Buscar

Avaliação libras av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0101_AV2_201201382106 (AG) » TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201201382106 - DANIELLE SANTOS CAMARA 
	Professor:
	DAMIAO FERREIRA DA SILVA
	Turma: 9036/BJ
	Nota da Prova: 6,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 28/05/2016 14:28:56 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202241275)
	sem. N/A: Surdo e Deficiente Auditivo
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Considere essa situação: em uma escola regular, foram matriculados dois alunos com perda auditiva. Um deles fazia uso da Língua de Sinais e se identificava como surdo, enquanto o outro usava aparelho auditivo, fazia leitura labial e rejeitava a língua de sinais para se comunicar. Diante desses fatos, discuta sobre: a) a diferença entre surdo e deficiente auditivo; b) o atendimento e metodologia educacionais para esses alunos; c) a atitude dos professores e dos colegas diante dessas diferenças.
		
	
Resposta: O sudo não escuta absolutamente nada e só se comunica com a linguagem dos sinais. O deficiente auditivo mesmo usando o aparelho e tendo conhecimento das libras se esforça para se comunicar com leitura labial. Em relação a metodologia não acredito que deveria se diferente, mas com uma maior atenção a ambas criança, mas mesmo assim acho que possam se relacionar com outras crianças normalmente. Acredito que podem estranhar, mas com a convivencia se acostumam até porque são criancas saudaveis.
	
Gabarito: 
a) Os surdos são aqueles que participam da cultura e comunidade surda, constituem sua identidade social a partir da experiência visual e têm a LIBRAS como língua natural. Os deficientes auditivos rejeitam a LIBRAS, negam a identidade surda e para eles o modelo clínico é mais bem representativo, já que usam a leitura labial para se comunicar; b) o atendimento educacional especializado deve ser em LIBRAS para atender o educando surdo, além de contar com a presença de intérprete em sala de aula. O recurso visual é importante tanto para os surdos quanto para os deficientes auditivos, por isso se torna algo imprescindível. Os deficientes auditivos fazem leitura labial, portanto o professore deve ter e preocupação de falar de frente para esse alunado; c) os professores e colegas precisam conhecer essas diferenças para respeitar e desenvolver um bom relacionamento, devem aprender LIBRAS para se comunicar com os surdos e usar outros recursos comunicacionais com os deficientes auditivos, como a leitura labial e a escrita.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202252360)
	sem. N/A: Formação de sentenças em LIBRAS
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A ordem SVO (sujeito-verbo-objeto), também conhecida como ordem básica ou canônica, e a ordem em tópico-comentário, também chamada como ordem com deslocamento à esquerda de uma palavra enfatizada, estão presentes tanto na língua portuguesa quanto na LIBRAS. A flexibilidade da ordem das frases na LIBRAS está relacionada a certo mecanismo gramatical, discursivo. Em relação a essas informações, explique: a) quando o falante dá preferência à ordem básica; b) os motivos para organizar as frases em ordem tópico-comentário; c) analise a intencionalidade da frase a seguir: O CARRO, EU COMPREI.
		
	
Resposta: O falante ele da ordem basica porque cada sinal completado poruma palavra da sequencia a outra para entendimento. Exemplo ele nao vai dizer que comeu maça, uva e banana, ele dirá que comeu as frutas. Ele explicou que aquele carro ele comprou na questão do sujeito verbo e objeto.
	
Gabarito: 
a) A ordem SVO, que é a ordem básica, sempre vai ocorrer nos verbos com flexão, pois tem como primeiro referente o sujeito, determinando o ponto inicial e o segundo referente o objeto, como ponto final; b) o papel funcional do tópico é o de chamar a atenção para um elemento. Outra característica fundamental da estrutura tópico-comentário é a de que o elemento tópico é informação velha, já conhecida pelos interlocutores, enquanto o comentário é informação nova dada pelo enunciador da sentença ao receptor; c) o deslocamento do objeto à esquerda, caracteriza a intenção de agir sobre o interlocutor, já que incide maior importância sobre um determinado veículo, é uma construção tópico-comentário.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202030695)
	4a sem.: Datilologia
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque a alternativa em que a datilologia representada abaixo corresponde ao nome que se atribui à peculiaridade lingüística relativa ao fato de a mão estar voltada para uma determinada direção no momento da produção do sinal:
		
	
	Movimento
	
	Expressão Facial
	
	Orientação
	
	Configuração de Mão
	
	Ponto de Articulação
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201658418)
	sem. N/A: Família
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto interior ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Contrariamente, Joana e Antônio ao receberem o diagnóstico de surdez de seu primeiro filho, resolvem entrar em um curso de LIBRAS para aprenderem LIBRAS e assim possibilitar ao filho surdo o acesso ao desenvolvimento linguístico em tempo real e igual ao das crianças ouvintes. A atitude de Joana e Antônio
		
	
	Está errada porque a rejeição à LIBRAS proporciona ao surdo o conhecimento e a aquisição da ¿cultura ouvinte¿, isso é mais importante para a criança surda do que a aquisição da LIBRAS e do conhecimento da cultura surda.
	
	Está certa porque provocaram a aquisição natural da linguagem de sinais, entretanto com o cuidado de o filho surdo mudo não deixar de oralizar, porque a língua portuguesa deve ser a primeira língua do surdo mudo
	
	Está certa porque vão compartilhar uma língua comum e de instrução com seu filho e também oferecer a ele a LIBRAS como língua natural e primeira desde a tenra idade, propiciando um desenvolvimento pleno da criança
	
	Está errada porque os pais devem estimular o filho surdo à oralização, à leitura labial, ninguém da família deve saber LIBRAS para que ele não tenha preguiça de falar.
	
	Está certa porque todos da família devem saber LIBRAS, porém o uso excessivo da LIBRAS poderá prejudicar o desenvolvimento cognitivo da criança surda quando começar a frequentar a escola
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202030626)
	4a sem.: LIBRAS e comunidade surda
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	De acordo com Skliar, naturalizar os surdos, aceitando apenas sua língua como elemento integrador, significa ouvintizálos da mesma forma que o discurso clínico-patológico propõe. Este mecanismo é um disfarce que esconde a diferença, desconsiderando a diversidade. Na concepção socioantropológica, a língua de sinais tem a função de 
		
	
	emancipar o deficiente auditivo no aspecto social.
	
	tornar o sujeito linguisticamente mais próximo da língua oral.
	
	emancipar o surdo enquanto sujeito político e social.
	
	eximir o surdo de seus compromissos na sociedade.
	
	integrar o deficiente auditivo apenas no contexto educacional.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201553153)
	6a sem.: Apontação
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Na LIBRAS as categorias pronomes demonstrativos e advérbios de lugar não apresentam diferenças. 
		
	
	Verdadeiro. As relações são estabelecidas e percebidas na contextualização dos sinais. 
	
	Falso. Na LIBRAS os sinais para essas categorias são produzidos distintamente e podem ser facilmente percebido
	
	Falso. Nas aulas não explicaram nada acerca disso.
	
	Falso. As relações não estabelecem as distinções, mas pelo contexto pode-se perceber as diferenças
	
	Falso. Se são todos apontamentos não há como diferenciar pelo contexto.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201553160)
	7a sem.: Composição da LIBRAS
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Vimos que a estruturação das sentenças em LIBRAS quanto à ordem das palavras, inclusive do sujeito,é diferente daquela do português e que inclusive as marcas de flexão são bastante específicas da modalidade visual-espacial de língua. Marque a única alternativa que justifica essa afirmação. 
		
	
	Porque se apoiam na ligação do movimento do sinal.
	
	Porque se apoiam na direcionalidade do movimento do sinal. 
	
	Porque se apoiam na articulação do sinal. 
	
	Porque se apoiam na configuração do sinal.
	
	Porque se apoiam na não direcionalidade do sinal. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202046042)
	sem. N/A: VERBOS NÃO DIRECIONAIS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Tanto na LIBRAS como nas línguas orais, a ideia de verbo como ação pode ser mantida. Na LIBRAS temos os verbos direcionais e não direcionais que exigem determinados tipos de concordância ou não. Assinale a ÚNICA alternativa que diferencia os verbos não direcionais dos verbos direcionais: 
		
	
	Os verbos não direcionais são insuficientes na LIBRAS.
	
	O ponto de articulação é o fator principal nos verbos não direcionais, somente. 
	
	Os verbos não direcionais não possuem concordância e apresentam duas subclasses: ancoradas no corpo e com a incorporação do objeto. 
	
	Os verbos não direcionais flexionam em pessoa e número. 
	
	Não há distinção entre verbos não direcionais e verbos direcionais, no que tange a produção dos parâmetros. Assim TRABALHAR sendo um verbo não direcional não se difere de PERGUNTAR que é um verbo não direcional. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202030577)
	2a sem.: Expressões Faciais
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em se tratando da LIBRAS, a expressão facial:
		
	
	Não faz parte da produção dos sinais.
	
	Compõe a produção de sinais.
	
	Serve somente para enfatizar.
	
	Não tem relação com a produção de sinais.
	
	Não tem importância.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202042414)
	sem. N/A: LITERATURA SURDA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A literatura é muito importante para demonstrar a produção cultural de um povo. Os surdos também fazem suas produções literárias usando a LIBRAS. Com relação à literatura surda é CORRETO afirmar que:
		
	
	As produções literárias feitas por surdos são menos importantes do que as feitas por ouvintes.
	
	As produções literárias em LIBRAS são constantemente usadas pelos ingleses.
	
	Os surdos brasileiros não são capazes de produzir literaturas em LIBRAS.
	
	A LIBRAS não permite produções literárias.
	
	A produção literária para surdos e feita por surdos ainda é escassa, mas são realidades e produtos culturais das comunidades surdas.

Outros materiais