Buscar

EXERC CIAMB

Prévia do material em texto

CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Sustentabilidade, capital natural e capital produzido
Quais as três dimensões básicas da conceituação de “desenvolvimento sustentável” da Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Meio Ambiente (CMMD)?
A conceituação de desenvolvimento sustentável da CMMD é biocentrica ou econocêntrica? Por que?
Por que, no contexto de seu tratamento do desenvolvimento sustentável, Solow é contra se dar maior precisão ao conceito de desenvolvimento sustentável?
Qual o papel da substitutabilidade na análise do desenvolvimento sustentável de Solow? Em sua análise, qual os papeis da contribuição dos recursos ambientais e a dos recursos que decorrem de nosso esforço e nossa engenhosidade, construídos com a contribuição dos recursos ambientais?
Mais recentemente, a análise do desenvolvimento econômico passou a se valer de diferentes categorias de capital. Quais são elas? Explique.
Do ponto de vista da economia do meio ambiente se destacam duas categorias de capital. Quais são? Por que?
Do ponto de vista da abordagem mais recente do desenvolvimento sustentável, existem duas visões extremas em relação a substitutabilidade dessas duas categorias de capital. Quais são elas?
O que é sustentabilidade fraca?
O que é sustentabilidade forte?
Tendo por base a diferença entre “fundo” e “estoque”, podemos decompor o capital produzido, Kp, em duas categorias. Quais são elas?
Em princípio, qual a substitutabilidade entre, digamos, o fator de fundo “força de trabalho” e cada uma dessas duas categorias?
Qual a relação que tende a prevalecer entre as categorias Kps e Kpe do capital produzido?
Tendo por base a diferença entre “fundo” e “estoque”, pode-se decompor o capital natural, Kn, em duas categorias. Quais são elas?
O que, de maneira geral, se pode dizer sobre a substitutabilidade entre Kne e Kp?
Discuta a natureza dos serviços básicos que o fundo de capital Kns oferece à econosfera. Procure exemplificar.
O que, de maneira geral se pode dizer sobre a substitutabilidade entre Kns e Kp?
Por que se diz que ainda há muita incerteza sobre o funcionamento do fundo de serviços da natureza, incluídos em Kns?
Qual a diferença básica, do ponto de vista da reversibilidade, entre os fundos de serviços Kps e Kns? Por que devemos nos preocupar com isto?
Que componente do capital natural é enfatizado pela visão da Sfra? O que tende a ficar de fora nessa visão? Explique.
Qual o principal argumento dos que se valem da hipótese ambiental tênue para justificar a reduzida atenção que a análise econômica deve dar ao componente Kns do capital natural?
Quais os argumentos dos que se valem da hipótese ambiental aprofundada para defender uma grande ênfase da parte da análise econômica ao componente Kns do capital natural?
No contexto dos papeis que desempenha Kns, o que entende pelos atributos da absoluta essencialidade e da irreversibilidade? Como eles se relacionam às duas hipóteses ambientais acima?
Por que se diz que as análises que enfatizam a hipótese ambiental aprofundada tendem a estar afinadas com a visão da sustentabilidade forte?

Continue navegando