Buscar

EXERCICIOS DE FIXAÇÃO AULA 1-10- ETICA DA SAÚDE ONLINE

Prévia do material em texto

Atividade de Etica
	1a Questão (Ref.: 201402217698)
	
	
	A história da ética ganha um novo rumo, entre os séculos XIV e XVI (Renascimento) a partir da valorização do homem nas ciências e nas artes. Este período é marcado pela criação de uma nova sociedade que substitui a ordem feudal da Idade Média, sob uma série de mudanças. No plano econômico, incremento de forças produtivas em relação ao desenvolvimento científico, constituindo a ciência moderna, mediante uma perspectiva científica mais prática (Francis Bacon), e pela importância atribuída à técnica e experiência, inaugurando o método das ciências naturais, com Galileu-Galilei. No plano social, aparecimento de uma nova classe social "a burguesia" inicialmente na França (com a Revolução Francesa, 1789), desenvolvendo-se, no século seguinte, principalmente na Inglaterra. Implantação, assim, de um sistema em que o trabalhador, ao trocar sua força de trabalho por um salário, não é dono dos meios de produção; estes passam ao domínio da classe burguesa que, ao vender as mercadorias produzidas pelos trabalhadores, atribui um sobrevalor ao produzido, obtendo uma mais-valia ou lucro: o capitalismo. No plano espiritual, há a perda do papel de guia atribuído à Igreja Católica, pois a religião deixa de ser a forma ideológica dominante. Dessa forma, é correto afirmar que a dimensão humana:
		
	 
	Coloca-se no centro da filosofia, ciência, arte, política, e, também, da moral.
	
	Coloca-se como dentro da Igreja Católica
	 
	Coloca-se à parte da filosofia, ciência, arte, política e, também, da moral.
	
	coloca-se como Deus.
	
	Retira-se do papel de centro da igreja católica.
	 2a Questão (Ref.: 201402217692)
	 Fórum de Dúvidas (7)       Saiba  (2)
	
	No período medieval as ações morais religiosas são disseminadas socialmente, divulgando a atmosfera de uma unidade espiritual entre os homens e Deus, apesar do enriquecimento crescente da Igreja pela aquisição de feudos; já com a implantação do capitalismo, a imposição de condições sub-humanas pelo sistema fabril desencadeia o surgimento de condutas morais egoístas e individualistas. Nestas duas situações os atos morais contextualizam a posição da Igreja e do lucro como referências históricas que criam significados ou sentidos morais "específicos e particulares" com relação aos valores universais do Bem (certo/verdadeiro) e do Mal (errado/falso). Isso significa que:
		
	
	As condutas morais egoístas e individualistas estão cindidas do lucro do capitalismo.
	
	Nos dois contextos é levada em consideração a ética moral, mas o mal acaba sempre triunfando sobre o bem.
	
	Os dois contextos são totalmente diferentes e a igreja não é a responsável por isto.
	 
	Os dois contextos conseguem adequar ou singularizar, assim, características universais normativas em circunstâncias histórico-sociais.
	
	As características histórico sociais dos dois contextos são insignificantes para o fato da igreja enriquecer e do lucro pelo sistema capitalista.
	 3a Questão (Ref.: 201402256003)
	 Fórum de Dúvidas (7)       Saiba  (2)
	
	Rubens foi criado dentro de um valor ideológico que considera a equidade(a singularidade de cada indivíduo), o respeito ao outro e a justiça. Ele acredita que todas as pessoas têm os mesmos direitos, mas que devem ter sua singularidade respeitada. Rubens pode ser considerado:
		
	 
	Ético
	
	Imoral
	
	Amoral
	
	Antiético
	 
	Moralista
	 4a Questão (Ref.: 201402397390)
	 Fórum de Dúvidas (7)       Saiba  (2)
	
	O termo que tem como significado: "dar a luz" (parto) intelectual, da procura da verdade no interior do homem, denomina-se:
		
	
	veracidade
	 
	sistema
	 
	maiêutica
	
	menmonia
	
	artemia
	 5a Questão (Ref.: 201402400147)
	 Fórum de Dúvidas (7)       Saiba  (2)
	
	Aristóteles e Platão têm em comum a vinculação da ética ao conceito de felicidade. A discordância entre eles, no entanto, se pauta da unicidade ou na separação de aspectos que constituem os mundos ou realidades. Assim, enquanto para Aristóteles há uma correlação entre estes aspectos, Platão defende que:
		
	
	O mundo sensível e o mundo inteligível se mesclam de modo a correlacionar o ser e o conceito de bem em uma unidade ética única.
	
	O mundo das ideias se subordina ao mundo físico de modo que todas as nossas ideias são apenas reflexos das coisas materiais que fazem parte de nossas experiências.
	
	A realidade se divide em dois mundos distintos, porém complementares: O primeiro, derivado das ideias e, portanto, mutável e adequado aos valores e conceitos pessoais e outro imutável, permanente e objetivo, relativo aos aspectos físicos e materiais.
	 
	Toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade. A dor, o desprazer e a infelicidade são aspectos provenientes da distorção da ética e só existem no mundo das ideias subjetivas.
	 
	A realidade fica dividida em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação.
	 6a Questão (Ref.: 201402343377)
	 Fórum de Dúvidas (7)       Saiba  (2)
	
	Asha é uma indiana e chegou ao Rio de janeiro para passar férias. Ela está chocada com as roupas que as mulheres usam e o modo como as pessoas namoram nas ruas. Ela afirma que na Índia uma mulher se agarrar com um homem na rua seria totalmente proibido. Isso ocorre porque:
		
	
	Asha é uma pessoa antiética e amoral e por isso está sacrificando a cultura do seu país.
	
	A ética de Asha é permissiva para a cultura brasileira, mas não é permissiva para a cultura indiana.
	
	Asha é uma pessoal imoral e antiética e não deve ser levada à sério.
	
	A moral diz respeito às leis vigentes em um país e todos os países têm as mesmas leis.
	 
	A moral é um conjunto de regras que diz respeito a uma determinada sociedade e cultura. Brasil e Índia tem culturas diferentes.
Aula 2
	1a Questão (Ref.: 201402220573)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Rebeca é portadora de perda visual e conseguiu uma operação de correção da visão na rede pública de saúde, furando da fila, graças a seu padrinho que é Deputado Federal. Elaine tem o mesmo problema de Rebeca, mas está há três anos na fila não consegue nada. Esta situação remete a um conceito crítico em bioética que significa:
		
	
	Rebeca ficará boa e Elaine não.
	 
	justiça - que exige que casos similares sejam tratados de uma forma similar e casos diferentes de maneira diferente.
	
	injustiça - que exige que casos similares sejam tratados de uma forma diferente e casos diferentes de maneira igual.
	
	o Deputado Federal tem prestígio com o hospital que realizará a operação de Rebeca.
	
	quem é esperto leva a melhor e fica impune.
	 2a Questão (Ref.: 201402343380)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Na bioética, temas como o aborto ou a eutanásia, não podem ser moralmente debatidos em termos de satisfatoriedade ou qualidade de vida. Ou, em outras palavras, não podemos sustentar a defesa do aborto simplesmente pelo fato de que a gestante se priva de situações ou gratificações em função da gravidez. Isso significa que, comparativamente:
		
	
	Podemos justificar o aborto pelo nível de satisfação que a gestante deixará de ter durante a gestação.
	 
	Podemos justificar a eutanásia pelo alívio do sofrimento do paciente, pois isso é objetivo.
	 
	Não podemos justificar a eutanásia pelo alívio do sofrimento do paciente, pois isso é muito subjetivo.
	
	Podemos justificar o aborto pela qualidade de vida que a gestante perderá durante a gestação.
	
	Podemos justificar a eutanásia em função da vontade do paciente e do pedido deste ao médico para desligar os aparelhos.
	
	 3a Questão (Ref.:201402256074)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	M., 30 anos, apresenta, no momento, câncer de ovário. Sua família a apóia para a quimioterapia, apesar de todos os efeitos colaterais causados pela intervenção quimioterápica, como enjôos, queda de cabelo e fraqueza. O princípio da bioética que correlaciona-se com o caso proposto denomina-se:
		
	
	Princípio da tripla decisão
	
	Princípio do fenômeno trivial
	
	Princípio da decisão médica
	 
	Princípio da consciência de doença
	 
	Princípio do duplo efeito
	 4a Questão (Ref.: 201402220557)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A ovelha Dolly, foi o primeiro clone de um animal feito pelo homem. Na época este assunto gerou polêmicas em torno se era ético ou não clonar animais, pois futramente poderiam ser clonados seres humanos. Para solucionar questões éticas práticas, decorrentes de conflitos e controvérsias da interação humana e de suas práticas médicas ou científicas, a bioética se fundamenta em uma tríplice atuação: (1) descritiva, voltada para a descrição e análise destes conflitos; (2) normativa, com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos; e (3) protetora, no sentido de amparar, na medida do possível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necessário:
		
	 
	os mais ricos
	
	os mais poderosos
	 
	os mais fracos
	
	os mais econômicos
	
	os mais fortes
	 5a Questão (Ref.: 201402256070)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	John Finnis e outros estudiosos da ética e bioética argumentam que a qualidade de vida não pode se impor eticamente a aspectos morais e a valores mais amplos do que o prazer. Isso significa que:
		
	
	Os aspectos morais não se correlacionam a valores.
	
	As pessoas devem buscar o prazer a qualquer preço.
	 
	Ética e moral são diametralmente opostas em relação à vida humana.
	 
	O prazer não pode se sobrepor aos valores éticos.
	
	A qualidade de vida não deve ser considerada pela bioética.
	 6a Questão (Ref.: 201402220570)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Patrícia vem sentindo fortes dores de cabeça e tonturas. Não consegue mais dirigir e precisa da ajuda do marido para se locomover. Ela foi ao médico e este lhe solicitou um exame de ressonância magnética e uma tomografia computadorizada, mas patrícia não possui plano de saúde. Então recorreu ao serviço público de saúde. Como ela mora no interior, sua cidade só tem um hospital e este não possui aparelhos que façam tais exames. Ela foi para a capital com eu marido. Chegando ao hospital da cidade, recebeu a notícia que não poderia fazer os exames porque os aparelhos estavam quebrados. Como estes exames são muito caros nas clínicas particulares, Patrícia não pode fazer os exames. O tempo está passando e ela se sente cada vez pior. Dentro das definições éticas, os remédios, tratamentos e operações que não podem ser obtidos sem gasto excessivo, dor ou inconveniente ou que, se usados, não ofereceriam uma razoável esperança em beneficiar alguém são representativos dos:
		
	 
	meios políticos
	
	meios de comunicação de massa
	
	meios ordinários
	
	meios publicitários
	 
	meios extraordinários
Aula 3
	1a Questão (Ref.: 201402397392)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Nas pesquisas biomédicas, a noção de risco deve ser entendida como:
		
	
	a impossibilidade de causar danos ao sujeito da pesquisa.
	
	A facilidade de incentivo financeiro que a pesquisa pode receber.
	
	a dificuldade em escolher uma amostra para estudo.
	
	a neutralidade do pesquisador em pesquisas de duplo cego.
	 
	a possibilidade de dano (previsto ou não) ao sujeito da pesquisa.
	 2a Questão (Ref.: 201402438586)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A Bioética está focada em eventos de natureza:
		
	
	Lúdica, prevendo uma melhor qualidade de vida para funcionários em regime de 40 horas semanais.
	
	Onde existe um cuidado especifico com problemas de pele oriundos da demasiada exposição ao sol nos períodos de verão em praias no Brasil.
	
	Comercial, onde a exploração de menores se torna viral causando a revolta internacional contra as ONGs no Brasil.
	 
	Que vise a preservação da floresta amazônica fora do território nacional. A Amazônia internacional é de domínio público e precisa ser preservada em seu ambiente natural.
	 
	Onde os seres humanos estejam envolvidos em pesquisas, procedimentos clínicos ou situações em que os profissionais de saúde eventualmente possam colocar em risco a saúde de seus pacientes.
	
	 3a Questão (Ref.: 201402220577)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
		
	
	nenhuma pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	 
	toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
	 
	toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
	
	a realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
	 4a Questão (Ref.: 201402438582)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Uma pesquisa sobre qualidade de vida colocou no reservatório de água de uma cidade uma grande quantidade de Testosterona (hormônio masculino), sem que ninguém soubesse, afim de observar os resultados no nível de estresse da população. Pela bioética os pesquisadores erraram em:
		
	
	A Bioética não versa sobre pesquisas em reservatórios de água.
	 
	Usarem Testosterona. Na verdade deveriam usar adrenalina que surte efeito mais rápido.
	 
	Não participar aos envolvidos dos riscos do experimento dando a opção deles participarem ou não como voluntários.
	
	Não dimensionarem a vazão da água e a perda hormonal pela evaporação.
	
	Usarem uma grande quantidade. Isto pode gerar riscos aos fetos em gestação.
	 5a Questão (Ref.: 201402256077)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O evento constituído por um tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra, incluindo médicos, ocorrido entre 1945 e 1946, na Alemanha, denomina-se:
		
	 
	Julgamento de Nuremberg
	
	Avaliação de Casos
	
	Evento de Guerra
	
	Linguagem de Hitler
	
	Determinação Jurídica
	 6a Questão (Ref.: 201402403281)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Em 1964, foi criado pela Associação Médica Mundial, um documento conhecido pelo nome de Declaração de Helsinque. Na parte referente à pesquisa clínica combinada como cuidado profissional, o documento aborda a possibilidade da aplicação de meios extraordinários de tratamento (pesquisas experimentais) desde que:
		
	
	A pesquisa possa contribuir para o desenvolvimento da ciência e para o progresso dos conhecimentos na área.
	 
	Previamente consentidos e que a pesquisa traga perspectiva de reversão da patologia para o próprio paciente submetido ao procedimento experimental.
	
	Haja remuneração aos sujeitos da pesquisa para que possam assegurar que suas famílias sejam protegidas caso algo negativo ocorra.
	 
	Os sujeitos da pesquisa assinem termos de responsabilidade nos quais demonstram estar conscientes dos riscos e eximem o pesquisador de qualquer ocorrência.
	
	Assegurem que não haverá riscos envolvidos para que o cientista e sua equipe.
Aula 4
	1a Questão (Ref.: 201402780193)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	Entre os motivos para utilização de porcos e não macacos em alguns transplantes, encontra-se:
		
	 
	Em termos genéticos estamos mais próximos aos porcos do que aos macacos, apesar de nossa maior semlelhança física com estes últimos.
	
	o fato de porcos não terem a mesma consciência que os macacos quanto à morte e aos danos causados em seu corpo.
	
	o risco de extinção dos gorilas, que possuem orgãos de tamanho semelhante aos humanos.
	
	alguns orgãos humanos somente são compatíveis com o organismo do porco.
	
	a possibilidade de criação de porcos em cativeiro.
	 2a Questão (Ref.: 201402256088)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	No que tange ao tema de tranplantes de órgãos e tecidos, o princípio através do qual se preserva o direito do indivíduo em decidir qual a informação que quer manter em anonimato, denomina-se:
		
	
	Princípio da divisão
	
	Princípio da bondade
	
	Princípio de Castel
	
	Princípio da arguição
	 
	Princípio da confidencialidade
	 3a Questão (Ref.: 201402343395)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	Maria quer doar um rima para sua irmã, mas seu estado de saúde é muito frágil e o médico não quer liberar. Maria está muito chateada com a situação. Nesse caso,de acordo com a legislação de transplantes, podemos afirmar que:
		
	
	Maria pode procurar um outro médico particular e que não faça parte da rede do SUS para realizar a cirurgia de transplante.
	
	O médico está errado, pois se deve promover a doação independente se a mesma produzir no doador algum tipo de dano ou prejuízo a sua saúde geral.
	
	Maria pode vender o órgão para sua irmã, pois a legislação brasileira permite isso.
	 
	O médico está correto, pois não se pode promover uma doação se a mesma produzir no doador algum tipo de dano ou prejuízo a sua saúde geral.
	
	Maria pode doar o órgão para sua irmã independente da liberação do médico por vias clandestinas.
	 4a Questão (Ref.: 201402748776)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	Leia a reportagem a seguir: "Maria José tinha 25 anos quando a doença de Chagas foi diagnosticada. A enfermidade crônica não tem cura e com o passar dos anos compromete gravemente o funcionamento do coração. (...) Um enfarte veio em dezembro do ano passado e em março deste ano, a internação no Incor. Há oito meses ela aguarda por um novo coração em um quarto do hospital, de onde não pode sair nem de cadeira rodas pois a ordem é não se cansar. (...) Ela conta que alguns corações já chegaram, mas não eram compatíveis" (Câmara Notícias, 19/11/2007). Uma alternativa para o drama vivido por Maria seria a possibilidade de um xenotransplante, técnica ainda não autorizada para a prática clínica. Sobre este tipo de transplante, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Os defensores deste tipo de transplante ressaltam que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas.
	
	Só seria permitido este tipo de doação quando se tratar de órgãos duplos, de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo.
	
	Transplante entre seres da mesma espécie em que o critério de morte do doador se configure na morte encefálica.
	
	Implica no transplante intravivos de órgãos e tecidos específicos de seres da mesma espécie respeitando o preceito ético da não maleficência do doador.
	
	O número de xenotransplantes no Brasil tem aumentado, com a sensibilização das famílias e dos doadores através de campanhas veiculadas na mídia.
	 5a Questão (Ref.: 201402748777)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	Clara é médica e atua no setor de Cuidados Paliativos de um Hospital Geral. Sempre muito interessada nos assuntos de Bioética, e sensibilizada pelos casos que acompanha no hospital, Clara procura informar-se sobre as possibilidades de doação de órgãos, e se ela poderia registrar o seu desejo de transplante caso viesse a falecer por morte encefálica. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	A equipe de saúde, centrada na figura do médico, possui autoridade legitimada para autorizar o transplante de órgãos.
	 
	No critério do consentimento familiar, o cônjuge ou parente na linha sucessória assume a responsabilidade pela autorização da doação.
	
	Até 1997, no Brasil, os órgãos só poderiam ser utilizados se houvesse a autorização expressa do doador em vida.
	
	Atualmente, considera-se que todo cidadão é um doador em potencial a menos que tenha expressado vontade contrária.
	
	Caso não haja manifestação explicita de negativa de doação, as equipes de saúde podem proceder a retirada dos órgãos.
	 6a Questão (Ref.: 201402772991)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (1)
	
	O psicólogo Norte ¿ Americano Lawrence Kohlberg (1927-1987) estudou a relação entre julgamneto moral e comportamento, comprovada por experimentos de Stanley Miglgram na década de 1960 sobre obediência à autoridade. Em um deles, estudantes supunham aplicar choques elétricos em um companheiro que estaria na sala contígua. Mesmo instruídos de que se ultrapassem certa intensidade os choques seriam dolorosos e até mortais, quando esses níveis eram atingidos, consultavam o ¿médico¿ que acompanhava o experimento e recebiam firme orientação para continuar. Cerca de 70% dos participantes cumpriram ordens que poderiam ter sido letais, caso não se tratasse de uma simulação e 30% não cumpriram a ordem. Dentro desse experimento podemos concluir que os 30% que não cumpriram a ordem tinham:
		
	
	Autonomia e sem respeitar as regras de conduta
	
	Autonomia para desobedecer a ordem data, por que eram sujeitos amoral
	
	Autonomia nas suas decisões sem obrigação moral e sem virtude,
	 
	Autonomia nas suas decisões com consciência da obrigação moral e capacidade de ação,
	
	Autonomia, no entanto não eram presos a obrigações pré-estabelecidas.
Aula 5
	1a Questão (Ref.: 201402748154)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quanto às discussões sobre o iníco da vida, assinale a alternativa verdadeira:
		
	 
	Para a bioética o aborto não pode ser permitido por tratar-se sempre de um atentado à vida.
	
	Para a bioética, a vida se inicia a partir da fecundação.
	
	Conforme a bioética, o desejo da mãe de ter um filho deve ser considerado como um dos fatores para autorização do aborto.
	 
	Existem posições no debate que defendem que o ser humano só pode ser considerado enquanto tal a partir do momento em que existe consciência moral, ou seja, após o primeiro ano de vida xtra-uterina.
	
	Em um segundo documento redigido em 1988, a Igreja católica fexibiliza sua posição sobre o início da vida.
	 2a Questão (Ref.: 201402782925)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Maria é mãe de Francisca. Ela engravidou de sua filha através da doação de gametas. Agora , dez anos após o nascimento da menina, Maria quer que o pai biológico a reconheça como filha. De acordo com a Resolução 1957/10:Isso não é possível porque a doação de gametas deve preservar o anonimato.
	
	Maria tem livre acesso aos registros do pai biológico de Francisca, podendo, até mesmo, solicitar pensão.
	
	Maria deve entrar em contato com a clínica onde fez a técnica de reprodução assistida para solicitar que mesma seja intermediadora do processo.
	
	A clínica de reprodução assistida não tem qualquer responsabilidade sobre sigilo ou documentos de doadores de gametas.
	
	Isso é possível desde que Maria solicite um exame de DNA.
	 3a Questão (Ref.: 201402343402)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Independente da questão da gênese do ser humano, talvez o mais importante tema ético da atualidade no que se refere à reprodução, seja mesmo o debate sobre os procedimentos de reprodução assistida. J. Goldim relata que desde o século XVIII já existem relatos médicos sobre a tentativa de realização deste tipo de intervenção. No entanto, apenas em 1978, com o nascimento de Louise Brown (que ficou conhecida como o primeiro ¿bebê de proveta¿) na Inglaterra, esse assunto tomou grande notoriedade. Louise nasceu graças um procedimento:
		
	 
	Doação de gametas para um banco de sêmen e posterior introdução de gametas no útero da mãe, técnica que ficou conhecida como inseminação de gametas.
	
	Fertilização de um único óvulo saudável com dois espermatozoides, técnica que ficou conhecida como fertilização do óvulo saudável.
	
	De uso de medicamentos combinados que estimularam os hormônios maternos e evitaram qualquer necessidade de intervenção laboratorial.
	 
	De fertilização do óvulo da mulher com os espermatozóides fora do corpo da mulher, em situação laboratorial, e sua posterior reimplantação no útero, conhecida como fertilização ¿in vitro¿.
	
	De reprodução com ato sexual normal em situação laboratorial, que ficou conhecida como reprodução laboratorial.
	 4a Questão (Ref.: 201402257738)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"No Brasil, as mulheres pobres, jovens e nordestinas são mais vulneráveis aos abortos inseguros. No ano passado [2006], a média diária foi de 686 internações no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de complicações pós-aborto. O estudo diz que a população pobre é principal vítima porque não tem acesso a clínicas particulares nem remédios abortivos de menor risco do que práticas medievais como a introdução de agulhas de tricô que perfuram o útero, atingindo muitas vezes a bexiga ou o intestino da gestante." (WEBER, O Globo, 2007)
A situação apresentada estabelece uma crítica a atual posição do Brasil no que diz respeito ao aborto. Sabe-se que o aborto legal só em possível em duas situações. São elas: 
		
	
	estupro e má formação congênita
	 
	risco materno e estupro
	
	risco materno e síndrome de Down
	
	anencefalia e risco materno
	 
	risco fetal e má formação congênita
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402749986)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quanto às alternativas de manipulação genética e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana, elas trazem questões éticas conforme abaixo, exceto:
		
	 
	Os processos de manipulação genética e reprodução assistida são muito arriscados pois muitas nações apresentam boa parte de sua população com baixa educação.
	
	Uma coisa é o avanço tecnológico, mas outra coisa é o uso que se faz dele.
	
	Pessoas podem começar a procurar aprimorar uma raça.
	
	Estas tecnologias vêm associadas a novos instrumentos de diagnóstico e tratamento e, por isso, implicam em princípios de justiça e alocação de recursos na área de saúde que, normalmente são escassos e caros
	
	Essas tecnologias implicam em novos modos de organização da família.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402782921)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A reprodução assistida é um tema que suscita muitas discussões em sociedade. A esse respeito leia as afirmativas abaixo e marque a resposta correta: I - A partir da década de 90 as sociedades médicas começaram a inserir diretrizes éticas no que se refere às tecnologias de reprodução assistida. II - No Brasil, em 1992, o Conselho Federal de Medicina deu parecer negativo à todas as práticas relacionadas à reprodução assistida. III - A partir do primeiro bebê de proveta, na Inglaterra, as práticas de reprodução assistida se intensificaram em todo o mundo. IV - A fertilização in vitro é uma técnica que só existe na discussão teórica, pois na prática nunca foi realizada. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I e III
	
	I, II e IV
	
	II, III e IV
	
	III e IV
	 
	I e II

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes