Simulado Historia  das  Americas
9 pág.

Simulado Historia das Americas


DisciplinaHistória da América I1.764 materiais52.216 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/2 - História da América 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cA contratação de bandeirantes para a redução de índios rebelados e quilombos correspondeu a outro tipo de atuação desses sertanistas. Conhecedores do interior e das línguas indígenas, eles próprios normalmente mamelucos, os paulistas ou vicentinos eram, no século XVII, os mais experientes homens do sertão.\u201d 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEHLING, Arno. WEHLING, M.J.C.M. Formação do Brasil colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, p.116.
Levando em consideração a leitura do trecho dado e os conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências sobre o sertanismo de contrato, leia as afirmativas abaixo:
I. O sertanismo de contrato eram expedições organizadas para capturar índios e rebeldes, e combater a formação de quilombos.
II. A atuação dos sertanistas colaborou para a expansão de atividades econômicas no Nordeste, e em especial as ligadas ao desenvolvimento da pecuária.
III. Em troca dos serviços prestados, muitos bandeirantes recebiam lotes de terras de seus contratadores, que, em geral, eram grandes proprietários de terra.
IV. Apesar da interiorização feita pelos bandeirantes, respeitava-se o limite imposto pelo Tratado de Tordesilhas.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	I, e IV apenas.
	
	B
	I, III e IV apenas.
	
	C
	II e IV apenas.
	
	D
	I e II apenas.
	
	E
	I, II, e III apenas.
Questão 2/2 - História da América
Leia o trecho a seguir:
\u201cEntre 1740 e 1771, a região, inteiramente demarcada pelas autoridades e já constituindo o 'distrito diamantino', foi entregue a contratadores, como o famoso João Fernandes de Oliveira. Problemas de administração e contrabando crescente, além das sempre presentes dificuldades de comercialização no mercado mundial, fizeram com que o Estado assumisse a exploração da área\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEHLING, Arno. WEHLING, M.J.C.M. Formação do Brasil colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, p.221.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências sobre a exploração das primeiras minas de diamantes descobertas em território brasileiro, em 1729, é correto afirmar que:
	
	A
	a extração de diamantes tornou-se monopólio real e, para evitar contrabando, a mineração contava com o trabalho de escravos alugados pela Coroa.
	
	B
	foram criadas cartas régias, que davam a determinados contratadores o direito de explorar o território em nome da Coroa Portuguesa.
	
	C
	com as medidas tomadas pela Coroa, a exploração de diamante durou muito mais tempo que a exploração de ouro.
	
	D
	na região do distrito diamantino havia uma circulação muito grande de pessoas, que supriam a região de outros produtos, necessários ao cotidiano.
	
	E
	apesar da descoberta da região mineradora ter gerado grandes riquezas para a colônia, a região Nordeste continuou dominando o cenário econômico no Brasil Colonial.
	1E
	2A
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cQuando chegou ao Brasil, onde fica hoje a região de Porto Seguro, na Bahia, os primeiros índios que Pedro Álvares Cabral encontrou foram os Tupiniquim.[...] E através destes contatos, eles entenderam que havia dois grandes grupos indígenas no Brasil. [...] Com o passar dos séculos, os colonizadores foram adentrando o interior do país e constataram que a divisão ia além de dois grupos.\u201d 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Denise R. TIRADENTE, J. A. Sociedade em construção: história e cultura indígena brasileira. Sâo Paulo: Gráfica e Editora Direção, 2008, p.23. 
A partir do fragmento acima e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, marque a alternativa que apresenta algumas características dos povos indígenas encontrados pelos portugueses ao chegar no território brasileiro:
I. Muito semelhantes aos povos pré-colombianos, os indígenas no Brasil mantinham formas de organização baseadas em grandes impérios.
II. A grande maioria das tribos que foram encontradas pertenciam a um mesmo grupo linguístico.
III. Foram encontrados grupos indígenas do tronco tupi-guarani ocupando a maior parte do litoral brasileiro, praticavam uma agricultura primitiva com métodos rudimentares.
IV. Nos sertões e cerrados, foram encontrados os tapuias, que viviam da caça e da pesca e da coleta de frutos, além da agricultura itinerante.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	I, III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	II, III e IV apenas.
	
	D
	I, II apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
	1E
	2C
Questão 2/2 - História da América
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cO repartimiento teve pontos de contato com instituições pré-colombianas, como a mita incaica e o cuatequil asteca: as elites daquelas civilizações indígenas tinham posto em prática o recrutamento forçado para o trabalho produtivo e obras públicas\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPEZ, L. R. História da América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986, p.43.
De acordo com o fragmento de texto acima e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, marque a alternativa que indica o motivo pelo qual o sistema de encomienda foi sendo aos poucos substituído pelo repartimiento.
	
	A
	A igreja condenava o uso da mão de obra indígena, por isso a troca de sistema.
	
	B
	Desinteresse dos encomenderos pelo sistema que declinava.
	
	C
	Ocorreu um grande declínio da população e da oferta de mão de obra, que tornou-se escassa.
	
	D
	A Coroa espanhola desistiu do primeiro sistema por considerá-lo ineficiente.
	
	E
	O sistema de encomienda não estava de acordo com as necessidades da colônia.
	1E
	2C
Questão 1/2 - História da América 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cA revolução ocorrida na França no final do século XVIII mudou radicalmente a face do mundo. Pôs fim ao chamado \u2018Antigo Regime\u2019 e inaugurou a nossa história, a nossa modernidade. Mas ela não surgiu do nada. Os revolucionários que partiram ao assalto do poder político foram buscar em um rico arsenal de ideias as justificativas para a sua ousadia\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FORTES, L.R.S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1991, p. 8. 
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências sobre o movimento iluminista, leia as afirmativas a seguir:
I. Defendia o lema liberdade, igualdade e fraternidade, incompatível com as monarquias absolutistas da época, pois questionava a autoridade dos reis.
II. Apesar de ser um movimento de ideias, o Iluminismo foi além da filosofia, pois norteou modificações em outras áreas da vida e do cotidiano, ligada às artes, religião, ciências e política.
III. Apesar de defender ideias universais, as ideias iluministas só tiveram importância na Inglaterra.
IV. Por estar na linha de pensamento do ideário burguês, foi norteador dos questionamentos feitos ao \u201cantigo regime\u201d. 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e IV apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	II e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
	
	E
	I, II, e III apenas.
	1 
Questão 2/2 - História da América
Leia o trecho a seguir: 
\u201cCom o Stamp Act, os colonos já eram taxados sem o consentimento dos seus representantes. Os fundos assim levantados eram usados para manter um exército estacionado nas colônias [...]. Aos funcionários da Coroa, parecia cabível em 1761, pedir aos tribunais [...]