Buscar

Aula 2 Relatórios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
RELATÓRIOS
Aula 2 
Disciplina- Metodologia
Prof Elisangela Ferruci Carolino
Fonte-http://www.sobreadministracao.com/dicas-para-elaboracao-de-relatorios-de-auditoria/
ferrucibr@yahoo.com.br
*
*
CONCEITO DE RELATÓRIO
É um documento que expõe resultados parciais ou totais de uma determinada atividade da pesquisa, de um experimento, projeto, ação ou evento que esteja finalizado ou ainda em andamento.
*
*
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
É próprio para registrar desenvolvimento experimental realizado em atividades extraclasse, por exemplo: laboratórios, oficinas, e outros.
*
*
Estrutura de um relatório de aula prática:
*
*
Introdução
Parte inicial do relatório, onde deve constar a delimitação do assunto tratado, a justificativa e os objetivos da aula prática.
Procedimento Experimental
Parte principal do relatório, devendo conter: data e local da realização da aula prática, os métodos e as técnicas utilizadas, bem como a lista dos materiais necessários, com especificação de quantidade e, se for o caso, de preço.
*
*
Dica:
No item Procedimento Experimental devem-se detalhar no máximo as informações em forma de texto corrido (não lista de tópicos) e é permitido inserir citações bibliográficas. 
Resultados e Discussão
Descrever os resultados obtidos em forma de texto corrido, com o auxílio de tabelas, gráficos e outros. Os resultados são baseados nos objetivos propostos e a discussão é relacionada aos problemas e informações encontrados durante a realização da aula prática.
*
*
Considerações finais / Conclusão
Referências
Apêndice(s) (se necessário)
Anexo(s) (se necessário)
Parte final do relatório, na qual se apresentam as conclusões ou os comentários finais correspondentes aos objetivos.
*
*
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA/CAMPO 
Destina-se à apresentação de informações técnicas de visitas a locais relacionados à área de estudo em desenvolvimento.
*
*
Introdução
Parte inicial do relatório, onde deve constar o local da visita, quem a fez, quando, sob a orientação de quem, além de incluir os objetivos dessa visita.
Desenvolvimento
Deve ser escrito em texto corrido , devendo conter: o nome e função das pessoas que receberam os visitantes, nomes dos setores ou locais visitados, e detalhamento do que foi observado durante a visita técnica.
*
*
Conclusão
Parte final do relatório , que informa se a visita atendeu aos objetivos propostos. Destacar os aspectos positivos e negativos da visita, bem como as sugestões pessoais de melhorias.
Referências (se necessário)
Apêndice(s) (se necessário)
Anexo(s) (se necessário)
*
*
INTRODUÇÃO
REFERENCIAL TEÓRICO
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
*
*
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10719: informação e documentação : relatório técnico e/ou científico- apresentação. Rio de Janeiro, 2009.
UNIVERSIDADE TUITI DO PARANA. Normas técnicas: elaboração e apresentação de trabalhos acadêmico-científicos. 3ed. Curitiba: UTP, 2012. 160p.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando