Buscar

APOL - base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica

Prévia do material em texto

Leia o fragmento de texto abaixo:
“A Constituição Federal de 1988 modificou inteiramente a compreensão que se deve ter [sobre o meio ambiente], pois inseriu, de forma bastante incisiva, o conteúdo humano e social no interior do conceito, sendo que em seu artigo 225, determinou que o meio ambiente se constitui em direito de todos e bem de uso comum do povo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DEA, C.R.D.; MIRANDA, F.S.M.P. Aspectos jurídicos do direito ambiental e a responsabilidade civil por danos ambientais. Revista eletrônica: Direito, Justiça e Cidadania, FAC São Roque, v. 2, nº 1, 2011. p. 3
(link: www.facsaoroque.br/novo/publicacoes/pdfs/carlos_drt_20111.pdf. Acesso em 14 abr. 2016).
Tendo em vista o fragmento acima, as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as seguintes proposições sobre o conceito de meio ambiente apresentado por Morán (1990):
I. Para o autor, o meio ambiente é classificado como meio biótico, que engloba os seres vivos, organismos, comunidades, plantas e animais, devido às relações destes serem baseadas apenas nas comunidades e ecossistemas.
II. Para o autor, o meio ambiente deve ser classificado levando em consideração as relações com os seres vivos, animais, plantas, homens, todos vivendo em ecossistemas e os alterando.
III. O autor classifica o meio ambiente em mundo biótico e abiótico, o primeiro relaciona-se aos seres vivos, comunidades e populações; e o segundo está relacionado ao ambiente sem vida, caracterizado como físico-químico.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	III.
Atente para a seguinte citação:
“No caso dos seres humanos, o seu meio ambiente mais comum são as cidades que podem ser vistas como natureza modificada pelo homem, afastada, portanto, da categoria natureza, assumindo a categoria de meio ambiente específico, denominado também de meio ambiente construído. A natureza tem, então, um sentido dinâmico, pois está constantemente sendo transformada em meio ambiente, como decorrência do constante aumento do conhecimento do homem sobre ela. Os sistemas sociais humanos afastam-se gradualmente do ‘natural, pois, por sua própria natureza, têm por objeto conhecê-la e modificá-la”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DULLEY, R.D. Noção de Natureza, Ambiente, Meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo. São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15-26, jul./dez. 2004, p. 21 (link: http://www.iea.sp.gov.br/out/publicacoes/pdf/asp-2-04-2.pdf. Acesso em 16 abr. 2016).
O texto enfatiza-se a relação entre o homem e o meio ambiente e o determinismo baseado apenas nas necessidades do homem. Em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, consideramos mais amplamente o conceito de meio ambiente. Baseado nisso, leia as proposições a seguir:
I. O meio ambiente é um objeto complexo, pois quando é abordado sob os aspectos social e natural, outro conjunto de premissas e de conceitos básicos é incorporado a ele.
II. O conceito de meio ambiente vem sendo desenvolvido durante a evolução das preocupações ambientais e não se restringe a apenas uma área do conhecimento.
III. O conceito de meio ambiente, que pode ser substituído por natureza, foi atualizado e delimitado antes das mudanças nas relações entre o homem e os recursos naturais.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	II.
	
	E
	I.
Leia a manchete a seguir:
   
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/07/mpf-ajuiza-acao-contra-desperdicio-de-agua-em-pocos-jorrantes-no-piaui.html> Acesso em 06 jan. 2016.
Na manchete acima, é mostrada uma ação do Ministério Público Federal para conter o desperdício de água. Sobre isso, de acordo com as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as proposições a seguir:
I. Evitar o desperdício de recursos naturais está no cerne dos preceitos apoiados pela produção embasada na ecoeficiência, pensando no uso consciente dos mesmos.
II. A reciclagem está entre os exemplos de mecanismos preconizados na ecoeficiência e, dessa forma, prioriza o melhor destino do lixo e materiais que poderão servir para outros serviços.
III. Dentre os objetivos da ecoeficiência, está a eficácia na produção de bens e serviços independente da redução no consumo de matérias-primas e energia.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I e II.
	
	E
	II.
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Uma vez que um dos principais motivos que levam as empresas a adotar práticas de gerenciamento na área ambiental é a melhoria na imagem e na reputação, a prática do marketing verde é determinante para que esse objetivo seja respondido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, V.N.; PACAGNAN, M.N. Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná. Revista de Administração (São Paulo) [online]. v. 49, n. 1, p. 116-128, jan./mar. 2014 (link: /www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000100010. Acesso em 09 maio 2016).
Considerando o fragmento acima, o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica e as aulas sobre o desenvolvimento sustentável e o papel das empresas na conservação ambiental, assinale a alternativa verdadeira acerca dos selos e rótulos ambientais:
	
	A
	Os rótulos ambientais representam uma iniciativa de identificação de qualidade ambiental. Nesse sentido, por força de lei, as empresas estão aderindo ao contexto da sustentabilidade e adotando o selo como marketing comercial.
	
	B
	Quando uma empresa deseja o selo de qualidade ambiental, ela será responsável pelas etapas de adequação mediante as normas e etapas de produção que constam na legislação brasileira.
	
	C
	O selo de qualidade ambiental ainda não é obrigatório no Brasil. Porém, quando a empresa deseja se enquadrar nas normas para obtê-lo, tem a supervisão de comitês que representam a ABNT – Qualidade Ambiental e uma comissão de certificação.
	
	D
	O selo de qualidade ambiental, por ser obrigatório no Brasil, leva as empresas a aderirem o marketing comercial e priorizar o meio ambiente. Com esse selo, a mercadoria pode ser comercializada internacionalmente.
	
	E
	O selo ABNT – Qualidade ambiental foi introduzido no Brasil como forma de incentivar as empresas a produzir, ocasionando menos impactos aos recursos naturais. Mesmo sendo uma lei nova, muitas empresas já aderiram ao sistema.
 
Observe a imagem a seguir:
Manifestantes detidos são mantidos em linha em rua de Copenhague pela polícia na noite de sábado. Após esta avaliação, caso queira ler o texto relativo à imagem acima, ele está disponível em:  https://goo.gl/q7eDcJ. Acesso em 20 dez. 2015.
A imagem acima é de um movimento realizado em favor do ambientalismo. Com relação a movimentos em prol do meio ambiente, considerando o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica e as aulas, leia as proposições a seguir:
I. Grandes fazendeiros de soja lutam pela proteção das florestas, sobretudo as tropicais, pensando também na preservação da biodiversidade.
II. Quando são divulgados projetos de construção de hidrelétricas, surgem muitas vezes os grupos ambientalistas que se mobilizam para contestar a construção e proteger os recursos ambientais.
III. Um exemplo de intervenção contra obras que impactam o meio ambiente ocorre quando moradores se organizam para evitar a reativação ou uso de áreas para aterros sanitários.
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.

Continue navegando