Buscar

Relato de Experiência - Portfolio UTA AI

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
PRISCILA FACIN RU.: 1547921
POLO BALNEÁRIO CAMBORIÚ
 
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MINHA EXPERIÊNCIA
A Educação a Distância (EAD) pode ser definida de uma forma simples como uma modalidade de ensino e aprendizagem mediada por tecnologias que permitam ao professor e ao aluno estarem em ambientes físicos diferentes, ela surgiu da necessidade de estudos tanto profissional como cultural atrelados a impossibilidade de se frequentar um estabelecimento de ensino presencial, seja pela distancia dos mesmos como adequação e organização de horário disponível.
A Educação a Distância tem seus primeiros relatos do século XIX, através das correspondências, caracterizando-se como a 1ª geração de EAD, passando pelo século XX com as multimídias (tv e radio), na década de 60 com a teleaprendizagem, década de 80 com as teleconferências e então até os dias de hoje com a internet, em sua 5ª geração.
Seu surgimento no Brasil, conta com registros remotos de 1904 de cursos de datilografia por correspondências e hoje tem sua base legal na Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional n°9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB 9394/96), regulamentada pelo decreto n°5.622 de 20 de dezembro de 2005, que revogou os decretos n°2.494 de 10 de fevereiro de 1998, e n°2.561 de 27 de abril de 1998, com normatização definida na Portaria Ministerial n°4.361 de 2004.
Para se tornar um aluno da Educação a Distância algumas característica são importantes e assim tornar a aprendizagem significativa, entre elas estão o gerenciamento de tempo, autonomia, autodisciplina, foco, organização, proatividade, leitura e interpretação de texto, pensamento critico e domínio básico da tecnologia. Esta ultima característica, domínio básico da tecnologia é uma das bases para o sucesso nos estudos a distância. 
O uso da tecnologia na educação é uma tendência que vem crescendo cada vez mais, oferecendo novos recursos e possibilidades no processo de aprendizagem dos alunos. Algumas das principais tecnologias utilizadas na educação à distância são: os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), vídeo-aulas, áudio e videoconferência, chats e fóruns, bibliotecas virtuais, rádio web, link tutoria, gamificação e a aprendizagem móvel (APPs). Todos esses recursos são possíveis graças à evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tornando o acesso aos conteúdos mais rápido, interativo e inovador.
Minha trajetória acadêmica universitária iniciou-se aos 20 anos em 2008, através do curso de Educação Física – Licenciatura na modalidade presencial em uma instituição no estado de São Paulo, logo após, na mesma instituição também conclui na modalidade presencial Educação Física – Bacharelado. Na ocasião conciliava o trabalho com as aulas em período noturno. Ao final, me identifiquei muito com a área de educação e ensino/aprendizagem, assim, cogitando a ideia de continuar os estudos e cursar uma faculdade de Pedagogia, porem, a correria do dia a dia, trabalho, recursos financeiros precários e falta de transporte sufocaram esta ideia. Alguns anos depois, iniciando profissionalmente na área educacional reacendeu esta chama em voltar os estudos e cursar Pedagogia, então comecei a pesquisar instituições de ensino em minha cidade e me deparei com a possibilidade do ensino a distância.
Uma instituição que me chamou a atenção foi a UNINTER, com a proposta da Pedagogia - Segunda Licenciatura, com uma excelente grade curricular em um curso de um ano reconhecido pelo MEC, além da mensalidade ser acessível e contar com toda uma gama de diferenciais como livros físicos e/ou digitais para cada disciplina inclusos na mensalidade, rota de aprendizagem, material virtual, entre outros. Porém, com as surpresas da vida me mudei de estado, depois de ter me estabilizado, ao procurar uma instituição para iniciar os estudos em Pedagogia, tive a feliz coincidência de a cidade ter um Polo da UNINTER. Hoje curso Pedagogia à distância e com a experiência que possuo com a educação presencial, posso dizer que a educação a distância não perde em nada, pois a motivação vem do aluno e todos os recursos e tecnologias estão disponíveis para o seu crescimento.
Referências
Educação a Distância. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia Acesso em 11 Mar.2017.
Ensino a Distância. Disponível em http://www.ead.com.br/ead/ Acesso em 11 Mar. 2017.
ROCHA, Enilton. O “patinho feio” EaD se transformando na “bola da vez”? Disponível em http://abed.org.br/arquivos/o_patinho_feio_ou_bola_da_vez_ENILTON_ROCHA.pdf Acesso em 24 Mar. 2017.

Continue navegando