Buscar

1 Avaliando

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	
	
	
	
		
	 
	
	
	
	Disciplina: CCJ0020 - DIREITO CONSTITUCIONAL II  
	Período Acad.: 2017.1 (G)
	
	
		1.
		ENADE 2012 
A Constituição brasileira de 1988 reconheceu aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam (Art. 231). Sobre o processo de demarcação das terras indígenas, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no Estado de Roraima, em conformidade com a Portaria n.º 534/2005 do Ministério da Justiça (Petição n.º 3.388-RR, j. 19/03/2009). 
Tendo como base os dispositivos da Constituição Federal e as decisões do judiciário a respeito da demarcação das terras indígenas, verifica-se que 
		Quest.: 1
	
	
	
	
	a demarcação de terras indígenas deve ser feita em áreas fora de unidades de conservação, já que aos índios é permitido o uso dos recursos naturais de suas terras. 
	
	
	as terras indígenas, quando devidamente demarcadas, constituem território político dos índios, reconhecido e protegido pela União. 
	
	
	os direitos dos índios sobre as terras que tradicionalmente ocupam foram reconhecidos no texto constitucional, mas são exercidos com base em ato constitutivo de demarcação, de competência da União. 
	
	
	as terras indígenas podem ser objeto de arrendamento, desde que assim autorizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai). 
	
	
	a competência para a demarcação de terras indígenas é da União, na esfera do poder executivo.
	
	
		2.
		É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios 
		Quest.: 2
	
	
	
	
	instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos.
	
	
	organizar, manter e executar a inspeção do trabalho. 
	
	
	exercer a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas e de programas de rádio e televisão. 
	
	
	explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão os portos marítimos, fluviais e lacustres. 
	
	
	estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito. 
	
	
		3.
		Não constitui competência legislativa concorrente dos entes federados: (a) florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição; (b) previdência social, proteção e defesa da saúde; (c) criação, funcionamento e processo do juizado de pequenas causas; (d) proteção e integração social das pessoas portadoras de deficiência; (e) desapropriação.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	RESPOSTA 3
	
	
	RESPOSTA 2
	
	
	RESPOSTA 4
	
	
	RESPOSTA 5
	
	
	RESPOSTA 1
	
	
		4.
		Compete privativamente à União legislar sobre
		Quest.: 4
	
	
	
	
	proteção e defesa da saúde.
	
	
	responsabilidade por dano a bens e direitos de valor artístico.
	
	
	orçamento.
	
	
	cultura.
	
	
	águas.
	
	
		5.
		(Questão 02 - Exame 122  Tipo 1 - OAB-SP) - Na ausência de normas gerais federais sobre poluição ambiental causada por linhas de transmissão de energia elétrica, pode um estado membro legislar a respeito, proibindo, por exemplo, a construção de linhas de transmissão nas margens de rios estaduais? 
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Não, porque compete privativamente à União legislar sobre energia elétrica, proteção do meio ambiente e controle da poluição. 
	
	
	Sim, e a legislação estadual não poderá ser suspensa ainda que lei federal posterior estabeleça normas gerais permitindo a construção de linhas de transmissão nas margens de rios.
	
	
	Sim, porque os estados têm competência plena dentro de seu território, para legislar sobre normas gerais de proteção do meio ambiente, desde que inexista lei federal a respeito. 
	
	
	Não, porque cabe à União, com exclusividade, zelar pelo meio ambiente. 
	
	
	
	
	
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando