Buscar

CIÊNCIA POLÍTICA avaliando 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607938935)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que concerne à organização dos Poderes da União, é correto afirmar, com base na Constituição Federal. que:
		
	
	o Judiciário é hierarquicamente superior ao Executivo e ao Legislativo, na medida em que àquele incumbe decisão final sobre a constitucionalidade das normas vigentes.
	
	o Executivo é hierarquicamente superior ao Legislativo, na medida em lhe é autorizado legislar por meio de medidas provisórias.
	
	o Legislativo é hierarquicamente superior ao Executivo, na medida em que pode derrubar o veto do Chefe do Executivo a determinada lei, tornando-a vigente.
	 
	são independentes e harmônicos entre si, impondo-se influências e limitações reciprocas que se prestam à limitação do poder estatal.
	
	são independentes e harmônicos, não se relacionando entre si, devendo eventual conflito ser dirimido por organismo supranacional.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607938410)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todas as características abaixo são do Federalismo brasileiro, exceto:
		
	 
	Tem origem de fora para dentro, se caracterizando como federalismo centrífugo.
	
	Autonomia dos municípios, que devem observar a hierarquia federativa, onde figura a União como ente superior.
	
	Só a União é sujeito de Direito Internacional.
	
	Congresso bicameral, no qual a Câmara dos Deputados representa a população nacional e o Senado representa dos Estados-Membros.
	
	Repartição de competências entre a Federação e os Estados-membros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608047931)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere ao núcleo conceitual da política (promoção do bem comum e dos interesses da coletividade) dos tipos de conhecimento (científico, filosófico, senso comum e teológico), indique a resposta correta no que se refere a noção de Ciência Política.
		
	
	A política enquanto objeto da ciência e constituidora de um ramo autônomo do conhecimento dispensa o "método".
	
	A política é o estudado unicamente pela filosofia, por esta razão somente pode-se falar de uma "filosofia política", mas jamais de "ciência política".
	 
	A ciência política é o estudo metodológico das ações que visam promover o bem coletivo e o interesse geral, assim, este ramo do conhecimento fornece categorias analíticas para a análise do fenômeno político.
	
	A política é estudada somente pela ciência, logo a formação de uma "ciência política" configuraria uma maneira analítica superior as demais, assim, a filosofia política e as contribuições do senso comum e da teologia são secundárias na escala hierárquica dos conhecimentos, podendo, até mesmo, ser descartadas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607938176)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conceito de estado de natureza tem a função de explicar a situação pré-social na qual os indivíduos existem isoladamente e do qual partem para a formação do Estado. Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a fruição do mesmo é muito incerta e está constantemente exposta à invasão de terceiros porque, sendo todos reis tanto quanto ele, todo homem igual a ele, e na maior parte pouco observadores da equidade e da justiça, a fruição da propriedade que possui nesse estado é muito insegura, muito arriscada. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de ¿propriedade¿. LOCKE, J. Segundo Tratado Sobre o Governo, São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 82. Considerando as ideias de Locke expostas no texto acima, assinale a alternativa correta.
		
	 
	O direito de propriedade é compatível com a sociedade.
	
	Devido à insegurança, os homens optam por viver sem direitos.
	
	A propriedade surge com a criação da sociedade.
	
	No estado de natureza, o homem é livre, mas, desigual.
	
	A efetivação do direito de propriedade requer um poder absoluto.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608044311)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão política: Hobbes, Locke e Rousseau. Um ponto comum perpassa o pensamento desses três filósofos a respeito da política: a ideia de que a origem do Estado está no contrato social. Porém, existem algumas divergências entre eles: 1. _____________ acreditava que o contrato foi feito porque o homem é o lobo do próprio homem. Há no homem um desejo de destruição e de manter o domínio sobre o seu semelhante (competição constante, estado de guerra). Por isso, torna-se necessário existir um poder que esteja acima das pessoas individualmente para que o estado de guerra seja controlado, isto é, para que o instinto destrutivo do homem seja dominado. 2. _____________ parte do princípio de que o Estado existe não porque o homem é o lobo do homem, mas em função da necessidade de existir uma instância acima do julgamento parcial de cada cidadão, de acordo com os seus interesses. Os cidadãos livremente escolhem o seu governante, delegando-lhe poder para conduzir o Estado, a fim de garantir os direitos essenciais expressos no pacto social. 3. _____________ considera que o ser humano é essencialmente bom, porém, a sociedade o corrompe. Ele considera que o povo tem a soberania. Daí, conclui que todo o poder emana (tem sua origem) do povo e, em seu nome, deve ser exercido. Defende que o Estado se origina de um pacto formado entre os cidadãos livres que renunciam à sua vontade individual para garantir a realização da vontade geral. Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta que preenche as lacunas nos textos acima:
		
	
	Locke - Hobbes - Rousseau
	
	Rousseau - Hobbes - Locke
	 
	Hobbes - Locke - Rousseau
	
	Hobbes - Rousseau - Locke
	
	Rousseau - Locke - Hobbes

Continue navegando