Buscar

Exercício Aula 5 Fundamentos de Epidemiologia

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: SDE0245_EX_A5_201602649839_V1 
	Matrícula: 201602649839
	Aluno(a): RENATA MARCELINO GONCALVES
	Data: 24/02/2017 15:13:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602823779)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	De acordo com a interferência do pesquisador no estudo, o tipo de estudo no qual o pesquisador não se limita à simples observação, mas interfere pela exclusão, inclusão ou modificação de um determinado fator é chamado de:
		
	
	Analítico.
	
	Primário.
	
	Observacional.
	
	Secundário.
	 
	Intervencional.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602825247)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1)
	
	Sobre as formas de ocorrência das doenças, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Endemia é a ocorrência coletiva de determinada doença em determinado grupo humano, distribuído em espaço delimitado, com incidência constante, permitidas flutuações cíclicas ou sazonais.
	
	Surto epidêmico é um tipo de epidemia em que os casos se restringem a uma área geográfica pequena e bem delimitada.  
	
	Epidemia é a elevação do número de casos de uma doença ou agravo em um determinado lugar e período de tempo, que caracterize, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada.  
	 
	Um exemplo típico de endemia é a da Aids que acomete todos os continentes.
	
	Pandemia é a ocorrência epidêmica caracterizada por uma grande extensão espacial, atingindo várias nações do mundo.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602824438)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	Estudos que abordam áreas geográficas bem delimitadas, realizam correlações entre indicadores de condição de vida e situação de saúde, podendo utilizar uma referência geográfica (bairros, distritos, municípios, estados, nações) ou organizações coletivas de qualquer natureza como referência para definição da unidade de informação (fábricas, escolas, prisões, hospitais) são chamados de:
		
	
	Prospectivos.
	
	Inquéritos.
	
	Retrospectivos.
	 
	Ecológicos.
	
	Ensaios Clínicos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602824426)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	A classificação das pesquisas epidemiológicas é realizada de acordo com os desenhos de pesquisa que representam conjuntos formados por indivíduos, particularizados um a um (individuados) ou agregados por algum critério. De acordo com o período de seguimento existem pesquisas que seguem uma sequência temporal entre uma exposição, ausência da mesma ou intervenção terapêutica, e o aparecimento da doença ou fato evolutivo. Nessas pesquisas um processo é estudado ao longo do tempo para investigar mudanças, refletindo assim, uma sequência de fatos. Esse tipo de estudo classificado de acordo com o período de seguimento é chamado de:
		
	 
	Longitudinal.
	
	Descritivo.
	
	Transversal.
	
	Caso-controle.
	
	Ecológico.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602824633)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	De acordo com a procedência da equipe de investigação, estudos cooperativos entre diversas instituições que permitem a obtenção de casuísticas maiores (megatrials) e que exigem uma elaboração mais complexa quanto a protocolos, assim como treinamento e integração das equipes são chamados de:
		
	 
	Multicêntricos.
	
	Longitudinais.
	
	Ecológicos.
	
	Transversais.
	
	Descritivos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602823781)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	O método epidemiológico foi especialmente desenvolvido para ser aplicado na investigação do processo saúde/doença em populações humanas. Estratégias de problematização em pesquisa epidemiológica propiciam o crescimento da capacidade humana em conhecer a realidade e transcender o seu universo. Sobre a problemática na pesquisa epidemiológica são feitas as seguintes afirmações: I A necessidade social de reconhecer, controlar e/ou remover fatores ambientais, culturais, biológicos, físico-químicos ou socioeconômicos nocivos à saúde é o principal agente determinante. II Os agravos à saúde que acometem apenas os grupos humanos vulneráveis são os principais agentes determinantes. III A necessidade social de reconhecer, controlar e remover apenas os fatores socioeconômicos nocivos à saúde é o principal agente determinante. IV A precariedade no saneamento básico é o principal agente determinante. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	As afirmativas II, III e IV são falsas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602996530)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	As variáveis são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Os métodos e técnicas da epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo por meio de variáveis de pessoa, tempo e lugar. Sobre a variável lugar NÃO É CORRETO afirmar que:
		
	 
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença é muito importante, principalmente para se conhecer o seu agente etiológico e as fontes de contaminação.
	
	Vários elementos geográficos espaciais podem influenciar a distribuição das doenças, como, por exemplo, clima, fauna, relevo, poluentes urbanos e rurais, contaminação de alimentos, tipo de habitação, espaço urbano, ambiente de trabalho e inúmeros outros.
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural, distrito sanitário, bairro, município, etc.), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde, etc.
	
	Dizer onde ocorre uma determinada doença significa o mesmo que dizer em que tipo de ambiente essa doença ocorre.
	 
	O local onde as pessoas vivem ou trabalham não se relaciona ao tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602824225)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	O termo vulnerabilidade tem sido usado em vários estudos epidemiológicos, principalmente focalizado para a perspectiva de risco. MUNÕZ SÁNCHEZ & BERTOLOZZI (2007) demonstraram que o modelo de vulnerabilidade deve ser analisado de acordo com a relação entre a vulnerabilidade individual/social/programática em uma mesma população. Sobre o modelo de vulnerabilidade proposto por esses autores são feitas as seguintes afirmações: I A vulnerabilidade individual refere-se ao grau e à qualidade da informação que os indivíduos dispõem sobre os problemas de saúde, sua elaboração e aplicação na prática. II A vulnerabilidade social avalia a obtenção das informações, o acesso aos meios de comunicação, a disponibilidade de recursos cognitivos e materiais, o poder de participar de decisões políticas e em instituições. III A vulnerabilidade programática consiste na avaliação dos programas para responder ao controle de enfermidades, além do grau e qualidade de compromisso das instituições, dos recursos, da gerência e do monitoramento dos programas nos diferentes níveis de atenção. IV A determinação social da doença é destacada através do modelo de vulnerabilidade que interliga os aspectos individuais, sociais e programáticos. Assinale a alternativa correta:As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	 Gabarito Comentado

Continue navegando