Buscar

RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS EXERCICIOS DE FIXAÇÃO

Prévia do material em texto

RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS
GST0403_A1_201408367017_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: ELIZABETE OLIVEIRA DA SILVA
	Matrícula: 201408367017
	Disciplina: GST0403 - REL. TRAB. SIND. 
	Período Acad.: 2017.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A Revolução Industrial teve início na Inglaterra e alguns fatores favoreceram o surgimento da indústria na Inglaterra, exceto:
	
	
	
	
	
	O País também possuía grandes reservas de minério de ferro (matéria-prima importante da época);
	
	 
	O País reconhecia os Direitos Coletivos dos Trabalhadores;
	
	
	A burguesia inglesa teve a capacidade de adquirir equipamentos e de contratar mão de obra abundante na época;
	
	
	O País possuía um mercado interno que favorecia o crescimento do parque industrial;
	
	 
	Todas as alternativas estão incorretas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A Revolução Industrial aumentou o número de desempregados substituídos pelas máquinas, o que permitiu que:
	
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Os empresários utilizassem mão de obra mais rudimentares;
	
	
	Os empresários utilizassem mão de obra sem qualificação;
	
	
	Os empresários não fizessem novas contratações;
	
	 
	Os empresários utilizassem mão de obra mais bem qualificada;
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A classe trabalhadora durante muitos anos foi dominada, permanecendo até que os trabalhadores conquistassem seu espaço de luta. No Governo de Getúlio Vargas os direitos dos trabalhadores foram consolidados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os contornos maiores ao movimento sindical brasileiro. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Os sindicatos no Brasil foram criados em 1943 e possuem alguns aspectos que não devem ser repensados, tais como a unicidade e a contribuição sindical.
	
	
	Os congressos operários surgidos no Rio de Janeiro tiverem apoio das autoridades constituídas, que facilitaram a participação dos líderes sindicais;
	
	 
	Os sindicatos resistiram a legalização imposta pelo Governo e mesmo assim, conseguiram avanços como o limite da carga horária diária em 8 horas e o descanso semanal remunerado;
	
	
	No período do governo militar, apesar da repressão existente, as lutas sindicais aumentaram fortalecendo o movimento sindical;
	
	
	O Ministro do Trabalho Lindolfo Collor através de um Decreto-Lei criou as amarras do movimento sindical por meio do controle financeiro, porém, com a Constituição Federal de 1988 este controle deixou de existir;
	
	
	
		4.
		A Revolução Industrial teve início na Inglaterra e foi favorecida pelo fato do País possuir grandes reservas de carvão mineral. No Brasil a Revolução Industrial teve início na segunda metade do Século XVIII com as indústrias _____ e _____. Com a Lei _____ que proibia o tráfego de escravos, o capital foi transferido para aplicação na área industrial. Na presidência de Juscelino Kubitschek (JK) houve a grande expansão da indústria de bens duráveis, principalmente de _____e _____, em face da abertura ao capital estrangeiro.
	
	
	
	
	
	França, têxtil, ferro, Fernando Collor, eletrodoméstico e veículos;
	
	 
	Inglaterra, têxtil, ferro, Eusébio de Queiroz, eletrodoméstico e veículos;
	
	
	Nenhuma das alternativas anteriores estão corretas.
	
	
	Inglaterra, agrícola, ferro, Eusébio de Queiroz, eletrodoméstico e veículos;
	
	
	França, têxtil, ferro, Fernando Collor, aviões e veículos;
	
	
	
		5.
		Sobre o sindicalismo no Brasil marque a opção correta:
	
	
	
	
	
	No Brasil não há um direito do trabalho e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) jamais foi aprovada e não tem vigor em nosso sistema jurídico.
	
	 
	No governo populista de Getúlio Dornelles Vargas, surgiram os sindicatos e toda a sua estrutura. Tais sindicatos foram definidos nos artigos da referida legislação.
	
	
	No Brasil há uma lei que proibe a criação de sindicatos.
	
	
	Ao longo da história sindical no Brasil observa-se que nunca ouve uma greve em nosso país, tendo em vista que não existem conflitos entre empregados e empregadores.
	
	
	A classe dominante sempre procurou fornecer elementos para que os trabalhadores soubessem de seus direitos e tivessem acesso ao estudo e educação.
	
	
	
		6.
		A Revolução Industrial teve início na Inglaterra e foi favorecida pelo fato de o País possuir grandes reservas de carvão mineral. Com o advento da energia a vapor, o carvão mineral tornou-se o grande combustível do século XVII, permitindo, então, o avanço das máquinas movidas a vapor. Isso gerou mais eficiência de produção, barateando o preço final dos produtos, além de produzir maiores quantidades em menor espaço de tempo. Por outro lado a Revolução Industrial aumentou o número de desempregados substituídos pelas máquinas, o que permitiu que os empresários utilizassem mão de obra mais bem qualificada. Esse cenário tornou-se ideal para o surgimento das lutas sindicais, que buscava:
	
	
	
	
	
	Fortalecer os sindicatos.
	
	
	Qualificar mão de obra.
	
	
	Reduzir jornada de trabalho.
	
	 
	Manter os empregos.
	
	
	Reivindicar benefícios.
	
	
	
		7.
		No século XVII, além do desenvolvimento das máquinas, ocorreu, também, o desenvolvimento:
	
	
	
	
	
	Da agricultura;
	
	
	Da pecuária;
	
	 
	Dos transportes;
	
	
	Dos meios de comunicação.
	
	
	Da avicultura;
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A Revolução Industrial no Brasil iniciou na metade do Século XVIII com as indústrias têxteis e ferro; a segunda fase teve como marco a Lei Euzébio de Queiroz que proibia o tráfico de escravos nas capitais o capital aplicado nestas transações transferiu-se para o investimento na indústria. Nas décadas de 40 e 50 o setor industrial se intensificou, havendo um grande salto na década de 60 com a internacionalização do setor automotivo, chegando ao seu apogeu com o Milagre Brasileiro ou Milagre Econômico na década de 70. Neste breve histórico da evolução da indústria no Brasil, assinale a alternativa que corresponde ao Presidente da República responsável pelo ¿Milagre Econômico.
	
	
	
	
	
	Presidente Getúlio Vargas;
	
	
	Presidente Fernando COLLOR de Melo;
	
	
	Presidente Ernesto GEISEL;
	
	
	Presidente Artur da COSTA E SILVA;
	
	 
	Presidente Emilio Garrastzu MÉDICI;

Continue navegando

Outros materiais