Buscar

Aula Perfil do Engenheiro.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Profª Cristiane Pibernat 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
Perfil do Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia
O que você pensa em fazer como Engenheiro de Bioprocesso e Biotecnologia ?
Responder:
Conhecimentos que caracterizam o Engenheiro de Bioprocessos
  Há certos conhecimentos que são básicos e fundamentais.  Essas ferramentas são:  Conhecimentos de matemática: cálculos infinitesimal, vetorial, numérico, geometria analítica, estatística;  Compreensão de expressões gráficas: desenho técnico;  Conhecimentos de matérias básicas: física, química geral, química orgânica, química inorgânica, físico-química e química analítica;  Conhecimentos de ciências biológicas: biologia, bioquímica e a genética.
  Além desses, existem os conhecimentos específicos:  FENÔMENOS DE TRANSPORTE: É a ciência que trata das condições de equilíbrio dos sistemas e no caso de desequilíbrio trata de como restabelecer o equilíbrio. Trata também das propriedades conservativas que devem permanecer constantes . Elas não podem ser criadas nem destruídas, apenas transformadas através do transporte das quantidades transformativas (massa, energia e quantidade de movimento). Em todas as áreas a boa utilização da teoria básica de fenômenos de transporte pode ajudar a resolver problemas práticos que tragam benefícios para a sociedade.
 TERMODINÂMICA APLICADA A BIOTECNOLOGIA: A idéia é desenvolver uma termodinâmica aplicada a Engenharia de Bioprocessos. Ela difere da termodinâmica clássica, que trata de sistemas fechados em equilíbrio, pois trata de sistemas abertos (ocorrem trocas com o meio) e longe do equilíbrio. Utiliza as propriedades macroscópicas da matéria como um todo.
 ENGENHARIA DAS REAÇÕES: É a ciência que trata dos reatores, ou seja, onde ocorrem as reações. Antigamente o estudo era concentrado nas operações unitárias e hoje em dia ele passou a ter mais enfoque nos equipamentos onde ocorrem essas operações, os próprios reatores. Existem 3 tipos básicos: - Reatores de Tanque em Batelada; - Reatores de Tanque Contínuos (CSTR); - Reatores Tubulares Contínuos (PFR).
 OPERAÇÕES UNITÁRIAS: Em 1915, Arthur D. Little definiu o conceito de Operações Unitárias: 1º Toda a fabricação ou processo químico industrial pode decompor-se em uma série coordenada de operações físicas e de reações químicas; 2º O nº destas operações físicas não é muito grande e várias delas aparecem com frequência em distintas fabricações; 3º Os princípios que regem os funcionamento dos equipamentos encarregados de realizar cada uma destas operações, e portanto os métodos de cálculo para o projeto dos mesmos, são imutáveis e independentes do tipo de fabricação a que se destina o equipamento.
 OPERAÇÕES UNITÁRIAS: Todos os processos da indústria química podem ser resolvidos como uma sequência lógica e coordenada de operações e processos unitários. As operações e processos unitários começaram a ser estudados depois que se viu o sucesso de estudar unitariamente as mudanças físicas e químicas e que esses estudos unitários poderiam ser empregados em diversos e distintos processos da indústria. Através das operações e processos unitários é possível transformar as matérias-primas (sem utilização direta) em produtos finais (para utilização pelo homem).
Processo
Matéria
-prima
Operações
Físicas
 Transformações 
Químicas
Operações de separação de
produto, subproduto e rejeitos
Operações Unitárias
Atividades que podem ser exercidas pelo Engenheiro de Bioprocessos
 Pesquisa e Desenvolvimento;
 Engenharia de Processo; 
 Engenharia de Projeto; 
 Engenharia de Produção; 
 Engenharia de Manutenção; 
 Gerência Técnica; 
 Consultoria; 
 Serviço Público; 
 Engenharia de Vendas e Marketing; 
 Serviços Técnicos para Terceiros; 
 Engenharia Legal; 
 Engenharia Biomédica. 
Pesquisa e Desenvolvimento
 Tipos :  Pesquisa básica: é aquela feita em laboratório, estudando processos gerais, sem um objetivo específico.  Pesquisa exploratória: também é feita em laboratório, mas há uma idéia específica (por exemplo: se é possível desenvolver um plástico com a mesma transparência do vidro).	
 Pesquisa aplicada: neste caso já há um produto existente e a pesquisa serve para descobrir novas formas de utilizá-lo, aprender a aplicar suas propriedades, trabalhar com as deficiências do produto e estabelecer as necessidades econômicas do mercado.
 Desenvolvimento de produto: é aquele que visa o nascimento e a evolução de um produto depois da sua possibilidade ter sido demonstrada. O produto é então modificado e adaptado até o uso pretendido, é realizado com maiores quantidades de material que no laboratório.  Desenvolvimento de processo: procura definir um método prático e econômico para fabricar o produto. Começa com a definição, em pequena escala, dos elementos do processo até conseguir-se otimizar a fabricação e a construção das instalações.	
Engenharia de Processo
  Começa com a aplicação de disciplinas como Operações Unitárias e Termodinâmica, além de indispensável sólidos conhecimentos das ferramentas básicas. A habilidade de aprender rapidamente é importante , pois embora os métodos fundamentais de cálculo, etc. sejam semelhantes em muitos processos, alguns deles se tornam obsoletos e outros novos devem ser desenvolvidos.
  De posse da decisão de construir uma fábrica nova ou novas instalações, mas antes de um compromisso ser assumido, o Eng. de Processo realiza um rápido planejamento para ter uma estimativa de custos operacionais e determinar problemas futuros. Deve-se especificar o que será produzido, a capacidade das instalações e o tipo de matéria-prima a ser utilizado.
  Forma-se então uma equipe de engenheiros de processo, que deve familiarizar-se com os métodos e procedimentos da empresa. O projeto preliminar é revisado antes de iniciar-se o detalhamento. O trabalhos normalmente é dividido e cada engenheiro de processo é responsável por uma área específica.
Engenharia de Projeto
  É o passo seguinte ao da Engenharia de Processo, pois é o Engenheiro de Projeto quem faz os detalhamento do projeto de algum processo, tais como acabamento, lay-out, projeto executivo.
 Alguns aspectos que fazem parte da atividade Engenharia de Projeto são: • orçamento e programação, importantes para predizer os custos e o tempo de um projeto; • planejamento de compra de material; • avaliação do progresso, que é uma das maiores dificuldades, quantificar o progresso feito em relação a conclusão do projeto (isso é feito comparando a quantidade feita com a quantidade total requerida); • conhecimentos de gerência; • medição (resolver conflitos que eventualmente ocorram, deve usar diplomacia e persuasão); • entre outros.
Engenharia de Produção
  Também conhecida por Operações de Plantas Industriais.  É a atividade responsável pelo funcionamento eficiente da indústria nas melhores condições possíveis. Soluciona os problemas que surgirem na indústria.
 Alguns aspectos que fazem parte da atividade Engenharia de Produção são: • relacionar-se bem com todas as pessoas, tendo boa comunicação oral e escrita (pois ele é quem vai tratar com os operários); • ser capaz de prever problemas antes que eles aconteçam; • ser bastante decidido e justo; • ter iniciativa própria; • aceitar trabalhar em condições desfavoráveis (barulho, calor, etc.); • ser versátil e flexível (pois pode ter que trabalhar até a noite, se houver algum problema na fábrica).
Engenharia de Manutenção
  É a atividade que praticamente só existe nas grandes firmas.  É responsável principalmente pelos aspectos mecânicos, de forma a conservar os equipamentos sempre funcionando com o máximo de eficiência e rentabilidade.
 O profissional que exerce a Engenharia de Manutenção
deve ser capaz de trabalhar facilmente com outros funcionários, tanto no seu próprio departamento como em outros.  Além de tratar com pessoas de fora da organização como representantes e fornecedores, que frequentemente oferecem serviços ou materiais que podem ser valiosas fontes de informações sobre novos produtos e equipamentos.  É necessário, portanto, ter bons conhecimentos e estar sempre atualizado dentro da sua Engenharia.
Gerência Técnica
  O engenheiro que se dedica a área de gerência técnica atua como supervisor dentro da área técnica da empresa.  Toma decisões a nível de controle técnico e, para isso, possui uma equipe de assessores e engenheiros. Ex.: É este profissional quem decide quando terminar um determinado programa no qual muito tem sido investido, mas que pode não oferecer o lucro esperado. 
 Para trabalhar nesta área é preciso ter um bom conhecimento de gerência. Economia, mercados e, eventualmente alguma especialização, além de um sólido conhecimento técnico.  A Gerência Técnica é uma ocupação de alto nível dentro de uma empresa e, por isso mesmo, oferece grandes recompensas em termos financeiros.
Consultoria
  Nesta atividade o engenheiro trabalha como profissional liberal, com a venda de conhecimentos e serviços.  O consultor pode ser tanto um especialista como um generalista, dependendo do campo de atuação a que se destina.
 Alguns aspectos que fazem parte da atividade Consultoria são: • ser conhecido e competente, tendo uma boa publicidade (portanto, amplos contatos são, certamente, indispensáveis para um consultor de sucesso); • ter uma personalidade que permita-lhe adaptar-se facilmente a novas situações e pessoas, devido a variedade de clientes, pois essa é uma área que não oferece estabilidade como em uma empresa.  São requisitados frequentemente por: • Escritórios de advocacia; • Companhias de Seguro; • Agências Governamentais; • Organizações não governamentais e privadas.
Serviço Público
  Um importante campo tem-se aberto para engenheiros nos governos municipais, estaduais e federais.  As oportunidades de emprego nesta área são bastantes diversas, tanto dentro de uma especialidade como em serviços técnicos ou administrativos de um modo geral.
 Alguns trabalhos geralmente executados no Serviço Público são: • fiscalização (Por exemplo: ambiental); • planejamento no desenvolvimento industrial de uma região; • participação legislativa (Por exemplo: assessorando deputados).  Uma das maiores vantagens desta atividade é a estabilidade no emprego. Mas deve-se ter cuidado para não acabar realizando um trabalho frustrante.
Engenharia de Vendas e Marketing
  O profissional que atua nesta atividade é o representante da empresa, vende tecnologia ou equipamentos.  Geralmente é uma atividade de bastante liberdade, o que se deve é saber como fazer para que o cliente compre seu produto/serviço. Para tanto deve ter muita competência técnica, a fim de explicar aos compradores sobre o que está vendendo.
 Realizar a atividade de Engenharia de Vendas e Marketing pode ser a porta de entrada para ramos mais nobres.  Alguns aspectos que fazem parte desta atividade são: • ter bom relacionamento; • ser persuasivo e entusiasmado; • ter bastante disponibilidade para viajar. 
Serviços Técnicos para Terceiros
  Este não é um ramo muito usual, embora apresente enorme diversidade a satisfação pessoal. O profissional deve ser bem especializado e habilidoso.  Esse tipo de profissional é contratado por empresas para realizar certas tarefas, de modo a não deslocar seus próprios engenheiros das suas funções. Isto é basicamente requisitado para serviços temporários. Ex: manutenção, treinamento, auditorias, etc.  Assim é possível obter uma valiosa experiência que pode ser usada, mais tarde, em outras atividades. 
Engenharia Legal
  Quem opta por este ramo geralmente atua como perito em questões judiciais (Por exemplo: processos sobre a compra de equipamentos adulterados, processos fraudulentos, acidentes, etc) e segurança para firmas (no uso de materiais controlados pelo governo, etc).  É frequentemente requisitado por advogados e promotores para fazer laudos (Por exemplo: saber a necessidade ou não do uso de determinado produto, etc) e na manipulação de materiais perigosos, explosivos ou venenosos.  Pode trabalhar em firmas ou como profissional liberal. 
Engenharia Biomédica
  É a aplicação das ciências da Engenharia na área da Medicina.  Essa atividade pode ser exercida em indústrias privadas, hospitais, instituições acadêmicas e governamentais, em variadas posições: pesquisa básica e aplicada, operações e ensino.
 A atividade Engenharia Biomédica trata de problemas de funcionamento de órgãos do corpo humano, constrói órgãos artificiais, projeta aparelhos que são os medidores das funções vitais do organismo. E isso é possível pois o corpo humano é repleto de processos.  Alguns exemplos de estudos dentro da Engenharia Biomédica são: • problemas de difusão de medicamentos no corpo; • funcionamento de órgãos; • funcionamento de órgãos artificiais; • aparelhos de medição (Ex.: para funções vitais).
Ensino
  É quando o Engenheiro segue a carreira acadêmica.  Passando toda a informação e experiência adquiridos em prol da formação dos futuros profissionais de engenharia.  Essa atividade pode ser exercida nas Escolas e Universidades privadas ou públicas. 
O que você pensa em fazer como Engenheiro de Bioprocesso e Biotecnologia ?
Responder:
Situação Legal do Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia atualmente
Reconhecimentos e Registros
  CRQ (Conselho Regional de Química) Atribuições de Engenheiro de Bioprocessos  CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) Atribuições de Engenheiro Bioquímico 	
Atribuições de Engenheiro de Bioprocessos (CRQ)
 Responsabilidade Técnica por:  operação de tratamento de água e efluentes;  projeto de estação de  tratamento de água e efluentes;  tratamento de Resíduos Industriais;  tratamento de água de caldeira;  processo produtivo de papel reciclado; monitoramento de poços de captação de água;  empresa de assessoria ambiental. 
Atribuições de Engenheiro Bioquímico (CREA)
 O processo de registro no CREA está aprovado pela Câmara de Agronomia aguardando os trâmites internos para ser oficializado à Universidade.  O processo pode ser acompanhado pela internet: http://www.crea-rs.org.br/crea/index.php Serviços/Andamento de processos/ Protocolo 2008019662.
Atribuições de Engenheiro Bioquímico (CREA)
 As atribuições ficarão as mesmas da Engenharia Química, excluindo-se algumas atribuições relacionadas a petroquímica e acrescentando-se outras em relacionadas a área biológica.  Seguem as atribuições da Área da Química, segundo a homepage do CREA, para dar uma idéia: http://www.crea-rs.org.br/crea/index.php ART/Atividades Específicas/Relação de Atividades.../Modalidade Química. 
Obrigada pela atenção !

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais