Buscar

DIREITO EMPRESARIAL III Semana 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL III - CCJ0028 Título SEMANA 2 
Descrição CASO CONCRETO: 
Pedro emitiu uma nota promissória em favor de Carlos, que circulou através de diversos endossos até chegar ao atual portador, que decidiu executar um dos endossantes, face à inadimplência do devedor original. Uma vez executado, o endossante apresentou exceção de pré-executividade, para demonstrar sua total incapacidade processual, já que ele teve o título transferido de um incapaz, o que prejudicaria a cadeia de endossos. 
A defesa deve ser acolhida pelo Juiz da causa? 
Resposta:O juiz não devera acolher tal requerimento. Pois as obrigações são autônomas. E isto indeferiu sobre o repasse do mesmo que teria que ter questionado tal requisito no ato de seu aceite.
Sendo assim, esta não merece ser acolhida dentro da defesa apresentada, tendo em vista que ao lançar sua assinatura no título o endossante vincula sua obrigação de pagar como garantidor, sendo que as obrigações são autônomas e independentes.
Determine o princípio cambiário aplicável ao caso em tela. 
Resposta: O principio da autonomia que seria aplicáveis neste item seria a espécie sobre o princípio da autonomia , em que cada obrigação é autônoma com relação as demais , independentemente da situação do obrigado e o da impossibilidade das exceções pessoais, cuja relação pessoal com qualquer dos obrigados não pode ser alegada como defesa como demonstrado na L.U.G em seu art. 7 e 17 57663/1966.
QUESTÃO OBJETIVA: 
Assinale a assertiva correta sobre títulos de crédito. 
XA) Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título são independentes do negócio que deu lugar ao seu nascimento, a partir do momento em que ele é posto em circulação; 
B) Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título de crédito não se vinculam ao negócio que deu lugar ao seu nascimento, independentemente de sua circulação; 
C) Pelo princípio da autonomia, o cumprimento da obrigação assumida por alguém no título não está vinculado a outra obrigação, a menos que o título tenha circulado. 
D) Pelo princípio da autonomia, vale nos títulos somente o que neles está escrito.

Continue navegando