Buscar

Portfólio 3semestre

Prévia do material em texto

15
Sistema de Ensino Presencial Conectado
tecnologia em ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Aluno
Sistema de banho e tosa em Pet Shop:
Cats & Dogs
2016
ALUNO
Sistema de banho e tosa em Pet Shop:
Cats & Dogs
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Desenvolvimento de Sistemas I.
Orientadores: Prof. Anderson Emidio de Macedo Goncalves, Prof.ª Iolanda Claudia Sanches Catarino, Prof. Leonardo de Marchi Ferrareto, Prof.ª Merris Mozer e Prof. Paulo Kiyoshi Nishitani.
2016
SUMÁRIO
2	INTRODUÇÃO	3
3	OBJETIVOS	4
4	DESENVOLVIMENTO	5
4.1	PROTÓTIPO DE TELAS	5
4.1.1	Diagrama de Caso de Uso	5
4.1.2	Diagrama de Classe	6
4.2	LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO E ESTRUTURA DE DADOS	6
4.2.1	Estrutura de Dados Utilizada	6
4.2.2	Regras de Operação da Estrutura de Fila	7
4.2.3	Exemplificação das Etapas de Inserção em C# (Sharp)	7
4.2.3.1	Código Fonte	9
4.3	BANCO DE DADOS	12
4.3.1	Modelo Conceitual	12
4.3.2	Modelo Lógico	12
4.4	ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES	13
4.4.1	Utilização de uma Plataforma Baseada em Microcomputadores	13
4.4.1.1	Vantagens	13
4.4.1.2	Desvantagens	13
5	CONCLUSÃO	14
REFERÊNCIAS	15
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda os critérios do terceiro semestre do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Seus principais assuntos derivam do conteúdo estudado, sendo eles: análise orientada a objetos I, banco de dados I, linguagens de programação e estruturas de dados e organização de computadores. Apresenta de um modo panorâmico como seria o cenário de um sistema voltado para um pet shop contendo os cadastros e rotinas para os serviços prestados do estabelecimento no caso, banho e tosa em animais. Assim finalizando, com alguns diagramas utilizando as técnicas de análise de sistemas.
OBJETIVOS
Os principais objetivos do trabalho são: trabalhar na aplicação dos conceitos estudados, executar os cadastros e rotinas para o desenvolvimento do sistema de agendamento de banho e tosa utilizando a linguagem C# (Cê Sharp), criar o banco de dados para o armazenamento e manipulação das informações decorrentes do pet shop, desenvolver as técnicas de análise de sistemas e engenharia de software.
DESENVOLVIMENTO
No trabalho proposto refere-se a um pet shop, a empresa “Cats & Dogs”, que trabalha no ramo de pet shop de pequeno porte, em decorrente do número de clientes que trazem seus animais de estimação para os serviços de banho e tosa aumentar significativamente nos últimos tempos, resolveu desta forma, contratar uma empresa do ramo de desenvolvimento de sistemas, a Software Up, para desenvolver um sistema de agendamento de sessões de banho e tosa. 
PROTÓTIPO DE TELAS
Com base no cenário proposto foram criados o diagrama de classes, assim como, o diagrama de casos de uso. Abaixo serão apresentados os diagramas como parte requisito do trabalho.
Diagrama de Caso de Uso
Figura 1: Diagrama de Casos de Uso do sistema banho e tosa em pet shop.
Diagrama de Classe
Utilizando como base as regras de negócios descritas no cenário proposto para a empresa "Cats & Dogs", o diagrama de classes do "sistema de banho e tosa em Pet Shop" poderia ser apresentado conforme mostrado na figura 2.
Figura 2 - Diagrama de classes do Pet Shop.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO E ESTRUTURA DE DADOS
Estrutura de Dados Utilizada
A estrutura de dados do tipo FILA é a mais indicada para ser utilizada na determinação da ordem de atendimento dos agendamentos realizados pelos clientes, porque, obviamente, os primeiros agendamentos realizados para um determinado serviço são aqueles que primeiramente serão atendidos.
Regras de Operação da Estrutura de Fila
Vemos filas o tempo inteiro: filas em banco, em caixa eletrônico, em supermercados, em engarrafamentos de trânsito etc. 
Uma fila é uma coleção de objetos que são inseridos e removidos de acordo com o princípio de que "o primeiro que entra é o primeiro que sai" (FIFO). Isto é, os elementos podem ser inseridos a qualquer momento, mas somente o elemento que está na fila a mais tempo pode ser retirado em um dado momento (GOODRICH E TAMASIA, 2010, p. 218).
Ainda, de acordo com os autores, geralmente, os elementos entram na fila por trás e saem da fila pela frente.
Exemplificação das Etapas de Inserção em C# (Sharp)
Para melhor exemplificação de como "funciona" uma estrutura de fila para controlar o agendamento de um Pet Shop, decidimos mostrar na prática a utilização da interface, para, em seguida, mostrar o trecho de código correspondente em C#.
a) Após executar o console application, digite "1" e pressione a tecla "enter".
b) Informe o nome do cliente, o serviço desejado e o nome do animal. Após digitar cada uma dessas três informações, pressione a tecla "enter".
c) A operação descrita nos itens "a" e "b" devem ser repetidas para cada agendamento a ser feito.
d) Digite "3" e pressione a tecla "enter" para listar os agendamentos incluídos na FILA.
e) Pressione a tecla "enter" para sair da tela de listagem dos agendamentos.
f) Para remover um dos agendamentos da fila de agendamento, digite "2" e pressione a tecla "enter".
f) Conforme era de se esperar, o agendamento removido da FILA é justamente o primeiro agendamento incluído, ou seja, o da cliente "Luiza".
Código Fonte
Figura 3: Menu principal
Figura 4: Codificação da estrutura de dados 
Figura 5: Demais rotinas
BANCO DE DADOS
Modelo Conceitual
	Figura 6: Diagrama Entidade/Relacionamento 
Modelo Lógico
	Figura 7: Modelo lógico 
 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Utilização de uma Plataforma Baseada em Microcomputadores
Vantagens
Aumento da produtividade uma vez que o computador é capaz fazer de forma mais eficiente e rápida tarefas repetitivas.
Melhor controle e acompanhamento das tarefas e processos de negócios uma vez que é possível extrair de forma online informações necessárias à tomada de decisão.
Redução de papel.
Possibilidade de execução das tarefas remotamente e/ou de forma virtual. 
Desvantagens
Surgimento de novas doenças como a LER (Lesão por esforço repetitivo), assim como um maior sedentarismo por parte dos empregados.
Dependência do sistema para executar as tarefas. Em uma concessionária, por exemplo, em caso de falta de um sistema, nenhuma tarefa é executada.
Aumento dos riscos de segurança provenientes das falhas que podem ser exploradas.
CONCLUSÃO
Com base nas atividades realizadas durante esta produção e nas informações obtidas através das pesquisas realizadas, pudemos concluir que a criação de softwares é hoje uma realidade presente em todas as empresas, sejam elas pequenas ou grandes.
Sendo que, grande parte desta dependência se dá em função do fato das informações das empresas estarem aumentando a exigência de armazenamento em sistemas de gerenciamento de banco de dados e de que há a necessidade de sistemas adequados para manipular estas informações.
Pudemos concluir ainda que os digramas de casos de uso e de classes são largamente utilizados tanto nas fases de análise quanto na de projeto de sistemas.
Com relação à disciplina de banco de dados, tivemos a oportunidade de revisar alguns conceitos relacionados com o modelo conceitual e o modelo lógico. Além disso, praticamos a criação dos mesmos através do brModelo.
REFERÊNCIAS
BARROS, Rodolfo. Material de aula do curso de especialização em engenharia de software e banco de Dados. Londrina: UEL, 2013. Disponível em: <http://www.uel.br/pessoal/rodolfo/pos_esbd/>. Acesso em: 29 mar. 2016.
CÂNDIDO, Carlos Henrique. Modelagem ER: brModelo 2.0. Disponível em: <http://sis4.com/brModelo/Default.aspx> Acesso em: 16 abr. 2016.
ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant. B. Sistemasde banco de dados. 6ª ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011.
GOODRICH, Michael T.; TAMASSIA, Roberto. Estruturas de dados & algoritmos em Java. Rio Grande do Sul: Bookman, 2010.
GUEDES, Gilleanes T. A. UML 2: uma abordagem prática. São Paulo: Novatec Editora, 2011.
HEUSER, Carlos Alberto. Projeto de Banco de Dados. Porto Alegre: Editora Sagra, 1998.
PUGA, Sandra; RISSETTI, Gerson. Lógica de programação e estrutura de dados com aplicações em Java. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

Continue navegando