Buscar

AULA 13 MERCADO FINANCEIRO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Aula 13 – Mercado Financeiro
*
*
Agenda da aula
Mercado Primário de Ações
Bibliografia
*
*
O mercado de capitais assume papel dos mais relevantes no processo de desenvolvimento econômico.
É o grande municiador de recursos permanentes para a economia em virtude da ligação entre os que tem capacidade de poupança, e aqueles carentes de recursos de longo prazo.
Mercado Primário de Ações
*
*
O mercado a vista é, geralmente entendido como o que liquida todas as operações de compra e venda de ações no prazo máximo de dois dias.
Esse mercado costuma operar com dois lotes de negociações de ações: lote padrão e lote fracionário.
Mercado Primário de Ações
*
*
	
	
As ações são valores mobiliários que representam a fração mínima do capital das empresas. 
Ao comprar uma ação, os investidores se tornam coproprietários do empreendimento, tendo direito à participação em seus resultados.
Mercado Primário de Ações
*
*
A qualquer momento, essas ações poderão ser vendidas, em mercados organizados, a terceiros (que se tornam nos “novos sócios”);
 As ações são valores mobiliários emitidos exclusivamente por sociedades anônimas;
 Ao emitir ações, a empresa “abre” seu capital à participação dos investidores.
Mercado Primário de Ações
*
*
As sociedades anônimas podem ser de dois tipos:
Empresas de capital aberta: as ações são distribuídas entre um número mínimo de acionistas, podendo ser negociadas em Bolsa de Valores.
Empresas de capital fechado: são tipicamente empresas familiares, com circulação de suas ações restrita a um grupo identificado de investidores.
Mercado Primário de Ações
*
*
Elas são emitidas por empresas que desejam principalmente captar recursos para desenvolver projetos que viabilizem o seu crescimento.
 O primeiro lançamento de ações no mercado é chamado de Oferta Pública Inicial. 
Após a abertura de capital e a oferta inicial, a empresa poderá realizar outras ofertas públicas.
Mercado Primário de Ações
*
*
	As ofertas públicas de ações podem ser primárias e/ou secundárias. 
Nas ofertas primárias, a empresa capta recursos novos para investimento e reestruturação de passivos, ou seja, ocorre efetivamente um aumento de capital da empresa. 
As ofertas secundárias, por sua vez, proporcionam liquidez aos empreendedores, que vendem parte de suas ações, num processo em que o capital da empresa permanece o mesmo, porém ocorre um aumento na base de sócios.
Mercado Primário de Ações
*
*
Vantagens do produto para as empresas      
                                                         
Uma empresa de capital aberto tende a ter um diferencial competitivo, tendo em vista a transparência e a confiabilidade necessárias nas suas informações básicas fornecidas ao mercado, o que facilita os negócios e atrai o consumidor final gerando maior reputação;
A abertura de capital pode solucionar diversos problemas relativos a processos sucessórios, heranças e estratégias empresariais;
Mercado Primário de Ações
*
*
As companhias listadas nos segmentos diferenciados da BM&FBOVESPA recebem um Selo de Governança Corporativa que é reconhecido internacionalmente;
As ações negociadas podem integrar os índices da BM&FBOVESPA, os quais proporcionam às companhias visibilidade e maior demanda pelos seus papéis.
Mercado Primário de Ações
*
*
Vantagens do produto para os Investidores
Potencial de boa rentabilidade no longo prazo;
Recebe dividendos periodicamente;
Não precisa de muito dinheiro para investir;
Pode comprar ou vender suas ações no momento em que desejar.
Mercado Primário de Ações
*
*
Mercado Primário de Ações
*
*
	Tipos de ações
Ordinárias: conferem o direito de voto em assembleias gerais.
Cada ação ordinária equivale a um voto.
O poder de decisão concentra-se no investidor (ou grupo de investidores) que detenha maior quantidade de ações.
	 .
Mercado Primário de Ações
*
*
Sociedade que tenham suas ações ordinárias concentradas nas mãos de um número reduzido de investidores tem seu controle bastante identificado, dificultando a livre negociações de mercado e os movimentos de preços.
Uma maior pulverização das ações permite que os investidores com menor participação acionária assuma o controle da empresa, incentivando a maior participação no capital volante da empresa.
Mercado Primário de Ações
*
*
Em economias mais desenvolvidas com uma maior presença do mercado de capitais na formação do crescimento nacional, o controle das grandes sociedades pode ser feito por reduzida participação.
Já em economias menos desenvolvidas há maior concentração no controle acionário das empresas.
Mercado Primário de Ações
*
*
	Preferenciais: não conferem direito de voto a seu titular em assembleia, porém conferem certas preferências.
 garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos (geralmente em percentual mais elevado do que o atribuído às ações ordinárias) 
Prioridade no reembolso de capital, no caso de dissolução da sociedade. 
Mercado Primário de Ações
*
*
	Para o acionista preferencial, o lucro é o mais importante do que o controle da companhia, priorizando a distribuição dos resultado.
	Se uma companhia passar três anos consecutivos sem distribuir dividendos preferenciais, essas ações adquirem o direito a voto.
	De outro lado as ações preferenciais podem ter direito a voto se estipulado pelo estatuto da companhia.
Mercado Primário de Ações
*
*
	Ações de Fruição ou gozo
Equivalem ao montante que caberia ao acionista de uma companhia na hipótese de sua dissolução.
Essas ações não são colocadas em negociação em bolsa de valores, revelando interesse somente dos sócios fundadores da sociedade.
Mercado Primário de Ações
*
*
	
	Um sociedade pode emitir ações com motivos específicos com relação aos direitos dos acionistas:
	Prever dividendos diferenciados a determinado acionista
	Pode limitar o investimento estrangeiro na sociedade
Para isso identificar esses objetivos são emitidas ações em diferentes classes:
PNA
PNB
Mercado Primário de Ações
*
*
	Forma de Circulação de Ações
	Quanto a forma de circulação, as ações podem ser nominativas, nominativas endossáveis e escriturais:
Nominativas: são representadas por cautelas(certificados) e trazem o nome do investidor, registrado em livro de registro das ações nominativas.
Nominativas endossáveis: registram somente o nome do primeiro acionista, sendo as transferências de titularidade processadas mediantes endosso na própria cautela;
Mercado Primário de Ações
*
*
	Escriturais: essas ações têm seu controle executado por uma instituição fiel depositária das ações da cia, a qual mantém uma conta de depósito em nome de seus proprietários. 
	Movimentação são feitas via extrato bancário, sem manuseio físico de papéis.
Mercado Primário de Ações
*
*
Classificação quanto ao valor monetário da ação
Valor Nominal: valor atribuído a uma ação previsto no estatuto social da cia. Na hipótese da emissão da ação sem valor nominal, todas as ações deverão ter o mesmo valor.
Valor Patrimonial: representa a parcela do capital próprio(PL) da sociedade que compete a cada ação emitida. É determinado pelo valor do PL dividido pelo número de ações. Tem caráter estático e histórico, por isso não tem relação com o preço efetivo de mercado da ação
Mercado Primário de Ações
*
*
Valor Intrínseco: equivale ao valor presente de um fluxo esperado de benefícios de caixa. Esse fluxo é descontado a uma taxa de retorno mínima requerida pelos investidores, o qual incorpora o risco associado ao investimento.
Valor de Mercado: representa o preço efetivo de negociação de uma ação. Não coincide, necessariamente, com seu valor intrínseco , sendo definido a partir das percepções dos investidores e de suas estimativas com relação ao desempenho
da empresa e da economia
Mercado Primário de Ações
*
*
Valor de liquidação: é determinado quando do encerramento de atividade de uma cia, indicando quanto compete do resultado da liquidação para cada ação emitida
Valor de Subscrição: é o preço definido no lançamento de ações em operação de abertura de capital de uma empresa. Esse valor é determinado principalmente com base nas perspectivas da empresa emitente, do volume de emissão, preço corrente de mercado da ação, e de outras variáveis de mercado.
Mercado Primário de Ações
*
*
Mercado Primário de Ações
Rendimentos das Ações
 Ação é um título de renda variável, oferecendo resultados aos investidores baseados no comportamento de seus preços de mercado.
 Esses resultados dependem de diversos fatores ligados ao desempenho esperado da empresa emitente, das condições de mercado e evolução da economia
Rendimentos:
 Dividendos: representam distribuição de parte do lucro líquido auferido pela empresa aos seus acionistas
*
*
Mercado Primário de Ações
Valorização: elevação do preço de mercado da ação no mercado secundário(Bolsa de Valores). 
Esse fenômeno é uma consequência do comportamento de mercado e do desempenho da empresa em determinado período de tempo.
Uma política de dividendos representa uma decisão sobre o lucro líquido: retê-lo e fazer investimentos; ou distribuí-lo aos acionistas
*
*
Mercado Primário de Ações
*
*
Quanto maior a parcela do lucro direcionada ao pagamento de dividendos, menor será a parcela que poderá ser direcionada para investimento na empresa
Todo investidor tem o direito de receber dividendos e isso deve estar previsto no estatuto social da companhia, tendo como percentual mínimo obrigatório pela legislação de 25% do LL. 
Se o estatuto não conter essa questão o mínimo exigido pela legislação é de 50% do LL, devendo os acionistas preferenciais receber 10% a mais do que os ordinários.
Mercado Primário de Ações
*
*
Nas companhias fechadas pode haver um pagamento inferior ao mínimo exigido pela lei, desde que isso seja aprovado pela assembleia de acionistas;
Nas companhias abertas o dividendo não pode ser distribuído nos exercícios sociais em que ele não seja compatível com a situação financeira da empresa
A Legislação prevê a possibilidade de pagamento de distribuição de dividendo fixo para os acionistas preferenciais.
 
Mercado Primário de Ações
*
*
	Os dividendos preferenciais podem ser cumulativos ou não cumulativos.
	Cumulativos: quando não pagos em determinado exercício pela inexistência de lucro, acumulando para distribuição futura quando o resultado for suficiente.
	não cumulativos: somente são pagos nos exercícios em que foram acumulados lucros suficientes.
Mercado Primário de Ações
*
*
Mercado Primário de Ações
	A valorização do preço de mercado de uma ação é uma consequência do comportamento de mercado e do desempenho da empresa em determinado período.
	Todo investidor especula sobre a possibilidade de ganhos futuros de valorização.
*
*
Mercado Primário de Ações
*
*
Mercado Primário de Ações
*
*
Mercado Primário de Ações
*
*
Bibliografia Básica:
ASSAF, N. A. Mercado Financeiro. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003
LOPES, L. M e VASCONCELOS, M. A. S. Manual de Macroeconomia. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
VASCONCELLOS, M. S. Economia, Micro e Macro. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2015.
Bibliografia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando