Buscar

Exercícios Principios 03 03 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO PRINCIPIOS CONTÁBEIS – 2016.1
Contabilidade Básica – Prof. Amarísio Freitas 1º ADM
1 - Uma empresa deixou de registrar uma despesa no exercício em que de fato ocorreu, registrando somente no exercício do seu efetivo pagamento. Nesse caso deixou de observar o princípio da(o):
a) prudência; b) continuidade; c) competência; 
d) registro pelo valor original; e) entidade. 
2 - Marque a alternativa que NÃO apresenta um princípio fundamental de contabilidade: 
a)Princípio da Legalidade. b)Princípio da Oportunidade. c)Princípio da Entidade. d)Princípio da Continuidade. 
3 - A Padaria Pilão Ltda. - ME utiliza um sistema de controle de seus negócios bastante simplificado: as receitas correspondem aos ingressos ocorridos em seu caixa e as despesas correspondem às saídas de caixa, como salários pagos, pagamento de contas de água, luz, aluguel, impostos e compras efetuadas, quase sempre, a vista ou a prazos curtíssimos. A implantação de um sistema tão simples de controle em uma indústria de médio porte NÃO poderia ser aceita por não atender ao Princípio Contábil: 
a) da Competência. b) do Custo como Base de Valor. c) da Continuidade. d) do Conservadorismo. e) da Prudência.
 4 - Cumprir ou observar o Princípio Fundamental de Contabilidade da Prudência significa, dentro de alternativas possíveis e válidas: 
demonstrar o menor ativo e o maior passivo. 
demonstrar o maior ativo e o menor passivo. 
demonstrar sempre o patrimônio líquido real.
obter o menor lucro possível. 
obter o maior lucro possível.
5 - A empresa Alfa manufatura calçados, sendo que o processo produtivo se inicia com a compra do couro em peles e termina com a confecção final dos calçados. A empresa iniciou suas atividades em 01.01.2006. Em 31.12.2006 todos os custos de mão de obra direta e custos indiretos de fabricação referentes ao exercício de 2006 haviam sido apropriados ao resultado do exercício. Na contagem física dos inventários constatou-se que um quinto de toda a produção de calçados do exercício não havia sido vendida. De acordo com estas informações podemos afirmar que a empresa Alfa nas suas demonstrações contábeis NÃO observou o Principio Fundamental de Contabilidade –
 Resolução CFC n o 750; 
 Entidade. b) Oportunidade. c) Competência. 
d) Atualização Monetária. e) Prudência.
6 - "A suspensão das atividades da entidade ou a queda do seu nível de ocupação pode provocar efeitos na utilidade de determinados ativos e até mesmo a perda integral de seu valor". Essa afirmação caracteriza o Princípio Contábil: 
a) da Prudência. b) do Custo como base do Valor. c) da Tempestividade. d) da Materialidade. e) da Continuidade. 
7 - Em um determinado período contábil a Cia. Internacional de Produtos identifica que parte de seus estoques in natura, por uma situação econômica de mercado, está sofrendo uma variação negativa de preço com tendência a permanecer esta conjuntura econômica por um período longo. O fato de a empresa proceder ao ajuste desse ativo reconhecendo a diminuição do valor desses estoques consiste na aplicação dos princípios contábeis da: 
a) prudência e da competência. 
b) entidade e da realização da receita. 
c) oportunidade e do registro pelo valor original. 
d) integridade e da atualização monetária. 
e) consistência e da materialidade. 
8 - Sobre os Princípios Contábeis, analise as proposições abaixo. I. O Princípio da Prudência impõe a escolha de hipótese de que resulte menor ou maior patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Contábeis. II. O Princípio da Competência determina que as receitas devem ser incluídas na apuração do resultado no período em que ocorrerem, enquanto que as despesas quando de seu pagamento. III. Pelo Princípio da Entidade, o patrimônio da empresa não se confunde com o dos seus sócios ou proprietários. Das proposições acima, está(ão) correta(s),
a) I, II e III 
b) I, apenas. 
c) II, apenas. 
d) III, apenas. 
e) I e II, apenas.
9 - A obrigatoriedade do registro das variações patrimoniais, mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência, deve-se ao princípio: 
a) da entidade. b) da competência. c) da oportunidade. d) da prudência. e) do registro pelo valor original. 
10 - Um determinado proprietário possui dois tipos de negócio. O primeiro refere-se à venda de mercadorias, e o segundo, à fabricação de produtos higiênicos, com patrimônios e empresas distintas. Quando da contabilização dos fatos, o mesmo não faz distinção, em que pese utilizar, normalmente, empregado e produtos de um em outro estabelecimento. O procedimento narrado está: 
a) correto, por tratar-se de pessoa física. 
b) incorreto, pois contraria o princípio contábil da Competência.
c) correto, porque, qualquer que seja o seu sistema de escrituração, o resultado de suas atividades reverter-se-á totalmente em seu benefício. 
d) incorreto, porque contraria o princípio contábil da Entidade. 
e) correto, pois apesar de não segregá-los, não omite nem adultera os fatos contábeis decorrentes de sua dupla atividade. 
11 - Os Princípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Baseado nesta informação, qual é o objeto dos Princípios Fundamentais de Contabilidade? 
a) Uniformidade da Profissão contábil. b) O Patrimônio das Entidades. c) A lucratividade dos Acionistas. d) O lucro da empresa. e) A Ciência Social. 
12 - Analise as seguintes situações: 1.º. a linha telefônica, de propriedade da companhia, o sócio jamais poderá vendê-la e apropriar- se do bem para benefício próprio; 2.º. as despesas familiares ou particulares não podem ser pagas e contabilizadas pela empresa. Estas situações estão embasadas pelo princípio do(a) ____________ que tem por objetivo a autonomia patrimonial e não confundir o patrimônio particular com o patrimônio da empresa.
a) competência b) continuidade c) entidade d) objetividade e) observação.
13 - Com base na premissa de que nenhum ativo pode permanecer avaliado por valor superior ao de sua recuperação por alienação ou utilização nas operações em caráter corrente, o princípio da ___________ determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e de maior valor para os componentes do passivo, envolve sempre elemento de incerteza. A palavra que preenche adequadamente a lacuna é: 
a) Competência b) Confiabilidade c) Entidade d) Oportunidade e)Prudência 
14 - Os componentes do patrimônio líquido devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos em valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive, quando configurarem agregações ou decomposições no interior da entidade. Essa afirmação corresponde ao princípio contábil da(o): 
conservadorismo. b) registro como base de valor. 
c) oportunidade. d) continuidade e) registro pelo valor original
15 - O princípio que se refere, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram, é: a) competência. b) oportunidade. c) registro pelo valor original. d) prudência. 
16 - Considere o princípio "que determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para o registro contábil" (também conhecido como 'conservadorismo'). A que princípio fundamental de contabilidade estamos nos referindo? 
a) Continuidade b) Oportunidade c) Competência d) Prudência e) Entidade
17 - Assinale a alternativa que contempla (conforme a Resolução CFC nº 750/93) os Princípios Fundamentais de Contabilidade. 
O da Entidade; o da Continuidade; o da Oportunidade; o do Registro pelo Valor Original;o da Competência e o da Prudência; 
O da Entidade Contábil; o da Continuidade; o do Denominador Comum Monetário; o da Objetividade; o do Custo Original (Histórico) como Base de Valor. 
O da Entidade Contábil; o da Continuidade; o do Denominador Comum Monetário; o da Objetividade; o da Competência de Exercícios; o da Realização da Receita e o da Confrontação da Despesa. 
O da Entidade; o da Continuidade; o da Oportunidade; o da Consistência; o da Materialidade; o do Conservadorismo.
18 – O ajuste do custo de aquisição de um componente do ativo ao valor provável de realização, quando este for menor, está em consonância com o princípio da(o) 
a) prudência. b) atualização monetária. c) registro pelo valor original. d) continuidade. e) custo histórico
19 - Uma empresa comprou à vista um veículo por R$ 20.000,00, nessa data, avaliado a preço de mercado por R$ 28.000,00. A empresa terá que contabilizar o referido veículo pelo valor de R$ 20.000,00 de acordo com o Princípio da (o): 
a) Competência b) Entidade c) Oportunidade d) Registro pelo Valor Original e) Atualização Monetária 
20 - A empresa deve apresentar sua declaração de Imposto de Renda distinta da de seus sócios, que apresentam cada um, sua própria declaração. Essa regra é definida pelo princípio do (a): 
a) Prudência b) Competência c) Entidade d) Oportunidade e) Continuidade
21 - Determinada empresa costuma contabilizar as férias de seus funcionários somente no período de seu efetivo pagamento, com base na seguinte justificativa: em realidade, só há o surgimento da obrigação, a partir do mês do efetivo usufruto das férias por parte do funcionário. Esta afirmação: 
Está correta, pois observa o princípio da Continuidade. 
Está correta, pois observa o princípio da Prudência. 
Está incorreta, pois inobserva, dentre outros, o Princípio da Competência, no que diz respeito à inclusão na apuração do resultado do período da ocorrência. 
Está correta, pois observa, dentre outros, o princípio da Entidade. 
Está incorreta, pois inobserva o princípio da Materialidade, que determina, sempre que surge um passivo, a adoção do maior valor para o registro. 
22 - A Norma Contábil que determina a inclusão das receitas e despesas na apuração do resultado do período a que pertencerem, de forma simultânea quando se correlacionarem, independentemente de ter havido recebimento no caso de receita, ou pagamento, no caso de despesa, está contida no Princípio Fundamental de Contabilidade da: 
a) Competência. b) Continuidade. c) Oportunidade. 
d) Tempestividade. e) Uniformidade.

Continue navegando