Buscar

1 AVALIANDO APRENDIZADO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608636427)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tecido adiposo é responsável por armazenar substâncias altamente energéticas sendo, portanto imprescindível para o metabolismo dos animais em especial daqueles hibernadores, os quais apresentam tecido adiposo multilocular que se caracteriza por.... A partir do que foi apresentado em sala, assinale a ÚNICA alternativa que melhor descreve as características do tipo de tecido em destaque no enunciado da questão.
		
	 
	Armazenamento de lipídeos/Presença de inervação/Abundância de mitocôndrias
	
	Armazenamento de lipídeos/Abundância de organelas/Muita inervação.
	
	Riqueza de gotículas de gordura em seu citoplasma/Poucas mitocôndrias/Coloração amarronzada.
	
	Única gotícula de gordura em seu citoplasma/Abundância de mitocôndria/Coloração amarronzada.
	
	Presença de pigmentos (caroteno)/Abundância de mitocôndrias/Coloração amarronzada.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608161877)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Muitas mulheres desconhecem o funcionamento do ciclo reprodutivo e acabam calculando erroneamente o seu período fértil, oque aumenta a chance de uma gravidez indesejada. Considerando o tempo medio de 28 dias de duracao das fases de um ciclo ovariano completo, a ovulação deve ocorrer em qual data aproximada?
		
	
	durante o período da menstruacão.
	
	20 dias após o ultimo dia da menstruacão.
	
	05 dias após o primeiro dia da menstruacão.
	
	10 dias após o primeiro dia da menstruacão.
	 
	14 dias após o primeiro dia da menstruacão.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608161878)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Algumas mulheres desenvolvem um raro tumor na hipófise que tem como uma de suas consequências a inibição dos hormônios reprodutivos que estimulam os ovários durante o ciclo ovariano. Refletindo sobre os hormônios reprodutivos envolvidos no ciclo ovariano, concluímos que os hormônios reprodutivos hipofisários, cuja produção é alterada pela presença de tumores na hipófise são, resectivamente:
		
	
	progesterona e testosterona.
	 
	hormônio folículo estimulante e hormônio luteinizante.
	
	estrogênio e progesterona.
	
	hormônio liberador de gonadotrofina e hormônio luteinizante.
	
	hormônio folículo estimulante e estrogênio.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608636416)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿Tecido cartilaginoso é abundantemente encontrado em recém-nascidos, especialmente na composição de sua estrutura ¿esquelética¿ a qual, ao longo do desenvolvimento fetal, sofre mudanças em sua composição torna-se mais rígida originando o tecido ósseo.¿ A partir dessa informação e do que foi discutido em sala sobre histogênese, a assinale a alternativa que identifica e melhor descreve o mecanismo que caracteriza a mudança do tecido cartilaginoso para o tecido ósseo descrito no enunciado dessa questão
		
	
	Ossificação aposicional, diferenciação de osteoblastos ( )
	
	Não se aplica, haja vista que as células do tecido cartilaginoso não armazena íons e, portanto, não viabiliza a formação de células ósseas.
	 
	Ossificação endocondral, diferenciação de condrócitos ( )
	
	Ossificação intersticial, mitose e diferenciação de células conjuntivas ( )
	
	Ossificação intramembranosa, mitose de células mesenquimatosas do tecido conjuntivo ( )
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608636426)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação a hematopoise, assinale a alternativa que melhor descreve as características e funções desse processo para o nosso organismo.
		
	
	Produção de células do sangue que ocorre no canal medular de ossos compactos, importantes para distribuição de nutrientes e oxigênio.
	
	Produção exclusivamente de glóbulos vermelhos que ocorre na diáfise de ossos esponjosos, importante para distribuição de nutrientes e oxigênio.
	
	Produção de glóbulos brancos que ocorre no canal medular de ossos esponjosos, importantes para o processo de coagulação sanguínea.
	
	Produção de glóbulos brancos que ocorre no canal medular de ossos esponjosos, importante exclusivamente para transporte de gases respiratórios.
	 
	Produção de células sanguíneas que ocorre na diáfise de ossos esponjosos, importante para defesa imunológica do organismo.

Continue navegando

Outros materiais