Buscar

RESPOSTAS ED 342X - SISTEMAS ESTRUTURAIS (CONCRETO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESPOSTAS ED 1° SEMESTRE 2017
Os pilares devem ser locados de tal forma que as vigas tenham comprimentos aproximados entre si, e portanto a mesma altura.Sempre que possível, os pilares devem ser posicionados de forma a permitir que os balanços formados possam ajudar a reduzir o momento fletor no vão central. (E)
As ações que atuam nas estruturas podem ser classificadas, segundo sua variabilidade com o tempo, em permanentes, variáveis e excepcionais. (A)
O dimensionamento de pilares de concreto armado é abordado pela norma NBR 6118/2014 ("Projeto de estruturas de concreto - Procedimento) em seu item 15.8. A força normal que atua em um pilar pode estar deslocada de certa distância do seu centro geométrico, a esta distância dá-se o nome de excentricidade. (A)
O momento de inércia ou Tensor de Inércia também depende da distribuição da massa em torno de um eixo de rotação escolhido arbitrariamente. Quanto maior for o momento de inércia de um corpo, mais difícil será fazê-lo girar ou alterar sua rotação. (A)
Não houve dimensionamento diferente , os dois desenhos possuem soluções de lajes iguais. ( E)
Quando os elementos estruturais de sua supra estrutura são lajes, vigas e pilares previamente dimensionados e que tem a finalidade de resistir ao seu peso próprio e a todas as cargas atuantes. (A)
Momentos fletores são positivos quando, entrando com as forças e momentos à esquerda de uma seção transversal, a resultante momento na seção for no sentido horário. De forma consistente (ação e reação), momentos fletores são positivos quando, entrando com as forças e momentos à direita de uma seção transversal, a resultante momento na seção for no sentido anti-horário (A)
No caso de um dimensionamento ter sido feito com γs = 1,15 e o coeficiente de minoração devesse ter o valor γs = 1,25, permite a NBR-6118 (item 5.3.1.1) considerar o dimensionamento feito, desde que se aumente de 10% a área da seção transversal da armadura já calculada (E)
A flambagem é considerada uma instabilidade elástica, assim, a peça pode perder sua estabilidade sem que o material já tenha atingido a sua tensão de escoamento.(A)
Conforme o item 13.2.2, a largura mínima das vigas deve ser de 12 cm e das vigas-parede de 15 cm. É possível admitir uma redução respeitando-se um mínimo absoluto de 10 cm em casos excepcionais.(C)
Chama-se assim todas as cargas que podem atuar sobre a estrutura de edificações em função do seu uso (pessoas, móveis, veículos e materiais diversos.(B)
É a viga que recebe um pilar e transmite a carga deste para outros pilares. Comumente é uma viga pouco usada e deve ser evitada como solução. Ela torna-se alta (relação a x b - (largura/altura)) causando transtornos na solução estrutural/arquitetônica) (A)
NBR 6.118:2007 - Projetos de Estruturas de Concreto - Procedimento. No item 13.2.3, exige-se que pilares tenham dimensão mínima de 19 cm na seção transversal, ou de até 12 cm, com a ressalva de que a seção tenha uma área mínima de 360 cm² e que as ações sejam majoradas por um coeficiente adicional. (D)
é o tipo de viga em que a laje é apoiada em sua parte inferior, de tal modo que o plano inferior da mesma coincida com o plano inferior da laje. Assim como a viga chata, a viga invertida é um artifício utilizado para esconder o vigamento quando ele não deve estar aparente no teto. ( D)
A área de influência de um pilar será determinada considerando as linhas médias entre ele e os pilares vizinhos.  (C)
A velha regra empírica, muito utilizada na costrução civil, fala em DEZ por cento, do VÃO vencido pela viga. (D)
A alternativa, que fala de aumentar a espessura das lajes, é errada.Isso, só vai aumentar as cargas, que as vigas terão que suportar. (C)
A função dos elementos de transição é distribuir ou concentrar carregamentos de uma estrutura devido a necessidades arquitetônicas, logísticas ou de alteração dos sistemas estruturais. (D)
Ela torna-se alta (relação a x b - (largura/altura)) causando transtornos na solução estrutural/arquitetônica) (B)
A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura. Neste sistema, a parede não tem apenas a função de vedação (dividir ambientes); ela desempenha também o papel de estrutura da edificação. Esta solução permite construir desde simples muros, residências e edifícios de diversas alturas até hipermercados e indústrias. (C) 
É a resultante de forças de uma porção isolada sobre a outra porção na direção transversal ao eixo da barra na seção transversal de corte. O esforço cortante representa o efeito de força cisalhante em uma seção transversal de uma barra. (B)
Local de efeito de tracionar, fazer tração, puxar; dar sustentação. (C )
O posicionamento dos pilares nas edificações altas é então um fator de grande importância já que pilares mal posicionados impedem a formação dos pórticos nas direções de atuação do vento e, dessa maneira, tornam os edifícios muito flexíveis. Também é importante atentar para a distribuição dos pilares segundo as suas respectivas inércias. Os pilares com inércias maiores devem estar distribuídos segundo as direções ortogonais de atuação do vento. Inércias principais maiores distribuídas nas duas direções enrijecem o edifício de modo geral. ( D)
As paredes estruturais tem a função de estrutura da construção. Nessas obras não se usa pilares e vigas. Nesse tipo de construção, as paredes são feitas de blocos de concreto estrutural. Como neste sistema construtivo é a própria parede que sustenta a construção é difícil executar mudanças e reformas. (A)
De acordo com a norma NBR 6136 o bloco se define como um elemento de alvenaria cuja área líquida é igual ou inferior a 75% da área bruta. Um bloco conforme deve oferecer qualidade e economia as edificações. Isso significa que deve apresentar: dimensões e formas adequadas, compacidade, resistência, bom acabamento geométrica, boa aparência visual sobretudo quando o projeto não prevê revestimento. Alem disso, deve garantir isolamento termo-acústico. Estes parâmetros são determinantes para a qualidade dos blocos e tem seus limites estabelecidos em normas técnicas apropriadas. (C)
As lajes armadas em uma direção tem relação entre o lado maior e o lado menor superior a dois, isto é: = ly/lx>2 (E)

Outros materiais