Buscar

RELATORIO EXPERIMENTO MASSA MOLA

Prévia do material em texto

Departamento de Física Experimental
FG - FACULDADE DOS GUARARAPES
Relatório de Física Aplicada às engenharias II
ENGENHARIA MECÂNICA
Magno Leão
Matheus Machado
Rafael cosmo
Sávio Vitor
Willams Douglas
EXPERIMENTO MASSA-MOLA
Jaboatão dos Guararapes
2016
Magno Leão
Matheus Machado
Rafael cosmo
Sávio Vitor
Willams Douglas
EXPERIMENTO MASSA-MOLA
Relatório de pesquisa apresentado ao curso de Engenharia mecanica-4MA da Faculdade dos Guararapes, a ser utilizado com uma das notas da 1ª unidade do semestre 2016.2 referente à disciplina Física II aplicada às Engenharias ministrada pelo Prof. Ms. Renato Freires dos Santos.
Jaboatão dos Guararapes 2016
Introdução
Foi necessário para que o grupo realizasse o experimento uma compreensão sobre o sistema massa-mola, é um experimento muito utilizado para oscilações e para pequenas amplitudes, isso em sistemas que se encontram no seu estado de equilíbrio. Esse sistema em um modelo muito importante para se estudar fenômenos naturais.
Procedimento Experimental
1º Verificação do peso do objeto.
2º Calculamos as constantes de cada mola.
3º Medição dos tamanhos das molas.
4º cálculos de K1 e K2. 
5º posicionamento das 2 molas.
6º Calculamos a frequência teórica .
 6.1 invertendo o resultado obtido, achamos o período.
 6.2 seguindo regras e aplicando formulas, chegamos ao objetivo final do experimento.
Utilizando materiais disponibilizadas no laboratório de física, foi proposto para nós, calcularmos a frequência, período e elongação de um sistema massa mola. Foram utilizados: duas molas de poliéster, uma massa de 0,05kg e uma haste para montagem do sistema. Incialmente já com o peso do objeto calculamos através de funções aprendidas ainda em sala de aula, as constantes de cada mola, 02 e 13 respectivamente com medidas 10cm e 09cm, ao colocar o peso, que é uma das primeiras etapas, chegamos a elongação final que ficou em 17cm e 14cm, estas elongações são utilizada nos cálculos. As molas são de mesmo material e deveria dar a mesma constante, porem devido a erros de medições o valor foi um pouco diferente. Nosso período teórico ficou em 0,08s e frequência teórica em 13,04 Hz.
Dados:F= 1/2 * 
F= 1/2 * 
F= 1/2 * 81,97
F= 13,04 Hz
M*g = -(-k*X)
0,05*9,8 = K 0,07
K = 0,49/0,07
K = 0,07 N/m
M*g = -(-k*X)
0,05*9,8 = K 0,05
K = 0,49/0.05
K = 0,09 N/m
Mola 1:
X0: 10cm
XI: 17cm
Mola 2:
X0: 09cm
XI: 14cm
A¹: 0,07 M T= 
T= 
T= 0,08s
A²: 0,05 M
m: 0,05 Kg
g: 9,8 M/s²
Ft: 13,04 Hz
Fe: 12,3 HzFe= 
Fe= 
Fe= 0,123
Fe= 12,3 Hz
T: 0,08 s
K¹: 0,07 N/m
K²: 0,09 N/m
Posteriormente utilizando equipamentos presentes no laboratório, partimos para a parte pratica, fizemos a aferição da frequência, esta frequência foi calculada eletronicamente por um sensor fotoelétrico. Este sensor emite um feche de luz que quando detecta a passagem de algum objeto processa este valor para possamos visualizar no computador qual o tempo da que o material percorreu, é importante salientar que ao manusear este dispositivo, estamos sujeitos a vários erros de medições, pelo aparelho não se encontrar nas condições ideias de trabalho, por montagem incorreta da associação de molas, fatores externos etc. Durante a aferição pontos importantes foram seguidos, Primeiramente montamos o sistema massa mola, com duas molas presas a extremidade do equipamento e um peso entre elas como mostra a figura abaixo. Na hora que íamos aferir a frequência experimental do nosso projeto foi verificado que o equipamento estava reconfigurado incorretamente exatamente no sistema de medição. Paramos e pensamos um pouco, tendo uma ideia fomos e aplicamos. Para não parar o experimento no meio do processo, utilizamos recursos tecnológicos, vindo de um smartphone, e conseguimos filmar em câmera lenta as oscilações e com mais precisão obtermos os nossos valores. 
Conclusão
Fizemos a comparação dos resultados das análises feitas com as medias do experimento, como foi dito, tivemos algumas diferenças mínimas devido a calibragem ou montagem do experimento, mas na maioria das vezes esses erros ou diferenças sempre irão acontecem, quase nunca irá sair o valor correto e exato.
Este experimento levaremos muito para a nossa vida profissional, e foi muito importante aprender sobre o sistema massa-mola.
Referências
HALLIDAY, D. Fundamentos de Física: Mecânica, vol1. 7 ed. LTC, 2006.
MAXIMO, A.; ALVARENGA, B., Física: volume único. Scipione, 1997. 
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica: Mecânica. Vol1. 4 ed. Edgard Blücher, 2002.

Continue navegando