Buscar

Gestão do conhecimento

Prévia do material em texto

ALUNOS:
 TIAGO VITORIO
 DANILO MARQUES
 VAGNER SOBRAL
 
 
Professor:
 Frank 
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho apresentado no curso de Tecnologia em Manutenção industrial da faculdade Área1 como requisito de nota parcial da disciplina de Temas tecnológicos e conhecimento tecnológico sob orientação do docente Frank Hebert.
 
1-INTRODUÇÃO 
Este trabalho foi proposto Sobre orientação do professor Frank hebert da Disciplina Temas Tecnológicos e conhecimento Tecnológico para turma de Tecnologia em Manutenção industrial consiste em uma breve abordagem dos conhecimentos organizacionais.
Apresentaremos dados, técnicas modernas e suas aplicações conheceremos sobre o que é gestão do conhecimento ,sua aplicação industrial , alguns principais processos ,defeitos e Soluções agradecemos ao empenho de todos na elaboração desse material principalmente ao professor que propôs um tema tão vasto e importante para o Profissional de Manutenção.
INTRODUÇÃO
A Gestão do Conhecimento é um meio de estímulo para as pessoas nas organizações e que essas possam produzir informações e também usufruírem delas. Com isso, o conhecimento se torna ferramenta essencial e indispensável ao crescimento das empresas e das pessoas. As organizações estão buscando alguma vantagem sustentável que as diferencie das outras em seu ambiente de negócio, utilizando para isso seu conhecimento, que é considerado um dos mais importantes recursos de uma organização. 
Aponta a Gestão do Conhecimento como uma estratégia central para desenvolver a competitividade de empresas e países, discute o investimento em pesquisa e desenvolvimento. Várias evidências encontradas em diversos estudos e bases de dados mostram que a relativamente recente abertura econômica vem impondo importantes desafios às empresas brasileiras e aumentando a necessidade do investimento em tecnologia, em educação e da gestão do conhecimento, de maneira geral
GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Gestão do Conhecimento nas organizações passa, necessariamente, pela compreensão das características e demandas do ambiente competitivo e, também, pelo entendimento das necessidades individuais e coletivas associadas aos processos de criação e aprendizado.
Vantagens competitivas precisam ser, permanentemente, reinventadas, neste contexto, o desafio de produzir mais e melhor vai sendo suplantado pelo desafio, permanente, de criar novos produtos, serviços, processos e sistemas gerenciais. São vários os aspectos relacionados à Gestão do Conhecimento: papel da alta administração, cultura e estrutura organizacionais, práticas de gestão de recursos humanos, impacto dos sistemas de informação e mensuração de resultados, alianças estratégicas etc.
Quando se fala em Gestão do Conhecimento é necessário
Discutir:
O papel da alta administração na definição dos campos de conhecimento, no
Qual os funcionários da organização devem focalizar seus esforços de aprendizado,
Seu papel indispensável na definição de metas desafiadoras e na criação de culturas organizacionais voltadas à inovação, 
Experimentação, aprendizado contínuo e comprometidas com os resultados de longo prazo e com a otimização de todas as áreas da empresa
Conclusão
A parti de uma análise crítica dos textos gestão do conhecimento foi possível observar que os impacto nas organização tornado mas eficiente e menos desigual quando se trata dos acessos aos recursos que contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento , Contudo, a estratégia de gestão baseada exclusivamente no conhecimento e sem a informação não garante que haverá uma melhor redistribuição dos recursos capitais nem um desenvolvimento; é preciso um envolvimento dos colaboradores e principalmente do tomador de decisão para que haja um desenvolvimento eficiente conscientizando 
Referências 
www.terraforum.com.br/gestaodoconhecimento

Continue navegando