Buscar

Avaliando Aprendizado 1 Direito Penal I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602836768)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa incorreta:
		
	
	O legislador penal, em atenção ao princípio da intervenção mínima, deverá evitar a criminalização de condutas que possam ser contidas satisfatoriamente por outros meios de controle, formais ou informais, menos onerosos ao indivíduo
	
	O princípio da intervenção mínima determina que a intervenção penal deve ser fragmentária e subsidiária. Isso é o que caracteriza o chamado Direito penal mínimo. O princípio da intervenção mínima possui dois aspectos relevantes: fragmentariedade e subsidiariedade.
	 
	A fragmentariedade do Direito penal possui apenas um significado, qual seja, o de que somente os bens mais relevantes devem merecer a tutela penal.
	
	A prevenção da vingança privada (na medida em que o Direito penal tenha incidência evita que a vítima assuma por si só a tarefa de ?castigar? o infrator) e o fato de servir como conjunto de garantias para todos os envolvidos no conflito (e no processo) penal são algumas das finalidades do Direito penal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602909089)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VI Exame de Ordem Unificado
Otelo objetiva matar Desdêmona para ficar com o seguro de vida que esta havia feito em seu favor. Para tanto, desfere projétil de arma de fogo contra a vítima, causando-lhe a morte. Todavia, a bala atravessa o corpo de Desdêmona e ainda atinge Iago, que passava pelo local, causando-lhe lesões corporais. Considerando-se que Otelo praticou crime de homicídio doloso qualificado em relação a Desdêmona e, por tal crime, recebeu pena de 12 anos de reclusão, bem como que praticou crime de lesão corporal leve em relação a Iago, tendo recebido pena de 2 meses de reclusão, é correto afirmar que
		
	
	é caso de concurso formal impróprio.
	
	o juiz deverá aplicar a pena mais grave e aumentá-la de um sexto até a metade.
	 
	o juiz deverá somar as penas.
	
	é caso de concurso formal homogêneo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602742958)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA acerca dos conceitos e missões do Direito Penal.
		
	
	O recurso à pena no Direito Penal garantista está condicionado ao princípio da máxima intervenção, máximas garantias.
	 
	Cabe ao Direito Penal limitar a violência da intervenção punitiva do Estado.
	
	O discurso jurídico-penal de justificação deve pautar-se na ampla possibilidade de solução dos conflitos pelo Direito Penal.
	 
	Compete ao Direito Penal atender aos anseios sociais de punição para pacificar conflitos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603313829)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A substração de incapazes se diferencia do sequestro porque pressupõe que a vítima seja menor de 18 anos e deve ser subtraída de quem tem a sua guarda em virtude de lei ou ordem judicial. Diante do enunciado, portanto, o aparente concurso entre as normas dos arts. 249 (subtração de incapaz) e 148 (sequestro), ambos do Código Penal, é resolvido por meio da aplicação do princípio da:
		
	
	Consunção.
	 
	Especialidade.
	
	Taxatividade.
	
	Subsidiariedade.
	
	Alternatividade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602738349)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Promotor de Justiça ¿ RO -2006) O principio da ultima ratio:
		
	 
	estipula que a criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico.
	
	estabelece que, a elaboração de normas incriminadoras e função exclusiva da lei.
	
	constitui-se em sistema descontinuo de seleção de ilícitos não sancionado todas as condutas lesivas dos bens mais relevantes.
	
	implica na irretroatividade da lei penal.
	
	praticamente erradica a responsabilidade objetiva enunciando que não há crime sem culpabilidade.

Continue navegando