Buscar

Revisão Biofísica 1 - Bloco 2

Prévia do material em texto

Revisão Biofísica 1 – Bloco 2
Diferencie lesão no DNA de mutação.
Mutação é uma variação hereditária abrupta no genoma (ATCG), já a lesão no DNA é uma alteração química das bases, ligações fosfodiéster ou açúcares (número infinito de possibilidades).
Um homem fazendo caipirinha sob o sol. As lesões tem relação com as substancias da caipirinha?
 Tem a ver com as furocumarinas presentes na casca do limão, essas substâncias reagem quando expostas ao sol, gerando queimaduras mais conhecidas como fitofotodermatoses.
Casca de limão: Tem furocumarinas que ao entrarem na célula param no DNA e fazem lesão “nele”. (se intercala no meio da hélice do DNA, onde há ligações de Hidrogênio.) Quando somos irradiados pelo sol, haverá pisoraleina se ligando covalentemente com timina que não permitirá a replicação. (Ação fotodinâmica)
Fotomelanose
Pacientes com vitiligo (Tratado por fototerapia). Induz pigmentação da pele por reação fotodinâmica (Fotolesão no DNA). Radiação é utilizada em terapia gênica autoimune como psoríase e vitiligo, utilizando PUVA. (fototerapia)
Qual doença está associada ao folclore do vampiro e qual o fenômeno fototrológico envolvido na sensibilidade da luz?
A doença envolvida no folclore do vampiro é a porfiria. Como ela só foi descoberta no séc XIX, seus sintomas eram anteriormente confundidos com o "vampirismo". Uma explicação para o folclore seria que muitas famílias nobres acometidas pela doença acabavam compensando a perda de sangue bebendo o sangue dos animais de seus matadouros. Hoje existem outros tratamentos para normalizar as enzimas sanguíneas envolvidas na porfiria.
A causa do aparecimento da doença, nas pessoas geneticamente predispostas, é uma alteração metabólica que provoca uma deficiência na degradação e excreção do grupamento heme das hemácias, um dos representantes de um grupo de moléculas chamado porfirina e o responsável pelo transporte de oxigênio. Esse grupamento acaba se depositando na pele e quando o indivíduo se expõe ao sol, essa substância absorve a luz e excita os elétrons. Assim que os elétrons voltam ao estado de menor energia, emitem um fóton, liberando energia necessária para excitar o oxigênio. Logo, o sujeito sofre ação fotodinâmica na pele, devido ao alto nível de estresse oxidativo. Este oxigênio altamente reativo produz destruição dos tecidos, oxidando essas áreas de forma violenta, com severa inflamação em forma de queimação. Por este motivo, o indivíduo não pode se expor ao sol.
Um amigo contaminado com um radiofármaco emissor gama. Detectores de radiação capazes de detectar atividade igual ou superior a 10mCi. Seu colega acabou de ser contaminado com 99m Tc cuja atividade é de 50mCi e que tinha de se dirigir imediatamente para 3 opções de fuga:
a) Aeroporto que fica a 2 horas do local onde ele está. b) Porto que está a 1hr e 15min. c) Terminal que está a 2hrs e 30min. d)Se render e dizer aos sequestradores que tinha saído só pra comprar cigarros e que já voltava.
Sabendo que a meia-vida biológica do 99m Tc é de 6hrs, assim como sua meia-vida física é de 6hrs, qual das opções você diria para o seu amigo?
Fazendo o calculo, a meia-vida efetiva é de 3hrs (1/b+1/f=1/e => 2/6=1/e => e=3), tempo pra levar a atividade do 99m Tc a 25mCi (ativ/2= 50/2=25), que é maior do que 10mCi. Se escolhesse ir ao terminal a 2hrs e 30min, a atividade ainda seria detectada, então ele não conseguiria fugir. Portanto a melhor alternativa é se render (d).

Continue navegando