Buscar

FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO
	Simulado: SDE0108_SM_201402029349 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 17/04/2017 17:58:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402142471)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Várias são as hipóteses formuladas para explicar o processo de envelhecimento, refletindo, muito provavelmente, a ausência de clareza na questão. Embora haja dificuldade em se estabelecer uma única razão para explicar esse processo, acredita-se que dois fatores principais devam influenciá-lo: o fator genético, e o fator ambiental. Qual das teorias listadas abaixo não faz parte do grupo de "Teorias do Envelhecimento Programado" (que se utiliza da genética como um modelo de relógio biológico, para explicar o envelhecimento):
		
	 
	Teoria dos efeitos deletérios dos radicais livres.
	
	Teoria telomérica da senescência.
	
	Teoria neuroendócrina.
	
	Teoria do controle genético.
	
	Teoria da morte programada (apoptose).
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402624496)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os sintomas da Osteoartrose em idosos incluem dor em uma ou mais articulações agravada por qualquer atividade física e aliviada por repouso, e rigidez matinal durante alguns minutos. Assinale a alternativa que contém a característica radiográfica correta da Osteoartrose:
		
	
	Aumento do espaço articular
	 
	Creptação
	 
	Presença de osteófitos
	
	Osso subcondral inalterado
	
	Amplitude de movimento limitada;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402777447)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando que o status cognitivo faz parte da avaliação geriátrica, analise as afirmativas abaixo e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
		
	 
	Fatores comportamentais como nível educacional, cultura, participação em atividades sociais e prática de atividade física contribuem para a reserva cognitiva, fundamental para minimizar os efeitos da senescência sobre a função cognitiva.
	 
	O Mini Exame do Estado Mental é um instrumento bastante utilizado na prática clínica e dentre suas vantagens podemos citar que este não sofre influência do nível educacional do idoso.
	 
	Dentre os componentes que fazem parte da função cognitiva podemos citar a memória, atenção, percepção e planejamento das ações.
	 
	A função cognitiva está relacionada ao funcionamento mental e com isto a habilidade de sentir, pensar, perceber, lembrar, raciocinar, formar estruturas complexas de pensamento e produzir umas resposta às demandas e estímulos externos.
	 
	O Mini Exame do Estado Mental é um instrumento de rastreio de alteração da função cognitiva podendo inclusive ser usado para diagnóstico de demência no idoso.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402146283)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A queda pode ser considerada um evento sentinela na vida de uma pessoa idosa, um marcador potencial do início de um importante declínio da função ou um sintoma de uma patologia nova. Seu número aumenta progressivamente com a idade em ambos os sexos, em todos os grupos étnicos e raciais. Com relação a dados epidemiológicos sobre quedas em idoso, pode-se afirmar:
I. A freqüência de quedas em idosos é maior em mulheres do que em homens da mesma faixa etária.
II. Idosos de 75 a 84 anos que necessitam de ajuda nas atividades de vida diária têm uma probabilidade de cair 14 vezes maior que pessoas da mesma idade independentes.
III. 50% das quedas resultam em fraturas.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	somente a I.
	
	somente a II
	
	I, II e III.
	
	II e III.
	 
	I e II.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402146287)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os riscos de quedas em pessoas idosas existem e precisam ser considerados sob vários aspectos, tanto na prevenção quanto na abordagem terapêutica de pessoas idosas que sofreram quedas, pois é objetivo da fisioterapia melhorar a capacidade da pessoa para resistir às ameaças a seu equilíbrio, aumentar sua segurança diante de suas atividades e recuperar a confiança, não só da pessoa que sofreu a queda, mas também de seus cuidadores, no que diz respeito a sua capacidade de se locomover. Os muitos tipos de fraturas que a pessoa idosa pode sofrer durante uma queda podem levar à necessidade de uso de dispositivos auxiliares. Quando à indicação de andadores, é correto afirmar que:
		
	
	o andador com quatro rodas oferece menor estabilidade que o andador sem nenhuma roda, mas poderá ser usado em espaços pequenos; é ideal para uso domiciliar, embora não confira maiores graus de mobilidade independente.
	
	as muletas canadenses devem ser usadas em longas distâncias, embora não devam ser usadas no domicílio e em aescadas.
	
	as muletas podem ser indicadas para uso prolongado, mas não podem ser usadas em escadas ou degraus; já os andadores de quatro rodas possuem vantagem pelo seu uso dentro de casa, em espaços limitados, mas não possibilitam marcha continua.
	 
	o andador sem nenhuma roda precisa ser levantado antes de cada passo em dissonância com o ritmo da marcha, criando um momento de instabilidade durante o qual o paciente fica sem nenhum apoio.
	
	a bengala quadrúpede possui uma base de três apoios e um cabo em formato ergonômico, mas oferece menor eficiência em relação ao equilíbrio que as simples. Em ambos os casos elas são indicadas quando o idoso requer um apoio mínimo ou quando ele percorre longos trechos.
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 17/04/2017 17:53:42 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402210792)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conforme Rowe e Kahn (1997), nos anos 90, o termo envelhecimento bem-sucedido se populariza, no campo gerontológico, no sentido de identificar estratégias que incrementem a proporção da população idosa que envelhece bem. Sobre este assunto é INCORRETO afirmar que:
		
	
	envelhecimento bem-sucedido é mais que ausência de doença e manutenção da capacidade funcional.
	
	capacidades cognitivas e físicas são potenciais para atividade, pois dizem o que uma pessoa pode fazer e não o que ela faz.
	
	Esta concepção proposta vai além do potencial e envolve atividade, seja no plano das relações interpessoais, que envolve contatos e transações com outros, intercâmbio de informação, suporte emocional e assistência direta.
	
	envelhecimento bem-sucedido engloba três componentes principais: baixa probabilidade de doença e incapacidade, alta capacidade funcional física e cognitiva e engajamento ativo com a vida.
	 
	O envelhecimento bem sucedido está na cabeça da pessoa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402142465)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo o IBGE, em ¿Indicadores Sociodemográficos ¿ Perspectivas para o Brasil 1991-2030¿, a esperança de vida ao nascer (ou expectativa de vida ao nascer) no Brasil em 2005 seria de 72,05 anos. Em relação a esses indicadores é correto afirmar:
		
	
	O Rio Grande do Sul, em 2005, apresentava a maior esperança da vida ao nascer entre os Estados brasileiros, exatamente 74,5 anos.
	
	Ainda sob esperança de vida ao nascer, em relação ao sexo masculino, Santa Catarina apresenta-se na 5ª posição entre os Estados Brasileiros.
	
	Em 2005, em relação à esperança de vida ao nascer, o Brasil ocupava o primeiro lugar entre os países da América latina e Caribe, e a 10ª posição no mundo.
	
	Alagoas, apesar de IDH baixo, está entre os três Estados brasileiros com maior esperança de vida ao nascer.
	 
	Santa Catarina apresentava em 2005 uma esperança de vida ao nascer de 74,78 anos (considerando ambos os sexos), sendo o segundo estado brasileiro, atrás apenas do Distrito Federal, e a projeção é que ocupe a primeira posição a partir de 2015.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402733683)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A população brasileira vem sofrendo uma mudança no perfil de faixa etária predominante, ecomo resultado desse processo observa-se uma diminuição do número jovens e um aumento do número de idosos. Alguns fatores contribuíram para essa transição, gerando uma maior expectativa de vida na população. São fatores que contribuíram para a mudança do perfil populacional todas as alternativas abaixo, exceto:
		
	 
	Aumento das doenças infecciosas.
	
	Melhora nas condições socioeconômicas.
	
	Diminuição da mortalidade.
	
	Melhora nas condições de saúde.
	
	Diminuição da fecundidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402210960)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sr. José, 60 anos, sedentário, se aposentou e parou de trabalhar. No inicio da sua nova vida tudo era muito interessante. Passeava na orla, reunia os amigos e já não tinha mais tempo para nada. 6 meses depois começou a perceber dores nas coluna vertebral e procurou um médico que diagnósticou de imediato problemas posturais e solicitou exames complementares. Após densitometria óssea diagnósticou osteoporose. Percebe-se neste caso alterações de envelhecimento:
		
	
	natural
	
	ortopédico
	
	gerontológico
	
	diferenciado
	 
	patológico
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402179655)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O acelerado processo de envelhecimento populacional no Brasil dificulta à sociedade, ao Estado, à familia e ao próprio indivíduo o preparo e as providências para enfrentar a velhice de forma digna.
PORQUE
A Europa levou cem anos para envelhecer, mas no Brasil isso se deu em três décadas, à partir de 1970.
		
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas.

Continue navegando