Buscar

Relatividade cultural 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta: O relativismo cultural é a visão de que todas as crenças, costumes e ética são relativas ao indivíduo dentro do seu próprio contexto social. Em outras palavras, "certo" e "errado" dependem de cada cultura; o que é considerado moral em uma sociedade pode ser considerado imoral em outra, e, uma vez que não existe um padrão universal de moralidade, ninguém tem o direito de julgar os costumes de uma outra sociedade.
O relativismo cultural é amplamente aceito na antropologia moderna. Os relativistas culturais acreditam que todas as culturas são igualmente dignas e de igual valor. A diversidade de culturas, mesmo aquelas com crenças morais conflitantes, não deve ser considerada em termos de certo e errado ou bom e ruim. O antropólogo de hoje considera todas as culturas como expressões igualmente legítimas da existência humana que devem ser estudadas a partir de uma perspectiva puramente neutra.
O relativismo cultural está intimamente relacionado ao relativismo ético, que vê a verdade como variável e não absoluta. O que constitui o certo e o errado é determinado unicamente pelo indivíduo ou pela sociedade. Já que a verdade não é objetiva, não pode haver nenhum padrão objetivo que se aplique a todas as culturas. Ninguém pode dizer se alguém está certo ou errado; é uma questão de opinião pessoal, e nenhuma sociedade pode julgar uma outra sociedade.
O relativismo cultural não vê nada intrinsecamente errado (e nada intrinsecamente bom) com qualquer expressão cultural. Assim, as práticas dos antigos maias de automutilação e sacrifícios humanos não são nem bons nem maus; elas são simplesmente distinções culturais semelhantes ao costume de disparar fogos de artifício para comemorar o ano novo. O sacrifício humano e fogos de artifício -- ambos são simplesmente diferentes produtos de distintas sociedades.

Outros materiais