Buscar

Ciência Política Resumo AV1

Prévia do material em texto

Resumo Ciência Politica AV1
 *Política: Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. 
* Politicagem: tem por objetivo atender aos interesses pessoais ou trocar favores particulares em benefício próprio.
* Divisão dos Poderes 1824:
- Legislativo
- Executivo
- Judiciário
- Moderador 
Sistema de Freios e Contrapesos
Neste sistema, fez-se a seguinte divisão dos poderes do Estado: Legislativo, Executivo e Judiciário. O poder Legislativo tem a função típica de legislar e fiscalizar; o Executivo, administrar a coisa pública; já o Judiciário, julgar, aplicando a lei a um caso concreto que lhe é posto, resultante de um conflito de interesses. Aplicar o sistema de freios e contrapesos significa conter os abusos dos outros poderes para manter certo equilíbrio. Por exemplo, o judiciário, ao declarar inconstitucionalidade de uma Lei é um freio ao ato Legislativo que poderia conter uma arbitrariedade, ao ponto que o contrapeso é que todos os poderes possuem funções distintas, fazendo assim com que não haja uma hierarquia entre eles, tornando-os poderes harmônicos e independentes.
Formas de Estado:
- Estado Unitário: Estado unitário é formado por um único Estado, existindo uma unidade do poder político interno, cujo exercício ocorre de forma centralizada; qualquer grau de descentralização depende da concordância do poder central - ex.: Brasil-Império, Itália, França e Portugal.
- Estado Federal: Estado Federal é um Estado composto por diversas entidades territoriais autônomas dotadas de governo próprio.
Objetivo do estudo da Ciência Política:
- A Ciência Política é a ciência que tem como objetivo, o estudo dos fenômenos políticos, que são os acontecimentos que visam a aquisição, a manutenção e o exercício do Poder Político e a isto chama-se factos políticos.
Os Partidos Políticos, o Poder Político, logo são um objeto de estudo desta ciência.
Definição de Estado: 
- É uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada.

Continue navegando