Buscar

Trabalho 1 Conceito de Sociologia Jurídica (postado no NAVED)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito de Sociologia Jurídica
	A sociologia jurídica é um ramo específico dentro da sociologia, a qual se dedica ao estudo do direito, sendo ligada à antropologia, ciência política e psicologia. Busca a compreensão da organização de desenvolvimento de instituições, estudos das leis, a relação entre culturas jurídicas diferentes, questões de cunho social e jurídico, observando a eficácia das leis.
	Apesar destes serem os principais alvos de debates e análises dentro da sociologia jurídica, o estudo não se limita a isto. Assim, é possível identificar uma pesquisa condizente aos princípios da sociologia jurídica observando se os questionamentos são direcionados a análise do direito na sociedade.
	Alguns sociólogos entendem que há uma diferença entre sociologia jurídica e sociologia do direito, sendo que a jurídica trata do entendimento da eficácia presente nas instituições jurídicas e judiciárias e a sociologia do direito trata-se de uma área específica do direito voltada para os fenômenos jurídicos enquanto parte da vida em sociedade.
	Por fim, a sociologia jurídica é o estudo da efetivação das leis executadas pelas instituições judiciárias e jurídicas dentro de culturas e sociedades diferentes.

Continue navegando

Outros materiais