Buscar

ANATOMIA SISTÊMICA E SEGMENTAR (2) 2016 AULA 05 Generalidades sobre Angiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Curso: Odontologia
Disciplina: Anatomia Sistêmica e Segmentar
Professor: Albino Fonseca Júnior
Profº Albino Fonseca Júnior
SISTEMA CIRCULATÓRIO
Definição Básica
Circulação é um circuito fechado de tubos cuja finalidade é a oxigenação das células e a nutrição dos tecidos, além da proteção imunológica e o transporte dos resíduos do metabolismo celular.
1
VASCULARIZAÇÃO
“Corresponde a todos os componentes vasculares: arterial, venoso e linfático”
ALGUNS ASPECTOS BÁSICOS
ARTÉRIAS
São tubos elásticos, cilindróides, nos quais o sangue circula centrifugamente em relação ao coração. São vasos eferentes ao coração. Possuem três camadas (túnicas):
→ Túnica íntima – células endoteliais;
→ Túnica média – músculo liso e fibras elásticas;
→ Túnica adventícia – tecido conjuntivo frouxo – bainha de contenção.
As artérias são classificadas (bem subjetivo) de acordo com o seu calibre em:
→ Grande, médio e pequeno calibre; e Arteríolas.
VEIAS
São tubos nos quais o sangue circula centripetamente em relação ao coração. São vasos aferentes ao coração. Possuem válvulas que evitam o refluxo de sangue e podem ser superficiais e profundas. Nas veias praticamente não existe tecido elástico porque a pressão sanguínea é menor em relação às artérias. As veias são classificadas quanto ao calibre em:
→ Veias de Grande, médio e pequeno calibre; e Vênulas.
 Sistema sanguíneo – Coração; Vasos sanguíneos; e Sangue (plasma com água, proteínas e sais minerais onde estão mergulhados os elementos figurados, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas).
 Sistema linfático – Órgãos linfóides, Vasos linfáticos; e Linfa (plasma com água, poucas proteínas e sais minerais onde estão mergulhados os glóbulos brancos).
2
15%
85%
Sistema Linfático: Aspectos Fisiológicos (Frank Starling)
A maior parte dos líquidos e eletrólitos que entram nos espaços extracelulares provenientes dos capilares sanguíneos também é reabsorvida por eles. Entretanto aproximadamente 15% (3 litros diários) de líquido não são absorvidos pelos capilares sanguíneos. Além disso, parte da proteína plasmática passa para os espaços extracelulares, e o material originado das próprias células teciduais que não pode atravessar as paredes dos capilares sanguíneos, como o citoplasma das células que se desintegram, entra continuamente no espaço em que vivem as células. Se houvesse acúmulo desse material nos espaços extracelulares, ocorreria uma osmose inversa, atraindo ainda mais líquido e resultando em edema.
Assim, o sistema linfático constitui um tipo de sistema de “hiperfluxo” que permite a drenagem do excesso de líquido tecidual e das proteínas plasmáticas que extravasam para a corrente sanguínea, e também a remoção de resíduos formados na decomposição celular e infecção.
3
SISTEMA LINFÁTICO
Sistema Linfático (Linfonodos da Cabeça e Pescoço)
As estruturas superficiais e profundas da face drenam a linfa para linfonodos cervicais profundos, geralmente depois de passar por linfonodos superficiais.
O grupo de linfonodos superficiais são assim chamados porque se dispõem superficialmente em relação à lâmina superficial da fáscia cervical. Seus próprios nomes indicam a sua localização.
Os Linfonodos Occipitais drenam o couro cabeludo da área adjacente. Os Linfonodos Mastóideos recebem a linfa do pavilhão da orelha e do couro cabeludo adjacente. Os Linfonodos Parotídeos dividem-se em superficiais e profundos drenando as áreas adjacentes à glândula parótida. Os Linfonodos Faciais são inconstantes drenando a região facial. Os Linfonodos Submandibulares, agrupados no trígono submandibular em torno da glândula submandibular e da veia facial, podem ser subdivididos de acordo com essas relações em pré-vascular, retrovascular, pré-glandular e retroglandular. São responsáveis pela drenagem primária dos dentes superiores e inferiores (exceção aos incisivos centrais); bochechas; parte lateral do mento; glândula submandibular e parte da glândula sublingual; parte anterior da cavidade nasal e palato mole; nariz; seio maxilar e corpo da língua. Os Linfonodos Submentonianos são aqueles situados no trígono submentoniano sendo responsáveis pela drenagem dos incisivos inferiores, parte anterior do assoalho da boca, ápice da língua, parte mediana do lábio inferior e pele do mento. Todos os Grupos citados irão drenar seu conteúdo para os Linfonodos Cervicais Superficiais e Profundos e estes para o Tronco Jugular e, em última análise, para o Ducto torácico.
4
ASPECTOS TOPOGRÁFICOS
Mediastino Superior
Mediastino Anterior
Mediastino Posterior
Mediastino Médio
“GRANDES
VASOS”
CONFIGURAÇÃO EXTERNA
AD
VE
VD
AD
VE
VD
AD
VD
VE
AE
CONFIGURAÇÃO INTERNA
PORÇÃO
INTERNA
PORÇÃO
EXTERNA
AD
VD
VE
AE
VEIA CAVA
SUPERIOR
VEIA CAVA
INFERIOR
VALVA ATRIOVENTRICULAR
DIREITA [TRICÚSPIDE]
TRONCO
PULMONAR
VEIAS
PULMONARES
VALVA ATRIOVENTRICULAR
ESQUERDA [BICÚSPIDE]
AORTA
CIRCULAÇÕES SISTÊMICA
 E PULMONAR
ÁTRIO DIREITO
VENTRÍCULO DIREITO
TRONCO PULMONAR
PULMÕES
VEIAS PULMONARES
ÁTRIO ESQUERDO
VENTRÍCULO ESQUERDO
SIST. ARTERIAL [AORTA]
SIST. VENOSO [CAVAS]
CAPILARES
PEQUENA CIRCULAÇÃO
GRANDE CIRCULAÇÃO
CIRCULAÇÃO
 ARTERIAL
CIRCULAÇÃO
 VENOSA
IRRIGAÇÃO CARDÍACA
ATEROSCLEROSE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais