A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Discursiva Pressupostos

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/3 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Para o professor da educação infantil, é relevante que ele planeje as suas aulas e considere os conhecimentos científicos construídos socialmente e acumulados historicamente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 139.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, diversos pensadores se dedicaram a pensar a educação infantil, e é importante que o profissional de educação tenha conhecimento dos pressupostos filosóficos que permeiam a educação. Nesse contexto, apresente a característica geral dos estudos de Jean Piaget e sua contribuição para a compreensão do desenvolvimento cognitivo das crianças.
Nota: 33.3
	Os estudos de Jean Piaget (1896–1980) trouxeram uma importante contribuição para a compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças. Ele explica que a construção do conhecimento ocorre por meio de um processo contínuo de trocas entre o indivíduo e o meio ambiente (p. 74). Piaget concebeu que a lógica de funcionamento mental da criança é diferente da lógica do desenvolvimento mental do adulto. Sua teoria está fundamentada na noção de equilibração, pois explica que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre por meio de desequilíbrios e equilibrações constantes. O epistemólogo observou que o desenvolvimento cognitivo pode ser compreendido a partir de etapas. As que fazem parte da educação infantil são a sensório-motora e a pré-operatória (p. 91). 
Resposta:Ele se preocupou em explicar a estrutura do conhecimento. Conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, tendo como ponto de partida a ação sobre o objeto. A inteligência vai se desenvolvendo a medida que a criança se relaciona com o mundo em um processo que envolve a capacidade de organizar, estruturar, entender e depois com o surgimento da fala vem a explicar os pensamentos e as ações. Concebe que a lógica do desenvolvimento mental da criança é diferente da lógica do desenvolvimento mental do adulto. Sua teoria fundamenta-se na noção de equilibração, pois explica que o desenvolvimento cognitivo do individuo ocorre por meio de desiquilíbrios e equilibrações constantes. O desenvolvimento cognitivo pode ser compreendido a partir de etapas. As que fazem parte da educação infantil são a sensório motora e a pré- operatória. Sensório motora de 0 a 2 anos: são desenvolvidas as percepções sensoriais ( pegar , balançar, jogar, bater, morder). A criança é considerada sem pensamento pois não tem capacidade de representar eventos, evocar o passado e referir-se ao futuro é percebida a angústia pela separação do objeto. Tem início a noção do eu. A concepção do espaço e tempo começa a ser construída. Ja na pré operatória de 2 a 7 anos há o aparecimento da linguagem e capacidade representativa, existe o pensamento egocêntrico, a criança não tem noção de conservação e o pensamento não é reversível.
Questão 2/3 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Desde 1996, com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), a educação infantil passou a integrar a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.infoescola.com/educacao/educacao-infantil/>. Acesso em: 11 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, o que é o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)? Descreva suas principais características (pelo menos duas).
                                                                                      
Nota: 33.3
	O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI de 1998, foi a primeira proposta apresentada para a educação infantil, o qual contempla objetivos gerais e específicos, conteúdos e ações didáticas organizados para as diferentes faixas etárias dessa etapa da educação básica. Ele não é um documento de caráter obrigatório que deverá ser seguido pelas instituições que ofertam a educação infantil. Porém, ele representa uma articulação das políticas nacionais para discutir o assunto. Ele apresenta objetivos gerais e específicos, conteúdos e ações didáticas organizados para diferentes faixas etárias entre 0 e 6 anos. No que concerne à formação pessoal e social são consideradas as experiências que favorecem a formação do sujeito em relação ao desenvolvimento das capacidades afetivas e de natureza global da criança além de seus esquemas simbólicos. As definições apresentadas no RCNEI são concebidas como uma concretização dos propósitos da instituição, sendo que esta considera tais definições um meio para as crianças poderem exercitar o pensamento próprio, o sentir e o ser de forma a compreender a realidade em que vivem (p. 126-127).                                                                              
Resposta:A primeira proposta para primeira e etapa da educação básica : a educação infantil.Não é um documento de caráter obrigatório a ser seguido pelas instituições de educação infantil,mas apresenta objetivos gerais e específicos, conteúdos e ações didáticas organizados para diferentes faixas etárias entre 0 a 6 anos. Apresenta uma articulação das políticas nacionais para discutir o assunto. A primeira característica é a Formação pessoal e social : são considerados as experiências que favorecem a formação do sujeito em relação ao desenvolvimento das capacidades afetivas e de natureza global da criança alem de seus esquemas simbólicos. A segunda característica se refere ao Conhecimento de mundo: são tratadas as diferentes linguagens construídas pelas crianças com enfase nas relações dela com a cultura. Os eixos de trabalho movimentos , músicas, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática foram escolhidos para representar uma parcela significativa da produção cultural humana. As definições do RCNEI são concebidas como uma concretização dos propósitos da instituição, sendo que esta considera um meio para as crianças poderem exercitar o pensamento próprio, o sentir e o ser de forma de forma a comprender a realidade em que vivem.O trabalho intencional e de forma integrada com tais conteúdos é imprescindível para efetivação do processo de ensino. São categorizados em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
Questão 3/3 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia a passagem de texto a seguir:
“Ao adentrar o espaço físico escolar apresenta não apenas uma realização voltada para a educação, mas uma forma silenciosa de educar. Este espaço não é apenas um ‘cenário’, onde se desenvolve a educação, mas “uma forma silenciosa de ensinar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil: Encarte 1. Brasília: MEC, SEB, 2006. p. 3.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, como se caracteriza a organização dos espaços de educação infantil? Apresente características.
Nota: 33.3
	Pensar o espaço para as crianças da educação infantil é uma condição imprescindível para uma instituição de ensino que oferta está modalidade. A organização do espaço depende de planejamento técnico ambiental, projeto arquitetônico articulado ao projeto pedagógico e a ação educativa que é realizada nos espaços. Para as crianças de 0 a 3 anos, o espaço deve ser criado atendendo ao desenvolvimento pleno, permitindo a elas explorarem o movimento, alimentarem-se, tornarem banho, repouso e prática de atividades essenciais para as fases. As crianças de 1 a 5 anos devem circular em um espaço que contemple o desenvolvimento por meio