Buscar

Lista de Exercícios 1 Solos

Prévia do material em texto

Lista de exercícios 1 de Mecânica dos Solos
	
	Aluno:
	Matricula: 
1.01 - De forma sucinta, quais as áreas de estudos da disciplina de mecânica dos solos?
Estuda o comportamento mecânico, hidráulico ou até mesmo químico dos solos no qual serão realizados diversos trabalhos, como aplicação de cargas, alívios de tensões (escavações), ou a analise do escoamento da água em seus vazios.
1.02- De forma sucinta, qual a definição geral de solos para a disciplina em termos de homogeneidade, quantas fases, é rígido ou não rígido, é simples ou complexo em termos de tamanho e estrutura mineralógica.
É um produto heterogêneo da natureza, é um meio poroso, trifásico (solido, liquido e gasoso), não rígido é complexo em termos de tamanho e estrutura mineralógica. 
1.03 - De forma sucinta, comente a respeito da pedogênese dos solos tropicais, qual o intemperismo predominante é genuinamente residual ou transportado?
Á transformação dos maciços que dão origem a este tipo de solo é feito principalmente pelo intemperismo químico e é classificado como solo residual.
1.04 - A respeito da análise granulométrica: podemos classificar solos a partir deste ensaio? Podemos ter alguma estimativa inicial do seu comportamento?
Podemos classificar em diferentes grupos subdivididos em grossos (retidos na peneira N° 200), e finos (passa na peneira N° 200), e ser capaz de estimar inicialmente o seu comportamento, por exemplo, a plasticidade
1.05 - Quais os cinco grandes grupos de classificação do sistema SUCS?
pedregulhos (G); areias (S); siltes inorgânicos e areias finas (M); argilas inorgânicas (C); siltes e argilas orgânicos (O).
1.06 - O que significa cada um dos limites de Attemberg, LL LP e LC?
LL – limite liquido é o teor de umidade que distingue o estado liquido do plástico; LP – limite plástico demarca o estado plástico separando-o do semi-sólido; LC – limite de contração delimita o estado semi-sólido diferenciando-o do solido.
1.07 - Quais as características principais dos solos coesivos a respeito de: tamanho dos grãos grossos ou finos, identificação ou não a olho nu, bem permissível ou não a passagem de água, estabilidade seca e úmida, forças eletrostáticas ou gravitacionais.
É um tipo de solo com grãos muito finos, não visíveis a olho nu, apresenta resistência à passagem de água, mais estável quando seco e suas partículas se unem por forças eletrostáticas.
1.08– Quais as características principais dos solos não coesivos: a respeito de tamanho dos grãos grossos ou finos, identificação ou não a olho nú, bem permissível ou não a passagem de água, forças eletrostáticas ou gravitacionais, coesão aparente de areias finas em determinadas umidades.
Solos desse tipo têm grãos grossos, vistos a olho nu, é permeável, forças gravitacionais (compactação por vibração), areias finas apresenta baixíssima coesão, pois é um meio que não armazena umidade.
1.09 - Quais as consequências do solo compactado em relação a: saída de ar, água ou sólidos; aumento ou diminuição de resistência; reacomodação dos grãos do solo; deformabilidade. 
A compactação visa à retirada dos vazios (ar) do solo, a parte liquida e solida permanece quase que constante. Este processo almeja o aumento de resistência. A reacomodação ideal das partículas é feita quando o teor de umidade é ótima, proporcionando uma lubrificação para as partículas solidas causando a saída do ar. A compactação procura torna o solo menos deformável.
1.10 - Qual destes fatores é fruto da resultante final da compactação e não é controlado antes e durante o processo: a) mistura e homogeneização; b) Umidade do solo; c) Peso específico; d) Energia de compactação; e) Espessura da camada.
1.11 – Dado um solo com volume 0,4 m³, peso seco de 623,9 Kg, peso úmido 711,2 Kg e peso específico gravimétrico dos grãos do solo de 2,68, considere a e a densidade da água 1 g/cm³estime: 
a) Teor de umidade; 
b) Peso específico aparente seco; 
c) Índice de Vazios; 
d) Porosidade; 
e) Grau de saturação.
1.12 - A tabela a seguir mostra o resultado um ensaio de compactação de um silte argiloso:
	Umidade
(%)
	Peso específico aparente seco
(kN/m³)
	6
	14,8
	8
	17,4
	9
	18,5
	11
	18,9
	12
	18,5
	14
	16,9
O controle de compactação de campo com frasco de areia e speedy retornaram os seguintes valores:
Densidade da areia do frasco: 1570 kg/m³
Volume para encher o cone do frasco de areia: 0,545 kg
Massa do Frasco + cone + areia (antes do uso): 7,59 kg
Massa do Frasco + cone + areia (depois do uso): 4,78 kg
Massa de solo no buraco: 3,007 kg
Umidade do solo: 10,2%
Determine:
a)	Peso específico aparente seco máximo e a umidade ótima do ensaio de laboratório.
b)	Peso específico do campo
c)	A variação da umidade de campo em relação à umidade ótima
d)	Grau de compactação
1.13 – Dado um permeâmetro de carga constante mostrado na figura, onde L = 40 cm, A = 150 cm², diferença de carga h = 50cm e volume de água coletada em um período de 5 minutos = 350 cm³. Calcule a permeabilidade em cm/s
Braja Das
1.14 – Um perfil de solo mostrado na figura possui as seguintes espessuras e permeabilidades, respectivamente:
H1 = 2 m; k1 = 1 x10-4 cm/s
H2 = 2 m; k2 = 5x10-2 cm/s
H3 = 2 m; k3 = 1x10-5 cm/s
Calcule a estimativa da relação de permeabilidades equivalentes nas direções de fluxo horizontal e vertical:
kH(eq)/kV(eq)
Braja Das
1.15 – Uma barragem(tipo estaca prancha) mostrada na figura apresenta fundação com permeabilidade isotrópica e constante de 1 x 10-3 cm/s, neste sentido, determine:
Braja Das
a) Qual a altura piezométrica dos pontos a e b
b) A taxa total de percolação por metro, na fundação;
c) Gradiente hidráulico aproximado no ponto c.
	Várias formas de relação para , , 
	Peso Específico Úmido ()
	Peso Específico Aparente Seco ()
	Peso Específico Saturado ()
	Fornecido
	Relação
	Fornecido
	Relação
	Fornecido
	Relação
	onde:
	
	= Volume do Solo Natural
	
	= Volume de Vazios
	
	= Volume dos Sólidos (grãos do solo)
	
	= Volume da Água
	
	= Peso do Solo Natural
	
	= Peso dos Sólidos (grãos do solo)
	
	= Peso do Solo Encharcado (100% saturado)
	
	= Volume da Água
	
	= Peso Específico do Solo Natural
	
	= Peso Específico Aparente Seco
	
	= Peso Específico do Solo Encharcado (100% saturado)
	
	= Peso Específico dos Sólidos (grãos do solo)
	
	= Peso Específico da Água
	
	= Índice de Vazios
	
	= Porosidade
	
	= Peso Específico Gravimétrico dos Grãos do Solo
	
	= Umidade
	
	= Grau de Saturação

Continue navegando