Buscar

LISTA DE EXERCICIOS MERCADO FINACEIRO RESOLUÇÃO

Prévia do material em texto

Primeira lista de exercícios Disciplina - Mercado Financeiro
Enumere as razões para a existência do Mercado Financeiro.
O próprio conceito de economia explica necessidade do mercado financeiro : os recursos são limitados e os desejos ilimitados : escassez
Proporcionar o encontro dos recursos financeiros excedentes dos agentes econômicos superavitários com a necessidade de financiamento dos agentes econômicos deficitários.
Ser um mecanismo eficiente de fixação de preços para os ativos;
Proporcionar liquidez aos ativos;
Reduzir os prazos e os custos da intermediação
Quais os principais papéis da intermediação financeira na economia?
Intermediário financeiro = proporciona o encontro dos recursos financeiros excedentes dos agentes econômicos superavitários com a necessidade de financiamento dos agentes econômicos deficitários. 
Essa intermediação se dá pelo fato de:
Sua especialização
Economias de escala
Vantagens regulamentárias
Identifique as principais funções da moeda na sociedade, assim como as diferentes visões econômicas sobre seu papel na economia.
A moeda desempenha três importantes funções:
Instrumento de meio de troca
Medida de valor
Reserva de valor
A moeda tem um papel fundamental em nossa sociedade, e seu estudo através da teoria monetária aborda seus impactos na economia, e abrange um conjunto de instituições e instrumentos que cumprem funções importantes, tais como:
a transferência de recursos entre unidades superavitárias e deficitárias;
a promoção do desenvolvimento;
o aumento da liquidez de ativos reais;
a mudança de características dos ativos financeiros;
o aumento da eficiência produtiva dos recursos reais da economia; e
a existência de um canal para a condução da política monetária.
Visão Clássica: a moeda é neutra, não exercendo nenhum papel na determinação das variáveis reais da economia, como por exemplo, na renda e no emprego. Um aumento da quantidade de moeda na economia aumentaria somente o nível dos preços.
Visão Keneysiana: Considera a economia em situação de desemprego involuntário, assim no curto prazo um aumento da oferta monetária poderia ser um determinante no crescimento das variáveis reais da economia.
Visão Monetarista: Defende um crescimento estável da moeda na economia. Assim todos os agentes econômicos sabem como são regidas as políticas monetárias.
 Explique a seguinte frase de Keynes. “Porque reter moeda, se existem alternativas de aplicação em ativos que produzem rendimentos”?
Primeiro comentário a moeda não rende juros.
Segundo Keynes os motivos são :
Transações:
Precaução:
Especulação ou Portfólio:
Identifique os fatores que influenciam Base Monetária, assim como os principais instrumentos de Política Monetária adotadas para a definição da taxa de juros e a oferta de moeda.
BASE MONETÁRIA (B): total de moeda “física” injetada pelo Banco Central na economia. Também chamada de Passivo Monetário do Banco Central .
B = PMPP + Reservas dos Bancos Comerciais
Fatores que afetam a Base Monetária: o aumento ou diminuição da base monetária se dá por variações do Ativo do Banco Central não compensadas por variações do Passivo Não Monetário. Exemplos:
Operações com Câmbio: quando o BC compra (vende) USD do mercado para as reservas internacionais há uma expansão (contração) da base monetária;
Operações com Títulos Públicos: quando o BC compra (vende) títulos públicos ao mercado há expansão (contração) da base monetária;
Operações do Tesouro Nacional: pagamentos ao (recebimentos do) Tesouro Nacional contraem (expandem) a base monetária;
Operações com o Sistema Financeiro: a concessão de redesconto bancário expande B e o recolhimento de compulsório sobre Depósitos a Prazo contrai B.
Segundo Assaf Neto (2003) a política monetária enfatiza sua atuação sobre os meios de pagamento, títulos públicos e taxas de juros, modificando o custo e o nível de oferta do crédito.
Essa política é executada pelo banco central de cada país, possuindo poderes e competências próprias para controlar a quantidade de moeda na economia.
Instrumentos de Política Monetária
Fixação da taxa de reservas compulsórias: 
	Depósitos que os bancos mantêm, voluntária ou compulsoriamente, em sua própria caixa ou junto às autoridades monetárias. A expansão da taxa de reserva compulsória exigidas pelo BC reduz as disponibilidades de crédito do sistema bancário para empréstimo, induzindo à redução dos meios de pagamento. O efeito inverso também é possível. 
Realização de operações de redesconto: 
	As operações de redesconto são um instrumento de política monetária que consiste na concessão de assistência financeira de liquidez aos bancos comerciais.
Realização de operações de mercado aberto: 
As operações de mercado aberto (open market) constituem-se nas compras e vendas de títulos do governo pelo Banco Central. 
A Tabela 1 destaca o resumo Balanço de Pagamentos (BP) do Brasil do ano de 2013. Com base nos seus resultados explique os conceitos das principais transações do BP do Brasil. Ainda considerando os resultados do BP, caso haja necessidade de ajustes quais são os principais instrumentos que podem ser adotados?
Tabela 1- Balanço de Pagamentos do Brasil no ano de 2013.
	Balanço de Pagamentos 
	U$$ milhões
	Balança comercial (FOB)
	2402
	Exportações
	242034
	Importações
	-239631
	Serviços e rendas
	-86984
	Receitas
	39134
	Despesas
	-86340
	Transferências unilaterais
	3366
	Transações correntes
	-81215
	Conta capital e financeira
	74287
	Investimento direto (líquido)
	67491
	Investimentos em carteira
	25689
	Outros investimentos
	-20197
	Superavit (+) ou Déficit (-) no BP
	-5926
Fonte: Banco Central, 2016.
Balança de Transações Correntes: No período analisado foi negativa, muito em função dos constantes déficits que o Brasil apresenta no pagamento de serviços ao exterior .
Procura resumir a diferença entre o total das exportações e das importações, tanto de mercadorias quanto de serviços, sendo também incluído o saldo das transferências unilaterais (donativos) em determinado período
Balança comercial: No período analisado foi positivo.
Inclui basicamente as exportações e as importações de mercadorias.
Se as exportações forem maiores que as importações a balança comercial será superavitária. Se ocorrer o contrário tem-se uma balança comercial deficitária.
Movimento de capitais
Registra os fluxos decorrentes de transações com ativos e passivos financeiros entre residentes e não residentes. Essa conta se divide em:
Investimentos: diretos (setor produtivo) e em carteira (mercado financeiro)
Reinvestimentos: Investimentos de empresas estrangeiras já localizadas no país.
Empréstimos e Financiamentos a longo ( maior que 10 anos) e médio prazo ( de 1 a 5 anos)
Empréstimos de Curto Prazo ( menor que 1 ano);
Amortizações (pagamentos do principal);
Capitais a curto prazo (representam basicamente capitais especulativos aplicados no mercado financeiros, de alta volatilidade).
Ajuste do BP
	No caso relatado o BP de 2013 apresentou-se deficitário. Algumas medidas podem serem feitas em função desse fato:
	Instrumentos para ajuste do Balanço de Pagamentos
Desvalorização cambial
Elevação das tarifas de importação
Estabelecimento de cotas de importação
Concessão de subsídios às exportações
Controle de capitais
Redução do nível de atividade econômica (recessão)
Elevação da taxa interna de juros
O que são regimes cambiais? Enumere os principais regimes cambiais existentes, suas aplicações, assim como suas vantagens e desvantagens.
Taxas de Câmbio
Se refere ao preço da moeda nacional em termos da moeda estrangeira.
 Por exemplo, no dia 16/03/2016 a cotação era R$ 3,65 /US$ 1
 
Regimes Cambiais
	A cotação da taxa de câmbio é influenciada por dois fatores:
	Oferta e demanda de divisas (determinada pelas condições do mercado)
Políticas econômicas do governo
	Os regimes cambiais são classificados como:
 Câmbio flutuante
 Câmbio fixo
 Regimemisto
Câmbio fixo
	A taxa de câmbio é determinada pelo banco central, que se compromete em comprar ou vender divisas com o intuito de manter o regime de câmbio fixado pelo governo.
Vantagem: possibilita um melhor controle sobre a inflação.
 
Desvantagem: pode ocasionar a valorização excessiva da moeda nacional, provocando a diminuição das exportações e aumento de importações (no caso da moeda estrangeira mantida desvalorizada).
Câmbio flutuante
	A taxa de câmbio é determinada pelas condições de livre mercado (oferta e demanda por divisas).
Vantagem: o próprio mercado regula as taxas de câmbio, não ocasionando distorções cambiais na economia.
 
Desvantagem: a valorização excessiva de moedas estrangeiras pode ocasionar inflação, enquanto a desvalorização destas moedas pode ocasionar diminuição das exportações.
Regime Misto 
Regime misto (que pode ser ou não de bandas cambiais) a taxa de câmbio varia dentro de determinados limites estabalecidos pela política econômica do país.
É também chamado de regime de flutuação suja (dirty floating).
Vantagens: possibilita uma variação cambial, porém sem grandes valorizações ou desvalorizações, permitindo maior previsibilidade ao mercado financeiro. Outra vantagem é que a banda pode ser mudada de tempos em tempos, de acordo com a situação econômica interna ou externa, acompanhando assim as necessidades do mercado cambial.
 
Desvantagem: em muitos casos este sistema pode gerar certo artificialismo cambial, prejudicando os agentes econômicos nacionais.
Recentemente houve (e há) uma tendência de valorização do Real perante o dólar. Quais são as condições econômicas e políticas que podem explicar esse fato?
Primeiramente não se pode separar economia e política. 
 Nos últimos meses, sobretudo após a abertura do processo de impeachment houve tendência de valorização do Real perante o dólar em função de:
 	O mercado aposta que caso haja mudança de governo haverá aplicação de uma política econômica mais de cunho ortodoxo tais como:
Redução do déficit público
Diminuição do estado na economia e incentivo as privatizações
Maior abertura comercial e diminuição de tarifas alfandegárias.
Assim para o mercado haveria uma tendência de melhoria das condições para o investimento privado no Brasil.
Com base na Figura 1 identifique as principais atribuições do Sistema Financeiro Nacional considerando suas duas subdivisões.
Figura 1- Sistema Financeiro Nacional.
Fonte: BACEN, 2016.
O SFN pode ser entendido como um conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam, em última análise, transferir recursos dos agentes econômicos superavitários para os deficitários.
É constituído por todas as instituições financeiras, públicas ou privadas existentes.
As instituições financeiras podem financeiros podem ser divididas em bancários (que criam moeda) e não bancários.
Estrutura do SFN – Divisão Normativa
	Essa subdivisão do sistema financeiro nacional é constituída por instituições que estabelecem diretrizes de atuação das instituições financeiras operativas e de controle do mercado.
Compõem esse subsistema:
Conselho Monetário Nacional (CMN): É o órgão máximo do sistema financeiro nacional, com funções deliberativas, cujas normas são de observância obrigatória por todas as instituições do sistema financeiro
O Banco Central do Brasil é a secretaria-executiva do CMN e da Comoc (Comissão Técnica da Moeda e do Crédito). 
Funções do Conselho Monetário Nacional (CMN)
Fixar as diretrizes e as normas da política cambial;
 Determinar o nível das taxas de juros;
Regular as instituições financeiras;
Regular as operações de encaixes;
Regular as operações de redescontos.
É também denominado de operativo e composto das instituições (bancárias e não bancárias) que atuam em operações de intermediação financeira. 
O intermediário financeiro proporciona o encontro dos recursos financeiros excedentes dos agentes econômicos superavitários com a necessidade de financiamento dos agentes econômicos deficitários.
 Identifique as principais divisões do mercado financeiro e suas principais características.
Pode ser definido como o processo onde os recursos excedentes da economia (poupança) são direcionados para financiamento tanto do órgão público quanto privado, contribuindo assim para o crescimento econômico.
A intermediação financeira desenvolve-se de forma segmentada, com base em quatro subdivisões estabelecidas para o mercado financeiro:
Mercado monetário: supre as necessidades do governo de fazer política monetária e dos agentes e intermediários de caixa. 
Mercado de crédito: supre as necessidades de crédito de curto e médio prazos. Mercado de capitais: supre as necessidades de financiamento de longo prazo.
Mercado cambial: supre as necessidades quanto á realização das operações de compra e venda de moeda estrangeira.
Discuta o papel da taxa de juros no mercado financeiro.
Keynes define que a taxa de juros é uma referência do processo decisório: decisões financeiras são consideradas atraentes somente se houver uma expectativa de retorno da aplicação sugere a taxa de juro do dinheiro utilizado.
	De certa forma a taxa de juros exprime a confiabilidade dos agentes econômicos com relação ao desempenho esperado da economia
Quanto mais baixa a taxa de juros, maior se apresenta a atratividade dos agente econômicos para investimentos
O governo tem enorme papel sobre a fixação da taxa de juros (por exemplo operações de open market).
 Corresponde questão 20 da lista Com base na Figura 2 discuta as principais razões politicas e econômicas atribuídas pelas principais agências de classificação de riscos internacionais para o rebaixamento da nota do Brasil.
Figura 2. Notas de Classificações de Riscos do Brasil.
Aumento déficit público
Recessão Econômica
Falta de credibilidade da politica econômica do governo
Incerteza em relação ao futuro da economia brasileira
Alta taxa de inflação
Possibilidade de dificuldades em honrar compromissos com o pagamento da dívida externa se esse quadro persistir no longo prazo.

Continue navegando

Outros materiais