Buscar

INOPONIBILIDADE DAS EXCEÇÕES PESSOAIS - TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabriela Cipriano RA: 
Profª – Títulos de Crédito
Órgão : 1ª TURMA CÍVEL Classe : APELAÇÃO N. Processo : 20120110765929APC (0021297-74.2012.8.07.0001) Apelante(s) : CASA DO PAO LTDA Apelado(s) : BRUNO EDUARDO FERNANDES SOARES Relator : Desembargador GILBERTO PEREIRA DE OLIVEIRA Revisor : Desembargador TEÓFILO CAETANO Acórdão N. : 810371
A requerida, Casa do Pão LTDA emitiu um cheque para a empresa Carvalho e Morais Construção e Reforma, que por sua vez, repassou o título para o requerente, Bruno Eduardo Fernandes Soares. Porém, a requerida, insatisfeita com a reforma predial realizada pela construtora, sustou o referido cheque e quando cobrada pelo requerente, alegou suas exceções pessoais ao terceiro.
Neste caso, cabe ressaltar o Princípio da Abstração, o qual não vincula o Título de Crédito ao negócio jurídico que lhe deu origem e consequentemente o Princípio da Inoponibilidade das Exceções Pessoais. De acordo com este princípio, a requerida não poderá opor ao requerente e credor de boa-fé do título, suas exceções pessoais quanto ao terceiro, Carvalho e Morais Construção e Reforma, portador anterior do cheque.
Conforme os princípios expostos, o requerido emitente do cheque possui obrigação no pagamento, mesmo que o portador da cártula não seja aquele originariamente contratado. Caberia escusa do pagamento apenas se comprovada fraude na emissão da cártula ou vinculação a contrato firmado pelo emitente ao negócio jurídico como fundamento.
A ação foi julgada tomando como base os referidos princípios. O requerido teve o recurso negado e foi sentenciado a pagamento do título acrescido de correção monetária e juros de mora.

Outros materiais