização de treinamentos para professores poderem utiliza-los adequadamente. São um conjunto de fatores que mais envolvem esforço e disposição de professores e gestores, que recursos financeiros. Por isso é sempre bom estarmos ligados com esses objetos de aprendizagem e sempre se atualizando para levar de modo dinâmico e prazeroso esse material rico para dentro da sala de aula.

Continue navegando